terça-feira, 5 de abril de 2011

PORTINARI SERÁ ENREDO DO CARNAVAL DA ARUC 2012

 


Portinari, as cores e as caras do Brasil será

o tema-enredo da ARUC no Carnaval 2012


A super-campeã do carnaval brasiliense, a ARUC – Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro –, já escolheu o tema para o carnaval de 2012 e vem aí para conquistar mais um título com o enredo "Portinari, as cores e as caras do Brasil". Desta maneira, a escola de samba do Cruzeiro presta sua homenagem ao grande pintor da alma e também do trabalhador braçal brasileiro, que morreu no dia 6 de fevereiro de 1962, há 50 anos.


A sacada da ARUC não poderia ser melhor. Num momento histórico em que o Brasil ganha notoriedade no cenário internacional e prepara-se para ser a quinta economia mundial, seus mais diversos valores, principalmente os culturais, entram na ordem do dia. Portinari, sem dúvida, é a grande força da pintura brasileira do século passado. Seu quadro "Guerra e Paz" fez história ao passar vários anos com o principal na entrada do prédio da ONU, em Nova Iorque.

Portinari foi, o que podemo chamar, "o pintor das classes menos favorecidas da população brasileira", aqueles pessoas que viviam abaixo da linha da miséria, ou seja: justamente essas que hoje estão migrando para a classe média, comprando computador e TV de 32 polegadas. Com sua genialidade, traço forte e único, Portinari pintou crianças jogando bola em campos de várzea, mulheres em busca de alimentos para os filhos, o jeitão rude dos trabalhadores da estiva e outros peões que pegaram e pegam no pesado.

Tudo isso será motivo para um carnaval alegre, vibrante e com a força de um Brasil que busca uma harmonia social interna e sua liderança como nação no cenário mundial.

O enredo foi lançado numa feijoada de confraternização do Departamento de Carnaval, que reuniu representantes dos vários segmentos da escola e da comunidade, e contou com as presenças do secretário da Habitação do GDF, deputado federal Geraldo Magela, do deputado distrital Raad Mansur, do administrador do Cruzeiro, Salim Siddartha, do administrador do Sudoeste/Octogonal, Marcelo Ciciliano, e do presidente da Uniesbe, Pará.

O enredo será desenvolvido com a colaboração do carnavalesco Alexandre Louzada, hoje na Mocidade Independente de Padre Miguel, e a ARUC pretende envolver os artistas plásticos da cidade nesse projeto. Todos serão convidados a fazer releituras das obras de Portinari.

O Secretário de Cultura, Hamilton Pereira, entusiasmou-se com o enredo e se dispôs a organizar um evento, no Museu da República, com a presença do filho de Portinari, João Cândido Portinari, presidente da Fundação Portinari.


Nenhum comentário: