terça-feira, 26 de março de 2013

LIGA TRIPA SE APRESENTA NO CLUBE DO CHORO DE BRASÍLIA

SHOW DO LIGA TRIPA NO CLUBE DO CHORO. GENIAL !!!!!

  

UM LINDO POEMA VAGINAL





VAGINAL

do lado de dentro
entre a pele e o motivo

entre o ritmo e o estilo

no meio 
no exato epicentro
do infinito

no extremo íntimo
umedecido do riso

onde a força bruta
ejacula delicadezas

onde o caçador
é a presa

Uma exposição de "Lágrimas de São Pedro"



LÁGRIMAS DE SÃO PEDRO NA CAIXA CULTURAL DO RIO

 

Exposição faz referência à relação de fé do sertanejo com a chuva

 

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 18 de março a 05 de maio de 2013, a exposição "Lágrimas de São Pedro", instalação composta por 6 mil lágrimas, formadas por bulbos de lâmpadas incandescentes cheios d'água presos ao teto em diferentes alturas e iluminação especial, simulando chuva. O projeto tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

 

A instalação, idealizada pelo artista baiano Vinícius S.A, expressa a relação lúdica entre o morador da zona rural e a chuva, e a fé do Sertanejo manifestada na novena de São José, na qual cantigas e orações são oferecidas ao santo em pedido de chuva, que quando vem, é motivo de festa. O público percorrerá o caminho da instalação perpassando as 6 mil gotas, tendo as lágrimas acima da cabeça.

 

"Proponho com esse trabalho a criação de um ambiente onde o espectador penetra, envolvendo-se espacialmente na obra, possibilitando a interação entre arte e fruidor de maneira mais abrangente. Neste caso, é como se tivéssemos o poder de pausar a chuva, uma chuva de gotas grandes, limpas, transparentes, leves e com isso poder contemplar sua beleza, seu poder, seu símbolo, sua necessidade", explica o artista Vinícius S.A.

 

A instalação "Lágrimas de São Pedro" já esteve na CAIXA Cultural em outras cidades, como São Paulo e Curitiba em 2010, Brasília em 2009 e Salvador em 2008.

 

Sobre o artista:

Vinícius Silva de Almeida nasceu em 5 de setembro de 1983, em Salvador, onde vive e trabalha. Estuda Artes Visuais na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em 2005, fez sua primeira exposição instalação "Lágrimas de São Pedro – Acalento ao Sertão Nordestino", que recebeu menção especial no Salão Regional de Artes Visuais da Bahia em Feira de Santana (BA). Em 2006 participou de exposições coletivas, o Salão Regional de Artes Visuais da Bahia e a VIII Bienal do Recôncavo, com as instalações "Um minuto e meio" e "O pulso da Bienal". Foi premiado nas duas ocasiões. Em 2008, a instalação intitulada "Sorria, você está sendo filmado!" foi premiada no Salão Regional de Artes Visuais da Bahia e integrou também a exposição Salões Baianos, na galeria Solar Ferrão em Salvador.  Em dezembro de 2008, participou com a instalação "Objeto Óptico #02" do conceituado 15º Salão da Bahia, sendo premiado com uma residência internacional em Haia, na Holanda. Em 2010, foi convidado a participar do livro "30 contemporâneos brasileiros", do crítico Enock Sacramento.

 

domingo, 24 de março de 2013

LUTA POR DIREITOS HUMANOS NO BRASIL VAI ÀS RUAS


MOVIMENTO PELOS DIREITOS HUMANOS

LOTA PRAÇA SÃO SALVADOR, NO RIO


Luis Turiba


Quem pensa que a luta contra a tortura e a ditadura no Brasil terminou, está redondamente enganado. Ela está recomeçando e com força. Direitos humanos já! Quem atentou contra os Direitos Humanos no passado, tem que pagar.


O clássico coreto da Praça São Salvador, em Laranjeiras, lotou hoje (domingo, 23) durante à tarde, para celebrar o Dia da Verdade, data oficial do calendário da ONU.


Os crimes da ditadura brasileira (tortura, seqüestro, censura, assassinatos) contra aqueles que lutaram em defesa da democracia e dos Direitos Humanos foram relembrados por militantes, artistas, cantores e políticos.

A manifestação foi organizada pela Ong "Memória, Verdade e Justiça" e contou com a participação das atrizes Marieta Severo que leu "A Declaração dos Direitos Humanos", e Bete Mendes. O deputado federal Chico Alencar, provável candidato à presidência da República pelo PSOL, fez severas críticas ao seu colega de Câmara em Brasília, deputado evangélico Feliciano, que foi indicado para a Comissão de Direitos Humanos, e vem sofrendo críticas pelas posições racistas e homofóbicas e marcação serrada por parte dos movimentos sociais. O cineasta Silvio Tendler, autor de históricos documentários sobre o mundo político brasileiro, também esteve presente.

Ana Miranda, uma das organizadoras do movimento, leu com muita ênfase a resposta que a presidente Dilma Roussef deu a um senador do DEM sobre "mentiras e verdades perante a tortura".


No final, todos, empunhando fotos de presos políticos que desapareceram após suas respectivas prisões, cantaram a música "Apesar de Você", de Chico Buarque de Holanda.     


'BURACO DA LACRAIA" RECOMEÇA TEMPORADA COM CASA CHEIA. VOCÊ VAI FAZER XIXI DE TANTO RIR



Agora, além de emburacar pelas cenas mais "politicamente incorretas" que já se ouviu na história da MPB; você terá a oportunidade de assistir todas as sextas-feiras, antes da peça "Buraco da Lacraia Show", um pequeno show estilo "cabaré latino" com a cantora Simone Mazzer, dona de uma das vozes mais bonitas do atual cancioneiro feminino carioca. 


CABARÉ "BURACO DA LACRAIA" ROUBA A CENA NA LAPA

 

Por Luis Turiba

 

O teatro tem de ter algo da vida real, mas ao mesmo tempo é fundamental transcendê-la. É desse exercício pendular entre o "aqui e agora" e a utopia imaginária, que nasce a sensação de pertencimento e ao mesmo tempo o distante sonho estético. Algo que parece até fácil, mas "puxa! por quê não pensei nisso antes?"

 

Gosto muito das comédias. Uma das funções do teatro é fazer rir, gargalhar de quase fazer xixi, desopilar o fígado tão sofrido das contrariedades cotidianas. Mas contentar o público não é missão fácil. A vida anda dura, companheiro.

 

Mas de repente a gente descobre uma trupe que está vencendo essa olimpíada. Há seis meses, na calada da noite, o "Buraco da Lacraia Dance Show", uma peça fora dos prumos e dos cânones do teatrão comercial, domina a cena teatral da renascida Lapa.

 

São cinco atores que fazem performances musicais representando com alegria (a prova dos nove do Modernismo) e criatividade uma espécie de cabaré alemão musical/nonsense num dos espaços gays mais cultuados do Rio de Janeiro: o Buraco da Lacraia (Rua André Cavalcante, 58, Lapa).

 

Espaço micro, poucas mesas espalhadas, muita gente de pé, casais héteros e gays. Cerveja "grátis" e, quem quiser, uma caipirinha no capricho. No palco, luzes disformes que mais parecem uma suburbana árvore de Natal montada com peças vindas da China vendidas por camelô no Saara.

 

Os cinco atores entram em cena cantando um estranho hino com toque evangélico que nos causa arrepios: "entra no meu buraco/ entra que tem bebida/ a vida de artista é dura/ eu não pago minhas dívidas/ recebo minha entidade/ minha pomba-gira ri". Parte do público canta junto, pois conhece, voltou e a peça se desenvolve numa linguagem karaokê.

 

A partir daí, o palco vira um grande Programa do Chacrinha com direito a abacaxis e bacalhaus voando pela sua cabeça. São quase 15 diferentes esquetes musicais que nasceram do laboratório vivo desses seis meses de tentativas, erros e acertos. Pra começar, um Pintinho Amarelinho canta o clássico infantil numa linguagem "zaum/qualquer coisa" com sotaque alemão de cais do porto. A partir daí tudo vai se desenrolar magicamente como num carrossel de surpreendentes recordações da cena musical popular brasileira.

 

Música de churrascaria? Tem a "Boate Azul", sucesso em puteiros do interior do Goiás, uma das boas interpretações de Sidney Oliveira. Há uma sub-Maria Betânia recitando ridiculamente "Cartas de Amor são Ridículas" de Fernando Pessoa; enquanto um casal refaz a ridícula cena de amor do Titanic; Bibi Ferreira, hilária, trêmula e passada, cantando "Milord" em um francês pragmático; as frustradas tentativas de uma sambista eletro-rítmica em acertar o passo do samba e até uma Amy Winehouse cantando "Falso Brilhante."

 

As apresentações são sempre às 23 horas das sextas-feiras. A peça é um desses milagres da cultura carioca. Quem ainda tem na memória o impacto do "Trata-me Leão" do grupo Asdrubal Trouxe o Trombone, na década de 70, com toda aquela surpreendente força amadorística que quase todo começo potencial deve ter. Não sei se estou errado, mas me lembrei.

 

Patrícia Pinho, a atriz da trupe, me contou que tudo começou em Maio deste ano com R$ 2.500,00 em caixa. "A ideia era fazer quatro espetáculos e pronto!" O sucesso foi tanto que, recolhendo grana daqui e dali, estão em cartaz há seis meses, sempre de casa cheia (120 por noite), e uma perspectiva de transformar-se em um "Cabaré Móvel" durante o verão carioca. 

 

Há na peça duas cenas que, se você não se segurar, vai sair molhado do teatro. A primeira é totalmente incorreta do ponto de vista político-comportamental. Puristas ficam chocados quando a cantora cega Kátia, amiga de Roberto Carlos, interpretada magistralmente pela própria Patrícia, entra no palco do Chacrinha como uma fissurada tarada, apalpando e se esfregando em quem vê pela frente. Declara-se "uma piranha visionária da música" faz um estonteante strip-tease ao som do rap "Kátia Flávia" de Fausto Fawcett, numa versão de Luis Lobianco, o ator que faz a Betânia e a Bibi. 

 

A outra cena tem tudo para se eternizar na história do teatro musical-escrachado carioca. O ator Eber Inácio canta "Escrito nas Estrelas", trazendo à cena o encontro romântico inusitado e quase erótico entre a Princesa Leia e o Darth Vader, da ópera espacial "Guerra nas Estrêlas", num inusitado dueto entre o tom quase agudo-passarinho de Teté Spíndola, e a voz metálica tenor de Darth Vader. A cena se completa com uma meteórica participação de uma alienígena humanóide, encenada por Letícia Guimarães. 

 

Mais detalhes não vou contar. Aposto nesse buraco e recomendo. Tem tudo para ser sucesso quente verão que se anuncia. A peça é a cara da Lapa, desse Rio andrógino, gaiato, inventivo, escrachado, cantante e dançante que hipnotiza terráqueos dessas e outras praças e planetas. Procurem se inteirar, portanto. O riso é um reino e gargalhadas fazem voar. Afinal, ninguém deve se levar muito a sério nessa vida cheia de buracos da Lacraia.    

 

 

 





sexta-feira, 22 de março de 2013

S.O.S PETRÓPOLIS




Tragédia em Petrópolis é o retrato do descaso do poder público, afirma desembargador

e presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro

 

O drama provocado pelas fortes chuvas em Petrópolis, região Serrana do Rio de Janeiro, que já causou 31 mortes e deixou mais de mil pessoas desabrigadas ou desalojadas, desde o dia 17 último,  soma-se à lamentável estatística da negligência ante o risco a que estão submetidas milhares de pessoas em nosso país.

 

"Há um descaso histórico do poder público, pois não são problemas inéditos ou imprevisíveis", diz o desembargador Cláudio dell'Orto, presidente da Amaerj (Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro). "Além disso, observa-se o descumprimento sistemático de ordens judiciais. Há casos de o Judiciário proferir sentença, confirmada em todas as instâncias, para que o município realoque moradores de áreas de risco, mas nada é feito".

 

Segundo Dell'Orto, prefeitos e administradores que não aplicam adequadamente as verbas destinadas a obras de infraestrura visando prevenir tragédias podem ser responsabilizados pelos Tribunais de Contas e até mesmo criminalmente.

 

"O Judiciário deve exigir mais responsabilidade do poder público no sentido de que sejam adotados sistemas eficientes de prevenção contra danos temporais, principalmente em regiões vulneráveis", afirma o presidente da Amaerj.

 


quinta-feira, 21 de março de 2013

SATURNO É O REGENTE DE " 2013 "


 
Saturno vem aí: ele vai reger 2013

por Graziella Marracini

Sim, caros leitores, preparem-se para carregar pedras e cimento pois terão que dar duro em 2013 para dar forma concreta aos seus sonhos! Segundo a Estrela dos Magos, sistema caldeu que determina a regência anual, Saturno é o Rei que reinará este ano. Ele está transitando no signo de Escorpião desde outubro de 2012 e ficará neste signo nos próximos dois anos e meio aproximadamente, mas isso não tem nada a ver com sua regência. A sua posição planetária dará um tom especial à sua qualidade natural como já expliquei em artigos anteriores.

Saturno é considerado maléfico pela astrologia tradicional mas, a meu ver, não devemos nos preocupar demasiadamente com sua influência negativa pois, são as dificuldades que nos fortalecem, que forjam nosso caráter e também estimulam nossa criatividade. Na moleza, ninguém evolui, ninguém precisa fazer esforços. Quando a vida é fácil e tudo cai do céu, a pessoa não faz uso de seus talentos e desperdiça ocasiões importantes de evoluir.
Muito se fala sobre o efeito 'Saturno' por ele ser considerado o arquétipo do Pai Cósmico, limitador, castrador, aquele que nos coloca no cercadinho e nos grita um grande NÃO no ouvido sempre que tentamos pular a cerca! Porém, na mitologia romana, Saturno era o Deus que protegia a agricultura, o plantio e a colheita. Portanto, ele representava o trabalho duro, pois para colocar comida na mesa precisamos arregaçar as mangas e não podemos fugir às nossas obrigações!
Saturno era o Deus Cronos da mitologia grega, filho de Urano (o Céu) e Gaia (a Terra) e pai de Júpiter (Zeus). Saturno era considerado o Deus do Tempo, aquele que marca com a implacável sucessão das horas o tempo que nos prende ao carma terreno. Ele nos ensina o caminho da evolução através de percalços e obstáculos. Mas é ele e o nosso 'Caminho das Pedras'! Se sob sua influência nos sentimos 'presos ao tempo', como se estivéssemos atados por correntes a um destino que nos impede de andar depressa, ele também nos ajuda a encontrar a terra firme onde pôr os pés. Sim, Saturno é um Deus-Pai que nos ensina a ser pacientes, e a paciência é algo que os agricultores conhecem muito bem pois precisam respeitar o ciclo da Terra desde o plantio até a colheita de seus frutos. Os ciclos das estações são regidos por Saturno, assim como as horas, os minutos, os segundos...

Saturno representa um processo limitativo e restritivo em muitos sentidos, mas ele nos oferece também a oportunidade de crescer, de plantar e de colher. A responsabilidade é resultado do processo de escolha que nos ajuda a examinar nosso processo evolutivo ao mesmo tempo em que avalia nosso amadurecimento. O mundo seria bem melhor se todos tivéssemos mais senso de responsabilidade, não é mesmo? Em nosso Mapa Natal, Saturno indica em que área teremos que enfrentar os maiores obstáculos, as restrições, as limitações, mas também indica onde teremos mais oportunidade de crescimento tão necessário para a nossa evolução material e espiritual.

Portanto, em 2013, Saturno nos ajudará a tomar juízo, a sermos responsáveis exatamente onde extrapolamos, abusamos, passamos dos limites no ano anterior. Se fomos irresponsáveis nos relacionamentos, faremos as contas com nosso parceiro; se fomos irresponsáveis com o nosso dinheiro, daremos duro para recuperar o equilíbrio financeiro; se fomos irresponsáveis na alimentação, iremos iniciar um regime de educação alimentar ou um programa de exercícios físicos para recuperar a boa forma! Então, caros amigos, não preciso escrever mais sobre Saturno pois meu "site" pessoal (
www.astrosirius.com.br) está repleto de artigo sobre ele, sobre os seus ciclos de 28 anos, sobre como suas energias se manifestam no coletivo ou no indivíduo.

Os famosos ciclos de sete anos são causados pelo 'efeito Saturno'! Lembram-se das sete vacas gordas e das sete vacas magras da Bíblia? Bem, caros leitores, 2013 poderá ser o ano das vacas magras, mas no final do ano nos sentiremos mais fortalecidos e satisfeitos por termos sido capazes de superar todas as dificuldades, percalços e desafios! 

 
--
Adelina Calixto Xavier
Cel.: (21) 9136.4640

"Os seres humanos encontram seu lugar ao auxiliar e suprir uns aos outros e criar riquezas neste mundo. Assim há sentido de pertencimento e utilidade que produz saúde e bem estar constantes." M. Taniguchi


quarta-feira, 20 de março de 2013

SIMONE MAZZER, SURGE UMA NOVA VOZ NA LAPA

SHOW CABARÉ BATOM - SIMONE MAZZER

 

"Todos os dias aparece alguém novo na música brasileira. Nesse show é possível presenciar o aparecimento raro de uma fabulosa interprete que só se parece com ela mesma. Simone Mazzer é o novo que vai ficar para sempre", Ronaldo Bastos.

 

"Sou um móbile solto no furacão / Qualquer calmaria me dá... solidão".

É assim cantando que auto define-se a cantora Simone Mazzer. A letra é da canção Um Móbile no Furacão (Paulinho Moska), música que abre o show que a também atriz londrinense radicada no Rio de Janeiro (RJ) há 15 anos.

 

Há duas chances de você ver e ouvir a voz potente e deliciosa de Simone Mazzer. Dia 21, a a partir das 21 horas, ele se apresento no Barzinho, um novo espaço super legal na Lapa.

Já na sexta, dia 22, ela faz um show de 30 minutos na abertura da nova temporada da peça "Buraco da Lacraia", também na Lapa.

 

Por conta da teatralidade exercitada no teatro, Mazzer se porta em cena como um furacão que arrasta para si todas as atenções da plateia ao longo das 18 músicas que formam seu roteiro do seu cabaré de espírito independente.

 

Longe da calmaria que pauta as interpretações das cantoras de tom cool, dominantes na atual cena brasileira, Mazzer é intérprete quente, enérgica. Aliada à presença cênica e à voz grave da artista, a personalidade que norteia as escolhas e as abordagens de repertório e vai de Rita Lee a Assis Valente configura show impactante e faz Mazzer se impor e fazer diferença no país das cantoras com seu canto emblemático.

Mérito a ser dividido com o trio formado por André Bedurê (contrabaixo), Eduardo Rorato (bateria) e Marco Antonio Scolari (piano). Geralmente intensos, os arranjos arrojados reforçam a assinatura pessoal e intransferível da cantora na interpretação de temas como Hyper Ballad (Björk, Nellee Hooper e Marius De Vries).

Tal assinatura possibilita a Mazzer cair agitada num dos melhores sambas da lavra de Jair Oliveira, Tiro Onda (Pra Onda Não me Tirar), sem sair do tom independente do show e sem perda de sua unidade estilística. A teatralidade das interpretações da cantora atinge ponto culminante em Parece Que Bebe (Itamar Assumpção), destaque de bloco que agrega músicas de compositores que nasceram e/ou viveram em Londrina, cidade natal da artista.

 

É quando aparecem Mente, Mente (Robinson Borba) e Férias e Videotape, parceria de Mazzer com Silvio Ribeiro e Elton Mello. Este bloco reitera a personalidade da intérprete em temas como a bluesy Estrela Blue (Maurício Arruda Mendonça), Dei Um Beijo na Boca do Medo (Bernardo Pellegrini) e Essa Mulher (Bernardo Pellegrini). Fora do território paranaense, Mazzer ambienta Noites (Andreia Dias) em clima de cabaré e dilui a ginga do samba Camisa Listrada (Assis Valente) para realçar o drama da mulher que vê seu querido sair por aí, livre e solto, no Carnaval. Na sequência, uma interpretação de Black Is Beautiful (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle) sinaliza que o canto de Mazzer é grandioso mesmo quando abdica da natural teatralidade da intérprete.

O repertório não deixa dúvidas sobre a força do canto quente e teatral de Simone Mazzer que arremata o show em clima dançante com sucesso recente do grupo norte-americano Gossip, Heavy Cross (Beth Ditto, Brace Paine e Hannah Billie), e com um dos mais sedutores rocks da fase de Rita Lee com o Tutti & Frutti, Dançar Para Não Dançar (Rita Lee).

FICHA TÉCNICA

Voz: SIMONE MAZZER

Piano: MARCO ANTONIO SCOLARI

Contrabaixo: ANDRÉ BEDURÊ

Bateria: EDUARDO RORATO

terça-feira, 19 de março de 2013

POEMAS PARA MINHAS MENINAS


P/ Luísa & Manu com amor



VER(DURINHAS) FRUTÓIDES & LEGU(MIMOSAS)

 

  . 1 .

go go stosa

go go iaba

sou uma bebê

bem terraba   

 

. 2.

quiabos!

vê se te manga!

pé de pepino

fé na pitanga

 

. 3.

pitombas

berimbolou, berinjela?

quem manda em mim

sou ela

 

. 4.

caramba

carambolas

sou do jambo

não me amora

 

. 5.

ah! bacate

que vexame

inhaca inhaque

inhoque inhame

 

. 6.

amoqueque

seu coração de mamão

salsa salada salmoura

salmão

 

. 7.

quê que couve,

flor de al face?

queria ser milho?

tomate-se!

 

. 8.

pêra aí, açaí

necas de nectarina

se to toda abacaxi

de tanta tantã gerina

 

. 9.

dona Bertalha

titia Rúcula

vovô Abóbora

priminhas Uvas

 

 

. 10.

aspargos

flor de brócolis

alho por alho

olho nos OVNIS

 

. 11.

ameixem-se

mantenham o picles

se a fruta é do conte

azeitem o maxixe

 

. 12.

kiwi kiwi kiwi

sou brotinho de bambu

jaca cajá jabiti

cabra cadabra caju



Chegou Manu

 

psiu...não façam piu...

cheguei sem susto

no brilho-luz do lusco-fusco

berrei: galeeera!

Se o parto é desembarque,

bem-vinda vida

sou brava e bela,

enfim, pra cima: sou Manuela

 

cruzei os céus num jato JAL

a verde Amazônia cheia de afeto

ainda projeto, viajei no vento

fui com mamãe curtir U2

(em New York City)

antes do Bim, papei um steak

no Trade Center

 

de nervos firmes

de aço & vime me fiz semente

do açaí herdei a força rubra

de um sol maçã

mas sou da paz, superbebê

botão da irmã

 

neste planeta serei espoleta

de uma flor xamã

quem sabe atleta

nuvem poeta alguém do bem

saúdo a todos no meu repente

cum..nhêm... cum nhêm ... cum ..nhêm

neném.....

 



SÃO FRANCISCO, A VERDADEIRA OPÇÃO PELOS POBRES

São Francisco - ele nunca fez "caixinha" pra campanha 

Vinícius de Moraes.

Lá vai São Francisco
Pelo caminho
De pé descalço
Tão pobrezinho
Dormindo à noite
Junto ao moinho
Bebendo a água
Do ribeirinho

Lá vai São Francisco
De pé no chão
Levando nada
No seu surrão
Dizendo ao vento
Bom dia, amigo
Dizendo ao fogo
Saúde, irmão

Lá vai São Francisco
Pelo caminho
Levando no colo
Jesuscristinho
Fazendo festa
No menininho
Contando histórias
Pros passarinhos

Pintura de Portinari.

quinta-feira, 14 de março de 2013

ESCRITORES BRASILEIROS NA FEIRA DO LIVRO DE FRANKFURT

Começam as homenagens ao Brasil em feiras literárias da Alemanha

14/03/2013 - 8h52

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Começou hoje (14) a Feira do Livro de Leipzig, na Alemanha, uma prévia da Feira do Livro de Frankfurt, o maior evento literário do mundo, que ocorre em outubro e este ano homenageará o Brasil. Nove escritores brasileiros participam das atividades em Leipzig, que vão até domingo (17), em 20 mesas de literatura, debates e encontros com escritores. Também há eventos programados para as cidades de Berlim, Colônia e Frankfurt até terça-feira (19).

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) convidou os escritores Carola Saavedra, Age de Carvalho, Luis Krausz, João Almino, Rafael Cardoso, Tatiana Salem Levy, Ronaldo Wrobel, Ronaldo Correia de Brito e Ricardo Domeneck, por já terem obras publicadas na Alemanha e indicações da Associação de Promoção da Literatura da África, Ásia e América Latina (LitPRom) para editoras alemãs.

No estande da Feira do Livro de Frankfurt, foi anunciada a lista dos 70 autores brasileiros que vão ao evento de outubro. Serão 22 mulheres e 48 homens, 33 autores de prosa, 11 infantojuvenis, oito poetas, seis críticos e oito autores na área de conhecimentos e biografias, além de quatro autores de história em quadrinho ougraphic novel (romance gráfico). O estado com o maior número de representantes é São Paulo, com 22. O Rio de Janeiro terá 14 escritores em Frankfurt. (Confira a lista completa abaixo).

De acordo com a FBN, a comitiva que vai a Frankfurt foi selecionada com a curadoria de Manuel da Costa Pinto, Antonio Martinelli e Antonieta Cunha, para apresentar a variedade literária brasileira mostrando também as transições culturais mais recentes. Também foram respeitados o equilíbrio entre escritores consagrados e a nova geração, a variedade de gêneros e a qualidade estética.

Amanhã (15), em Leipzig, a FBN apresenta o Programa de Apoio à Tradução de Autores Brasileiros no Exterior. No sábado (16), está marcada a Noite Brasileira, com o encontro dos nove escritores que farão leituras rápidas de suas obras.

No ano passado, a Feira de Leipzig recebeu 2.071 editores de 44 países e cerca de 160 mil visitantes. Em outubro, a Feira do Livro de Frankfurt também vai contar com a riqueza cultural brasileira em exposições, teatro, cinema e música.

Autores brasileiros na Feira do Livro de Frankfurt de 2013:

Adélia Prado (MG)
Adriana Lisboa (RJ)
Affonso Romano de Sant'Anna (MG)
Age de Carvalho (PA)
Alice Ruiz (PR)
Ana Maria Machado (RJ)
Ana Miranda (CE)
André Sant'Anna (MG)
Andrea del Fuego (SP)
Angela-Lago (MG)
Antonio Carlos Viana (SE)
Beatriz Bracher (SP)
Bernardo Ajzenberg (SP)
Bernardo Carvalho (RJ)
Carlos Heitor Cony (RJ)
Carola Saavedra (RJ)
Chacal (RJ)
Cíntia Moscovich (RS)
Cristovão Tezza (SC)
Daniel Galera (RS)
Daniel Munduruku (PA)
Eva Furnari (SP)
Fábio Moon e Gabriel Bá (SP)
Fernando Gonsales (SP)
Fernando Morais (MG)
Fernando Vilela (SP)
Ferréz (SP)
Flora Süssekind (RJ)
Francisco Alvim (MG)
Ignácio de Loyola Brandão (SP)
João Almino (RN)
João Gilberto Noll (RS)
João Ubaldo Ribeiro (BA)
Joca Reiners Terron (MT)
José Miguel Wisnik (SP)
José Murilo de Carvalho (MG)
Lelis (MG)
Lilia Moritz Schwarcz (SP)
Lourenço Mutarelli (SP)
Luiz Costa Lima (MA)
Luiz Ruffato (MG)
Manuela Carneiro da Cunha (Portugal - SP)
Marçal Aquino (SP)
Marcelino Freire (PE)
Maria Esther Maciel (MG)
Maria Rita Kehl (SP)
Marina Colasanti (RJ)
Mary del Priori (RJ)
Mauricio de Sousa (SP)
Michel Laub (RS)
Miguel Nicolelis (SP)
Nélida Piñón (RJ)
Nicolas Behr (MT)
Nuno Ramos (SP)
Patricia Melo (SP)
Paulo Coelho (RJ)
Paulo Henriques Britto (RJ)
Paulo Lins (RJ)
Pedro Bandeira (SP)
Roger Mello (DF)
Ronaldo Correia de Brito (CE)
Ruth Rocha (SP)
Ruy Castro (MG)
Sérgio Sant'Anna (RJ)
Silviano Santiago (MG)
Teixeira Coelho (SP)
Veronica Stigger (RS)
Walnice Nogueira Galvão (SP)
Ziraldo (MG)

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

POESIA COM MUITOS BEIJOS NO ESPAÇO DARCY RIBEIRO



Sarau ZERO do Beijo
POEMAÇÃO NO BEIJÓDROMO
TODAS AS TRIBOS


A Fundação Memorial Darcy Ribeiro no campus da Universidade de Brasília, conhecido como Beijódromo, abre as portas do memorial para a poesia brasiliense. O presidente da Fundar, Paulo F. Ribeiro, convidou o poeta Nicolas Behr, com a curadoria do Poemação (poetas Marcos Freitas e Jorge Amancio), e produção da Nossa Produtora para o projeto mensal O SARAU DO BEIJO.
O Sarau do Beijo dará ênfase à poesia brasiliense, divulgando seus poetas e sua poesia, na multiplicidade de sua expressão. O trabalho realizado por inúmeros saraus pela cidade será a temática que o Sarau do Beijo pretende mostrar no dia 14 de março no Beijódromo.
Para Sarau Zero do Beijo no auditório do Beijódromo quinta feira dia quatorze de março de 2013 uma homenagem a todas as tribos contará com a participação de poetas organizadores de saraus e academicos das diversas academias literárias existente em Brasília.
Nicolas Behr(Nikolaus von Behr) nasceu em Cuiabá, em 1958. Cursou o primário com os padres jesuítas em Diamantino, MT, onde os pais eram fazendeiros. Mudou-se para a capital aos 10 anos e queria ser geólogo, arqueológo ou historiador. Mora em Brasília desde 1974. A cineasta Danyella Proença dirigiu o filme "Braxília", (17 minutos ) um ensaio sobre a relação do poeta e sua cidade, ganhador do Prêmio Especial do Juri, no 43º. Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Anand Raotem 20 livros de poesia publicados, participação em várias antologias,Teve seus estudos de violão iniciados com Luciano Fleming (violonista radicado em Brasília) e tornando-se auto ditada. O Sarau do Anand divulga artistas nacionais, internacionais, independentes ou não, pela web, direto da sala da residência do músico, poeta e jornalista Anand Rao. É músico, poeta e jornalista. Trabalha com música desde 1979 e com composições feitas no palco, na frente de todos, há 10 anos.
As pessoas poderão ver ao vivo a transmissão no seguinte endereço www.facebook.com/saraudoanandrao, clicar no curtir e no aplicativo Ustream Live.

Tribo das Artes o Movimento Cultural de Taguatinga que, desde setembro de 2000, realiza saraus mensais e publica a revista Tribo das Artes. Realizamos em 2009 um circuito poético musical com apresentações em 16 escolas públicas do Distrito Federal. Em 2010 a Tribo realizou 30 recitais nos mesmos moldes dos de 2009. A Tribo das Artes lançou em 2009 o livro, 09 ANOS DE TRIBO DAS ARTES. É uma obra fotográfica e documentária que conta a toda história desse grupo de resistência cultural. Sem dúvidas esse livro é a referência mais completa da história cultural de Taguatinga nos últimos 10 anos.
Ruíter Lima, um dos coordenadores do Movimento Cultural Tribo das Artes é professor, declamador e gravurista, "Eu sou basicamente um repassador de poesia, declamador. Somente este ano, quando me aposentei, estreei na poesia: escrevi o Cordel do Arruda, Excomunhão e Calote"dentre outros.

João Carlos Taveira: nasceu em Caratinga-MG, aos 17 de setembro de 1947. Em 1969 mudou-se para Brasília, com formação em Letras Neolatinas, trabalha como revisor e coordenador editorial. Como poeta, publicou seis livros: O Prisioneiro (1984), Na Concha das Palavras Azuis (1987),Canto Só (1989), Aceitação do Branco (1991), A Flauta em Construção (1993) e Arquitetura do Homem (2005) João Carlos Taveira: Poemas, 2011, Jaboatão dos Guararapes.
Pertence à Academia de Letras do Brasil, à Associação Nacional de Escritores e ao Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, de que foi vice-presidente. Foi
eleito para a Cadeira XXVI, patrono Cruz e Sousa, da Academia Brasiliense de Letras. Em 1994 recebeu a Medalha do Mérito Cultural de Brasília. É membro do Conselho de Cultura do FAC (Fundo da Arte e da Cultura) na Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Distrito Federal.

Dina Brandão: nasceu no Rio de Janeiro e veio para Brasília em 1968 com dez anos. Aqui aprendeu a dançar, cantar, interpretar e fazer poesia. Publicou Brasília Ironia dos Deuses, em 1977, juntamente com o poeta Vicente Sá. Atriz formada pela Faculdade e Artes Dulcina de Morais, participou de vários espetáculos teatrais e um curta metragem. Publica seu primeiro livro individual, "Do amor e seus descabelos –(Poesias massivas, ensaios e um plano de voo)". O livro apresenta seis ilustrações, que são quadros da artista plástica Tânia Botelho, que os fez a partir dos poemas que estão no livro.
O livro segue entre poemas numa viagem pelo tempo lúdico de Dina Brandão e recai em missivas sem destinatário, prosas poéticas sobre amores de todas as naturezas:

Donne Pitalurg: é professor de Artes Cênicas, ator, autor e diretor teatral, poeta declamador de Planaltina (DF). Circula no cenário poético brasiliense há 30 anos. Sua poesia surpreende com uma mistura de marginalidade e encantamento. Autor de colírios são delírios e A nau dos Insensatos. Em parceria com a poeta e atriz Dina Brandão, montou e interpretou o recital Falange Bege.
Carlos Pialpercussionista maranhense Carlos Pial já acumula bagagem de shows, três CDS autorais MARANHAFRICANIZADO, PERFUSÃO e ETNIA -e um DVD-Aula de CAJÓN.
Com certeza um músico eclético de muito bom gosto e simplicidade em tudo que produz. Não só os tambores predominam seus trabalhos, mas também facetas eletrônicas, efeitos diversos e uma pegada bem singular, suingada e contemporânea .
Pial também presenteia o público, tanto nos seus CDs como nos shows, com suas melodias simples e marcantes, tornando suas músicas inesquecíveis para quem assiste. Carlos Pial também carrega em sua bagagem musical uma vasta experiência em registros fonográficos com variados artístas com mais de 200 CDs e 15 DVDs gravados.
Atualmente está morando em Brasília, onde divide seu tempo ministrando aulas em seu Instituto de Percussão "CARLOS PIAL", na Escola de Música de Brasília -EMB nas " Oficinas Musicais", realizando seus shows, acompanhando outros artistas , gravando e ministrando oficinas e workshops pelo Brasil.
O Sarau do Beijo tem a curadoria do Poemação e acontecerá no dia 14 de março de 2013 no Memorial Darcy Ribeiro, o BEIJÓDROMO.






terça-feira, 12 de março de 2013

EM ÉPOCA DE CONCLAVE PAPAL, André Luiz Oliveira lança Sagrado Segredo



SAGRADO SEGREDO

 

Fotos em anexo

Um filme de André Luiz Oliveira

LANÇAMENTO EM DVD EM BRASÍLIA, RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO, CURITIBA E SALVADOR.

 

 

Longa-metragem será lançado em DVD, na Livraria Cultura de várias cidades do Brasil

 

*Filme foi escolhido um dos cinco melhores de 2012 pelo crítico paulista Inácio Araújo

 

SAGRADO SEGREDO, filme no qual André Luiz Oliveira mistura ficção e documentário para investigar os segredos e a natureza do sagrado, vai chegar ao formato de DVD. Numa parceria com a rede de Livrarias Cultura de várias capitais, o novo longa-metragem do cineasta baiano estará disponível em Brasília (lançamento no dia 20 de março), Rio de Janeiro (27 de março), São Paulo (28 de março), Curitiba (11 de abril) e Salvador (18 de abril), ao preço de R$ 29,90. Distribuição: Asacine distribuidora. Os lançamentos acontecerão sempre entre as 19h30 e 21h30 e contarão com um coquetel e uma conversa preliminar com o diretor sobre o filme e as ideias do físico quântico Amit Goswami (cujo discurso permeia todo o filme). Entrada franca.

 

SAGRADO SEGREDO é uma produção que caminha entre a ficção e o documentário. De um lado, há o registro real da tradicional encenação da Via Sacra, na cidade de Planaltina, no entorno de Brasília. De outro, a ficção que mostra uma equipe de filmagem registrando a famosa encenação no Morro da Capelinha, realizada desde 1973. Em meio a tudo, a perplexidade e a busca do diretor da equipe por um encontro com o Cristo vivo. O filme foi escolhido pelo crítico paulista Inácio Araújo, do jornal Folha de São Paulo, um dos cinco melhores do ano de 2012.

 

A narrativa é centrada na trajetória de um cineasta, vivido pelo ator Guilherme Reis, encurralado entre a liberdade da arte e a emergência de um caminho espiritual. Sua angústia o leva até um ritual religioso tradicional (a "Via Sacra"), um ambiente possível para expressar artisticamente a sua busca do SAGRADO. É nesse percurso de natureza mística que ele se defronta com um grande SEGREDO. Segundo André Luiz Oliveira, seu mais novo longa-metragem é uma proposta de iniciação espiritual pelo caminho da arte, do amor, da ciência.

 

SAGRADO SEGREDO reúne atores do primeiro time do teatro de Brasília – além de Guilherme Reis estão André Amaro, Iara Pietricovsky, Renato Mattos e Ana Cristina. Também participam o Grupo Via Sacra, de Planaltina, sob a direção de Preto Rezende, e o renomado físico nuclear indiano Amit Goswami, que pela primeira vez toma parte de um filme brasileiro. A produção leva assinatura conjunta de Marcio Curi e Renato Barbieri, parceiros do exitoso projeto Teste de Audiência, patrocinado pela Caixa Cultural.

 

EXTRA - O DVD inclui, como extra, o filme "A Nova Ciência", que apresenta uma longa entrevista feita por André Luiz Oliveira com o cientista indiano Amit Goswami. Na conversa, o físico quântico discorre sobre dogmas, paradigmas e desafios do nosso tempo. Ciência, religião, espiritualidade, materialismo, fé e criatividade são temas abordados através dos signos de uma nova Consciência.

 

 

O DIRETOR - Um dos nomes mais proeminentes do chamado Cinema Marginal, o baiano André Luiz Oliveira acredita estar seguindo, em Sagrado Segredo, a trilha da "contracultura", entendida como sinônimo de rebelião, oposição ao estabelecido, renovação. Este é seu quarto longa-metragem. O cineasta, roteirista, compositor, músico, nascido em Salvador, Bahia, já assinou filmes de longa e curta-metragem, de ficção e documentários, criou argumentos, roteiros, vídeos, gravou CDs, DVDs, trilhas sonoras, fez shows, programas de televisão, já escreveu livro e peça de teatro. Encantou o público e a crítica do Brasil logo em seu filme de estreia, Meteorango Kid, O Herói Intergalático, de 1969, vencedor do Prêmio Especial do Júri do V Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, ganhador do Prêmio Margarida de Prata oferecido pela CNBB e O.C.I.C. – Office Catholic International du Cinema. Em 1974/5, lançou A Lenda de Ubirajara, adaptação do romance Ubirajara, de José de Alencar, vencedor de duas Corujas de Ouro e Prêmio Especial do Júri e Melhor Roteiro no VII Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, exibido em diversos festivais no exterior. Vinte anos depois, Louco por Cinema, comédia que é um exercício de metalinguagem sobre o ofício de cineasta e as dificuldades de fazer cinema. O filme arrebatou público e crítica e amealhou os seis principais prêmios do 27º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Também conquistou a estatueta de Melhor diretor no 3º Festival de Cuiabá do Cinema Brasileiro.

 

 

SAGRADO SEGREDO narra a trajetória de um cineasta encurralado entre a liberdade da arte e a emergência de um caminho espiritual. Sua angústia – resultante desse dilema – o leva até um ritual religioso tradicional (a "Via Sacra"), o ambiente ideal para expressar artisticamente a sua busca do SAGRADO. É nesse percurso de natureza mística que ele se defronta com um grande SEGREDO.

 

TRECHOS DE CRÍTICAS

 

 

"Sagrado Segredo poderá muito ser o melhor filme brasileiro do ano, o melhor em anos" – Luiz Carlos Merten – O Estado de São Paulo – 9/8/2012

 

"Sagrado Segredo é raro filme brasileiro atual a escapar da insignificância" – Ignácio Araújo – Folha de São Paulo – 3/8/2012

 

"Uma busca de transcendência através do cinema"Blog do Carlos Alberto de Mattos –  3/8/2012

 

"André Luiz volta a acertar após 'Meteorango Kid – O herói intergalático' (1969) e 'Louco por cinema' (1995)" - Daniel Schenker – O Globo – 2/8/2012

 

"Sagrado Segredo tem a crucificação de 'Meteorango Kid', a relação com o sagrado de 'A Lenda de Ubirajara' – os índios na natureza – e a maluquice do ato de fazer cinema no Brasil de 'Louco por Cinema' (...) Já é o melhor filme brasileiro do ano – porque duvido que surja outro tão visceral" – Blog do Merten

 

"Tem profundidade e trabalha com uma dimensão da vida que muitas vezes negligenciamos – a espiritual" – Silvio Da-Rin, cineasta (Postado no Grupo Sagrado Segredo do Facebook)

 

"... acredito que o filme tocará qualquer pessoa, mexerá com qualquer pessoa, mesmo as menos relacionadas com a espiritualidade, exatamente porque cutuca no que está dentro de todo mundo: o mistério". – Orlando Senna

 

Sagrado Segredo, filme de André Luiz Oliveira, é um vitral que reflete a conflituosa relação entre religião e espiritualidade. (...) Eis um filme que encanta, faz pensar e, sobretudo, orar" – Frei Betto.

 

 

SINOPSE

 

SAGRADO SEGREDO – Brasil, 2012, cor, 73min

Direção: André Luiz Oliveira

Produção: Marcio Curi e Renato Barbieri – Asacine e Gaya Filmes

Elenco: Guilherme Reis, André Amaro, Renato Mattos, Iara Pietricovsky e Ana Cristina

Participações Especiais: Amit Goswami e Grupo Via Sacra (Planaltina/DF)

Trilha Sonora: Cláudio Vinícius

Direção de Fotografia: André Lavenère

Montagem: Adelson Barreto

Produção executiva: Marcio Curi

Distribuição: Asacine Distribuidora

SAGRADO SEGREDO narra a trajetória de um cineasta encurralado entre a liberdade da arte e a emergência de um caminho espiritual. Sua angústia – resultante desse dilema – o leva até um ritual religioso tradicional (a "Via Sacra"), o ambiente ideal para expressar artisticamente a sua busca do SAGRADO. É nesse percurso de natureza mística que ele se defronta com um grande SEGREDO.

 

 

 

LANÇAMENTOS

 

BRASÍLIA

20 DE MARÇO DE 2013

Livraria Cultura Shopping Iguatemi

De 19h30 às 21h30

ENTRADA FRANCA

 

RIO DE JANEIRO              

27 DE MARÇO DE 2013

Livraria Cultura Shopping Fashion Mall

De 19h30 às 21h30

ENTRADA FRANCA

 

SÃO PAULO                      

28 DE MARÇO DE 2013

Livraria Cultura Conjunto Nacional

De 19h30 às 21h30

ENTRADA FRANCA

 

CURITIBA

11 de abril de 2013

Livraria Cultura Shopping Curitiba

De 19h30 às 21h30

ENTRADA FRANCA

 

SALVADOR

18 DE ABRIL DE 2013

Livraria Cultura Salvador Shopping

De 19h30 às 21h30

ENTRADA FRANCA