quinta-feira, 17 de março de 2011

50 KAMIKASES TENTAM SALVA FUKUSHIMA

SÃO TRABALHADORES DESTEMIDOS, TREINADOS COMO SAMURAIS, QUE TENTAM SALVAR O JAPÃO E A CIVILIZAÇÃO NIPÔNICA DE RADIAÇÃO NUCLEAR

 O Japão voltou a utilizar nesta quinta-feira (17) um helicoptero para jogar água sobre o reator 3 superaquecido na usina nuclear de Fukushima, no Japão. Na quarta (16), a forte radioatividade na central impediu a aproximação do helicóptero para resfriar o combustível que ameaça entrar em  fusão e a operação teve de ser adiada.

Segundo informações da emissora NHK, também são usados canhões d'água para resfriar o reator 3 do complexo de Daiichi, que contém combustível de plutônio e tem sido a principal prioridade das autoridades. Outros helicópteros estão preparados para participar nas operações na central.

A empresa Tepco, operadora da usina, espera reconectar os cabos para duas das seis unidades de reatores da usina, permitindo reativar as bombas de resfriamento que se desligaram depois do terremoto e tsunami.

Helicóptero retira água do mar para jogar em usina de Fukushima (Foto: Reuters)Helicóptero retira água do mar para jogar em usina de Fukushima (Foto: Reuters)

'Os 50 de Fukushima'

Os 50 trabalhadores que permaneceram nas instalações da central de Fukushima para resfriar os reatores danificados e o material irradiado são os novos heróis do Japão.

Em um ambiente contaminado pelos altos níveis de radiação, estes funcionários da companhia Tokyo Electric Power  tentam resolver os problemas provocados pelo colapso dos sistemas de resfriamento e alimentação elétrica da central.

Este colapso já causou a fusão parcial de três dos reatores da central e a exposição das barras de combustível, que também ameaçam entrar em fusão, ao ar livre, liberando na atmosfera quantidades consideráveis de elementos radioativos.

Estes últimos trabalhadores presentes na central, após o terremoto seguido de tsunami da última sexta-feira, foram retirados do local brevemente na quarta-feira, quando o nível de radioatividade aumentou de maneira alarmante.

Nenhum comentário: