terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

NOEL ROSA É CAPA DE IMPORTANTE REVISTA DE MÚSICA DO JAPÃO


O SAMBA FAZ SUCESSO NO JAPÃO


A paixão do Japão e dos japonêses pelo samba brasileiro é tanto que o centenário do poeta e compositor Noel Rosa mereceu a capa e mais quatro páginas internas da revista japonesa LATINA, do último mês de dezembro.

Com uma tiragem de 100 mil exemplares totalmente dedicada à música comtemporânea do mundo e da América Latina, a revista deu destaque aos centenário de Noel Rosa, "o mais importante compositor de samba do Brasil", com uma imagem de Elifas Andreato, onde Noel aparece acendendo um cigarro - gesto típico e clássico do Poeta da Vila -, com uma linda sombra de céu estrelado, onde uma lua olho de lena abrilhanta a figura do compositor.

A revista LATINA tem vários correspondentes no Brasil, e dois deles especificamente no Rio de Janeiro: Tetsuya Hida e Daniel Roriguez, esse último um empresário do setor musical que consolidou a participação de brasileiros no Festival de Montreux, trabalhou com Gilberto Gil por 17 anos e hoje é responsável pelos BRAZILIAN DAY de Londres e de Portugal.

Quatro páginas são dedicadas a Noel Rosa com textos em japponês de JIN NAKAHARA. Na última página da revista, além da discografia completa de Noel no Brasil, são traduzidas para o ideograma japonês 15 canções do Poeta da Vila: Até Amanhã, Cem mil reis, Coisas Nossas, Com que roupa?, Conversa de Botequim, Feitiço da Vila, Feitio de Oração, Fita Amarela, João Ninguém, Palpite Infeliz, Pastorinhas, Pra que mentir?, Quando o samba acabou, Três Apitos, Ultimo Desejo.




Nenhum comentário: