quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

NO "QUE MERDA É ESSA" MONTEIRO LOBATO ABRAÇA UMA MULATA

 
Rio - O bloco Que Merda é Essa?! ensaia neste sábado, em Ipanema, embalado pela polêmica. Não bastasse a letra do samba composto por Machado, Paulinho Bandolim, Renan Brandão, Deivid Domênico, Rodrigão, Fernando e Boca - que atira para todos os lados - a camiseta também está dando o que falar. Assinada por Ziraldo, ela mostra Monteiro Lobato abraçando uma mulata de biquíni. O desenho é uma sátira ao parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), que, ano passado, vetou a distribuição às escolas públicas do livro "Caçadas de Pedrinho", de Monteiro Lobato, por considerar racistas algumas de suas passagens.

Um dos trechos em questão dizia: "E tia Nastácia, esquecida dos seus numerosos reumatismos, trepou que nem uma macaca de carvão pelo mastro de São Pedro acima, com tal agilidade que parecia nunca ter feito outra coisa na vida senão trepar em mastros (a cozinheira corria para fugir de onças que invadiam o sítio)."

O parecer acabou rejeitado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, mas causou o maior rebuliço entre os educadores. Muitos entenderam a decisão do CNE como uma forma de censura.

As peripécias do CNE acabaram rendendo samba. Em entrevista ao site do GLOBO, Ziraldo explicou por que decidira recorrer a Monteiro Lobato:

- Para acabar com a polêmica, coloquei o Monteiro Lobato sambando com uma mulata. Ele tem um conto sobre uma neguinha que é uma maravilha. Racismo tem ódio. Racismo sem ódio não é racismo. A ideia é acabar com essa brincadeira de achar que a gente é racista - disse o cartunista, aumentando mais a polêmica.

A escritora Ana Maria Gonçalves, autora de "Um defeito de cor", não gostou nem um pouco da declaração de Ziraldo. E muito menos do tema escolhido pelo Que Merda é Essa?! para o carnaval deste ano. Em carta aberta ao cartunista, postada num blog, Ana Maria mostrou seu descontentamento com o tema:

"A gente quem, Ziraldo? Para quem você se (auto) justifica? Quem te disse que racismo sem ódio, mesmo aquele com o "humor negro" de unir uma mulata a quem grande ódio teve por ela e pelo que ela representava, não é racismo? Monteiro Lobato, sempre que se referiu a negros e mulatos, foi com ódio, com desprezo, com a certeza absoluta da própria superioridade, fazendo uso do dom que lhe foi dado e pelo qual é admirado e defendido até hoje", diz um dos trechos da carta.

O próprio tema do bloco, que promete sambar ao ritmo do "é proibido proibir", recebe críticas da mesma autora:

- E o que torna tudo ainda mais apelativo é que o bloco aponta censura onde não existe e se submete, calado, ao pedido da prefeitura para que não use o próprio nome no desfile. Não foi assim? Você não teve que escrever "M*" porque a palavra merda foi censurada?

A inesperada polêmica num campo em que a irreverência costuma evoluir com desenvoltura já está deixando os componentes do Que Merda preocupados. Floriano Marques Torres, que se intitula ministro do bloco, diz que já ouviu boatos de que eles poderiam ser proibidos de desfilar ou que descontentes com o tema aproveitariam o ensaio, sábado, a partir das 14h, na Garcia D'Ávila, para panfletar contra a postura dos sambistas.

- Por enquanto, estamos ignorando. Não aceitaremos provocações. Carnaval é assim mesmo. Para falar a verdade, não cheguei nem a ler o tal livro do Monteiro Lobato, mas achamos que cada um interpreta da forma que quiser. O que não pode é proibir.

O Que Merda é Essa desfila domingo de carnaval, saindo às 14h da Rua Garcia DÁvila, em Ipanema.

Nenhum comentário: