terça-feira, 4 de junho de 2013

Fwd: : BIFF 2013 - Festival Internacional de Cinema de Brasília


                                                               

Festival Internacional de Cinema de Brasília

Brazilian International Film Festival

DE 13 A 23 DE JUNHO - CINE CULTURA E MUSEU DA REPÚBLICA

 

Segunda edição chega ainda maior

 

*12 filmes de todos os continentes e inéditos no Brasil concorrem na Mostra Competitiva

 

* Seis mostras paralelas e pré-lançamentos trazem para as telas obras de alguns dos mais importantes realizadores internacionais

 

*Seminários traçam um retrato do mercado cinematográfico mundial

 

*R$ 100 mil em prêmios, 350 exibições, 50 filmes

 

Mais de 220 filmes inscritos. Mais de 40 países de todos os continentes representados. Este foi o panorama apresentado à comissão de curadoria do II BIFF – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE BRASÍLIA. Deste processo, restaram 12 selecionados para a Mostra Competitiva – dez deles já confirmados. Eles irão concorrer a prêmios no valor total de R$ 100 mil. Mas o BIFF promoverá muito mais do que uma mostra competitiva de filmes de longa-metragem. O festival apresentará seis mostras paralelas, pré-lançamentos de obras de nomes de peso do cinema mundial e ainda organizará uma série de seminários que fazem uma radiografia do mercado cinematográfico mundial. Um evento que quer se firmar como um dos mais consistentes do País. O II BIFF – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE BRASÍLIA acontece de 13 a 23 de junho, no Museu Nacional da República e no Cine Cultura Liberty Mall.

 

Para a mostra competitiva, estão selecionados filmes dos Estados Unidos, Argentina, Paraguai, Chile, Itália, Senegal, Turquia, China, Nova Zelândia, Taiwan e Espanha. Como determina o regulamento do Festival, são o primeiro ou no máximo terceiro filme da carreira de seus realizadores. Todos inéditos no Brasil. As sessões solenes ocorrerão no Auditório I do Museu da República e as reprises no Cine Cultura Liberty Mall. Alguns diretores já confirmaram presença, como o argentino Hernán Goldfrid (de Tesis sobre un homicídio), Juan Carlos Maneglia e Tana Schembori (do paraguaio 7 Cajas), Jeremy Teicher (de Tall as the baobab tree, produção Senegal/EUA), o chinês Rui Jun Li (de Fly with the crane) e Alyx Duncan (do neozelandês The Red House).

 

Outra novidade do festival em 2013 é a criação da sessão GRANDES PRÉ-ESTREIAS, que exibirá em primeira mão no Brasil os mais recentes filmes de Bernardo Bertolucci (Eu e Você), Marco Bellochio (A Bela que dorme) e Sofia Coppola (Bling Ring – A Gangue de Hollywood).

 

Além disso, o II BIFF contará com uma ampla programação de seminários para discutir o mercado cinematográfico no mundo. Em Os mercados sul-americanos e os espaços das cinematografias nacionais, por exemplo, será possível ter um retrato detalhado do público e da produção de nossos hermanos, com dados como o total de espectadores para filmes nacionais e estrangeiros (em 2012, 3,5 milhões na Colômbia e na Argentina para produções nacionais e cerca de 40 milhões para os filmes estrangeiros), total de salas em 3D, filmes lançados, preços de ingressos etc.

 

A grade de seminários contempla diálogos entre continentes (Brasil e África: as possibilidades de intercâmbio e coprodução), debates sobre o papel do estado (As perspectivas do cinema e do audiovisual na América do Sul: o papel do estado e a participação da sociedade), os desafios impostos pelas novas tecnologias (O mecanismo de financiamento para a digitalização do parque exibidor, A participação dos exibidores e dos distribuidores no processo de digitalização do parque exibidor, Os desafios do mercado digital) e a produção do futuro (Os desafios dos novos realizadores no atual panorama da América do Sul). "Se vislumbramos a formação de um bloco econômico que compreenda toda a América do Sul, temos que discutir qual o espaço do nosso cinema nesse mercado", avisa Nilson Rodrigues, diretor geral do Festival. A programação dos seminários recebe a coordenação geral de Paulo Sérgio Almeida e conta com a curadoria de José Carlos Avellar.

 

O BIFF – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE BRASÍLIA/ BRASILIA INTERNATIONAL FILM FESTIVAL tem direção geral de Nilson Rodrigues e direção de programação de Anna Karina de Carvalho.

 

MOSTRAS PARALELAS

 

O BIFF quer ser mais do que uma vitrine do que se faz de mais recente no cinema mundial. O Festival deseja promover a reflexão e para isso concebeu também um amplo programa de mostras paralelas. A começar pela mostra KRISIS, que vai exibir documentários da Espanha, Estados Unidos, Argentina e França. Dos EUA vem, Fatal Assistance, do premiado diretor haitiano Raoul Peck, que faz um retrato devastador das tentativas do Haiti se reerguer após o terremoto de 2010. Já Calles de la memória, da argentina Carmen Guarini, discute a transmissão da memória a partir dos atos de terrorismo praticados pela ditadura militar do país.

 

A mostra AMÉRICA DEL SUR oferecerá a oportunidade (rara) de o espectador tomar contato com o que se tem produzido de mais recente no cinema do continente. Trará títulos como Crónica del fin del mundo, do colombiano Maurício Cuervo Rincón, sobre a fragilidade do mundo que cada pessoa constrói em torno de si. Reverón, do venezuelano, Diego Risquez, que mostra em linguagem de ficção o romance entre o grande artista plástico venezuelano Armando Reverón e sua Juanita. Lo más bonito y mis mejores años, um road movie boliviano, assinado por Martin Boulocq, e Prometeo Deportado, de Fernando Mieles, que narra o drama de um grupo de equatorianos detidos numa sala de um aeroporto europeu à espera de serem deportados, dentre outros títulos.

 

Pela mostra INDEPENDENTES AMERICANOS passarão dramas e comédias como; Gimme the loot, de Adam Leon; Now, forager, de Jason Cortlund e Julia Halperin; Detroit Unleaded, refilmagem de Rola Nashef de um curta de 2007; e It felt like love, de Eliza Hittman.

 

Para a mostra PANORAMA ÁFRICA estão confirmados Yema, de Djamila Sahraoui, um retrato pungente da Guerra Civil na Argélia; La Pirogue, de Moussa Touré, sobre a tentativa de senegaleses de emigrar para as Ilhas Canárias; Virgem Margarida, premiado filme do moçambicano Licínio Azevedo sobre a reeducação de prostitutas em Moçambique; One man's show, do nigeriano Newton Aduaka, sobre um ator de meia idade e seus relacionamentos familiares; e How to steel 2 million, filme de ação dirigido por Charlie Vundla, da África do Sul.

 

Na mostra MUNDO ANIMADO, serão exibidos Komaneko – O gatinho curioso, produção japonesa de Tsuneo Goda sobre um gato que adora fazer bonecos para usar em seus filmes de animação; O Segredo de Eleonor, animação de Dominique Monféry, que conta a história do menino Nathaniel, criador de um plano para salvar os personagens dos contos de fadas; e Zarafa, produção de Rémi Bezançon e Jean-Christophe Lie em que o menino Maki e a girafa órfã Zarafa vivem uma grande aventura, viajando das areias do Sudão até as luzes de Paris.

 

PROGRAMAÇÃO FILMES

 

MOSTRA COMPETITIVA

DON JON – USA, 2013, 95 minutos – Dir. Joseph Gordon-Levitt

TESIS SOBRE UN HOMICIDIO – ARGENTINA, 2013, 105 minutos – Dir. Hernán Goldfrid

 

7 CAJAS – PARAGUAY, 2012, 100 minutos - Dir: Juan Carlos Maneglia e Tana Schémbori 

IL FUTURO ITALIA/CHILE/ALEMANHA/ESPANHA, 2012, 98 minutos - Dir: Alicia Scherson

TALL AS THE BAOBAB TREE – SENEGAL/USA, 2012, 82minutos - Dir: Jeremy Teicher

THE MAJOR – RÚSSIA, 2013, 80 minutos - Dir: YuriBykov

WATCHTOWER – TURQUIA, 2012, 100 minutos - Dir: Pelin Esmer

FLY WITH THE CRANE - CHINA, 2012, 99 min - Dir: Li Ruijun

THE RED HOUSE – NEW ZEALAND, 2012, 85 min - Dir: Alyx Duncan

TOUCH OF THE LIGHT – TAIWAN, 2012, 110 min - Dir: Chang Jung-chi

BLANCANIEVES – ESPANHA, 2012, 104 min - Dir. Pablo Berger

WORKERS – MÉXICO/ALEMANHA, 2013, 120 min - Dir: José Luis Valle

EAT SLEEP DIE – SUÉCIA, 2012, 100 min - Dir: Gabriela Pichler

 

MOSTRA AMÉRICA DEL SUR

CRONICA DEL FIN DEL MUNDO – COLÔMBIA, 2012, 85 min - Dir: Maurício Cuervo Rincón

REVERÓN – VENEZUELA, 2011, 110 min - Dir: Diego Risquez

TANTA ÁGUA – URUGUAI, 2013, 100 min - Dir: Ana Guevara e Letícia Jorge

PAISAJES DEVORADOS – ARGENTINA Dir: Eliseo Subiela

LO MÁS BONITO Y MIS MEJORES AÑOS – BOLÍVIA, 2005, 93 min - Dir: Martin Boulocq

PROMETEO DEPORTADO – EQUADOR, 2010, 110 min - Dir: Fernando Mieles

MIGUEL DE SAN MIGUEL – CHILE, 2012, 80 min - Dir: Matías Cruz

 

MOSTRA GRANDES PRÉ-ESTREIAS

A BELA QUE DORME – ITÁLIA/FRANÇA, 2012, 115 min – Dir. Marco Bellocchio

Eu e Você – ITÁLIA, 2012, 104 min – Dir. Bernardo Bertolucci

UMA PRIMAVERA COM MINHA MÃE – FRANÇA, 2012, 93 min – Dir. Stéphane Brizé

 

MOSTRA INDEPENDENTES AMERICANOS

HIDE YOUR SMILING FACES – EUA, 2013, 81 min - Dir: Daniel Patrick Carbone

GIMME THE LOOT – EUA, 2012, 79 min - Dir: Adam Leon

NOW, FORAGER – EUA/Polônia, 2012, 93 min - Dir: Jason Cortlund e Julia Halperin

DETROIT UNLEADED – CANADÁ, 2012, 93 min - Dir: Rola Nashef

SIMON KILLER – EUA, 2011, 106 min - Dir: Antonio Campos

IT FELT LIKE LOVE – EUA, 2013, 82 min - Dir: Eliza Hittman

 

MOSTRA KRISIS

MERCADO DE FUTUROS – ESPANHA, 2011, 110 min - Dir: Mercedes Álvarez

SUSHI: THE GLOBAL CATCH – EUA, 2011, 84 min - Dir: Mark Hall

99% THE OCCUPY WALL STREET COLLABORATIVE FILM – EUA, 2013, 97 min – Dir. Coletiva

FATAL ASSISTANCE – FRANÇA/HAITI/EUA/BÉLGICA, 2013, 100 min - Dir: Raoul Peck

CALLES DE LA MEMÓRIA – ARGENTINA, 2013, 65 min - Dir: Carmen Guarini

VOL SPÉCIAL – FRANÇA, 2011, 103 min - Dir: Fernand Melgar

 

MOSTRA PANORAMA ÁFRICA

YEMA – ARGÉLIA, 2012, 93 min - Dir: Djamila Sahraoui

LA PIROGUE – SENEGAL/FRANÇA, 2012, 87 min - Dir: Moussa Touré

VIRGEM MARGARIDA – MOÇAMBIQUE, 2012, 87 min - Dir: Licínio Azevedo

ONE MAN'S SHOW – NIGÉRIA/FRANÇA, 2010, 81 min - Dir: Newton I. Aduaka

HOW TO STEEL 2 MILLION – ÁFRICA DO SUL, 2011, 88 min - Dir: Charlie Vundla

 

MOSTRA MUNDO ANIMADO

KOMANEKO - O GATINHO CURIOSO – JAPÃO, 2009, 60 min - Dir: Tsuneo Goda

O SEGREDO DE ELEONOR – FRANÇA, 2009, 75 min - Dir: Dominique Monféry

ZARAFA – FRANÇA, 2012, 78 min - Dir: Rémi Bezançon e Jean-Christophe Lie

 

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA

 

14 DE JUNHO – SEXTA-FEIRA

11h – Mostra Mundo Animado: Zarafa, 35mm, 78min

15h – Mostra Mundo Animado: Zarafa, 35mm, 78min

17h – Mostra Panorama África: Como roubar dois milhões (sessão gratuita), digital, 88min

19h – Mostra Competitiva: Tese sobre um Homicídio, Argentina, 35mm, 106min

21h – Mostra Competitiva: Comer, dormir e morrer, Suécia, digital, 104min

 

15 DE JUNHO – SÁBADO

11h – Mostra Mundo Animado: Komaneko, 35mm, 60min

15h – Mostra Mundo Animado: Zarafa, 35mm, 78min

17h – Mostra Panorama África: Virgem Margarida (sessão gratuita), AUWE, 90min

19h – Grande Pré-Estreia: Eu e você, 35mm, 96min

21h – Mostra Competitiva: O mirante, Turquia, AUWE, 100min

 

16 DE JUNHO – DOMINGO

11h – Mostra Mundo Animado: Zarafa, 35mm, 78min

15h – Mostra Mundo Animado: O Segredo de Eleonor, 35mm, 75min

17h – Mostra Panorama África: A Jangada (sessão gratuita), 87min

19h – Grande Pré-Estreia: A Bela que dorme, 101min

21h – Mostra Competitiva: O futuro, Itália, AUWE, 94min

 

17 DE JUNHO – SEGUNDA-FEIRA

11h – Mostra Mundo Animado: Zarafa, 35mm, 78min

15h – Mostra Mundo Animado: Zarafa, 35mm, 78min

17h – Mostra Panorama África: Yema (sessão gratuita), 90min

19h – Mostra Competitiva: Sete caixas paraguaias, Paraguai, digital, 100min

21h – Mostra Competitiva: Alto como uma árvore de Baobá, Senegal/EUA, digital, 82min

 

18 DE JUNHO – TERÇA-FEIRA

11h – Mostra Mundo Animado: Komaneko, 35mm, 60min

15h – Mostra Mundo Animado: Zarafa, 35mm, 78min

17h – Mostra Panorama África: Show Man (sessão gratuita), 110min

19h – Mostra Competitiva: A casa vermelha, Nova Zelândia, digital, 75min

21h – Mostra Competitiva: Voando com a garça, China, digital, 99min

 

19 DE JUNHO – QUARTA-FEIRA

11h – Mostra Mundo Animado: Komaneko, 35mm, 60min

15h – Mostra Mundo Animado: O Segredo de Eleonor, 35mm, 75min

17h – Mostra Panorama África: A Jangada (sessão gratuita), 87min

19h – Mostra Competitiva: Os chefes, Rússia, digital, 99min

21h – Mostra Competitiva: Workers, Rússia, digital, 120min

 

20 DE JUNHO – QUINTA –FEIRA

11h – Mostra Mundo Animado: O Segredo de Eleonor, 35mm, 75min

15h – Mostra Mundo Animado: Komaneko, 35mm, 60min

17h – Mostra Panorama África: Show Man (sessão gratuita), 110min

19h – Mostra Competitiva: Don Jon, EUA, digital, 90min

21h – Mostra Competitiva: Blanca Nieves, Espanha, 35mm, 104min

 

21 DE JUNHO – SEXTA-FEIRA

11h – Mostra Mundo Animado: O Segredo de Eleonor, 35mm, 75min

15h – Mostra Mundo Animado: Zarafa, 35mm, 78min

17h – Mostra Panorama África: Virgem Margarida (sessão gratuita), 90min

19h – Mostra Competitiva: Um toque de luz, Taiwan, digital, 110min

21h – Grande Pré-Estreia: A Bela que dorme, 101min

 

22 DE JUNHO – SÁBADO

10h – Mostra Mundo Animado: O Segredo de Eleonor, 35mm, 75min

14h – Mostra Mundo Animado: Zarafa, 35mm, 78min

17h – Mostra Panorama África: Como roubar dois milhões (sessão gratuita), digital, 88min

19h – Mostra Competitiva: Blanca Nieves, Espanha, 35mm, 104min

21h – Grande Pré-Estreia: Uma primavera com minha mãe, França, digital

 

23 DE JUNHO – DOMINGO

11h – Mostra Mundo Animado: Komaneko, 35mm, 60min

15h – Mostra Mundo Animado: O Segredo de Eleonor, 35mm, 75min

17h – Mostra Panorama África: Virgem Margarida (sessão gratuita), 90min

19h – G Grande Pré-Estreia e Premiação

21h – Filme vencedor

 

_____________________________________________________________________

Nenhum comentário: