sexta-feira, 18 de março de 2011

VAZAMENTO ESQUENTA OS REATORES DO BLOG DA BETÂNIA

Geral

Blog de Bethania: o projeto, como o governo aprovou

Síntese do Projeto

Um blog inteiramente dedicado à poesia. Diariamente, será publicado um vídeo diferente no qual Maria Bethânia interpretará uma grande obra em verso ou prosa. A ideia é invadir a internet com lirismo, delicadeza e difundir a cultura na rede. Será um calendário virtual, que apresentará ao público 365 pílulas diárias de pura poesia. Uma forma democrática e idealista de levar poesia para a vida das pessoas por meio da mais potente ferramenta de comunicação do mundo atual.

Objetivos

* Produzir e alimentar um blog durante um ano, com publicação diária de vídeos inéditos.

* Atrair aproximadamente 6.000 visitantes diariamente.

* Estimular a formação de público de leitores.

* Estimular a discussão, na rede, sobre poesia e literatura.

* Propiciar o contato e interação de jovens com literatura brasileira.

* Estimular artistas de diferentes áreas a produzir conteúdo baseado em poesias e textos.

* Produzir material audiovisual de grande qualidade técnica e artística.

* Reunir uma equipe altamente capacitada e experiente para realizar o projeto.

* Multiplicar resultados, estimulando o compartilhamento do conteúdo dos vídeos em outras redes, como Youtube, Facebook, Twitter e Orkut.

Justificativa

Por que poesia?

O que pode haver de mais democrático do que levar conteúdo cultural de qualidade a um número quase infinito de pessoas? Não seria incrível poder abrir possibilidades a acessibilidade irrestrita à cultura a todos que tão pouco acesso têm?

Esse é o objetivo deste projeto: invadir a internet e a vida das pessoas com poesia, através da voz e da arte de Maria Bethânia. A ideia é simples, e foi baseada nas tradicionais folhinhas de calendário, nas quais cada dia vem acompanhado por uma frase, um pensamento do dia.

A diferença é que o calendário poético de Maria Bethânia terá sua base em um blog, e se espalhará viralmente por toda a internet (Youtube, Orkut, Twitter, Myspace e Facebook). Todo dia, um post. Sempre no mesmo horário.

Em cada post, Bethânia recitando, em vídeo, um poema (ou trecho de poema, já que nenhum vídeo terá mais que 3 minutos de duração). Além do vídeo, serão postadas informações sobre o poeta e
o poema.

O blog estará aberto a receber comentários (sempre moderados) e sugestionará debates sobre aquele poema ou poeta específico, ou sobre a poesia em geral.

O áudio dos vídeos ficará disponível para ser baixado. O blog convidará músicos e Djs a produzirem
conteúdo a partir desse material. Os melhores remixes (com vídeos e sons originais) serão publicados em seções específicas do blog.

Vídeo-artistas e animadores poderão ser convidados para transformar o poema do dia em base para novas obras. Uma ou duas vezes por mês, atores e outras pessoas poderão ser chamadas para recitar alguns poemas, como convidados especiais do blog.

Queremos que esse conteúdo ganhe vida própria e se espalhe pela rede e pelas mídias, inclusive celulares. E, por que não, na televisão? O Canal GNT já manifestou sua vontade de transmitir as pílulas diárias em sua grade.

Em meio a tantos absurdos do mundo moderno, a tantos problemas que cercam a vida de todos, nos propomos a revolucionar a vida cotidiana de cada um. É hora de colocar poesia em sua vida. O mundo precisa de poesia.

(...)

Acessibilidade

Não há qualquer restrição de acesso ao projeto. Para possibilitar o acesso de pessoas com qualquer tipo de deficiência auditiva, inseriremos legendas em todos os vídeos postados no blog. Deste modo, acreditamos potencializar ainda mais o alcance do conteúdo gerado pelo projeto.

Democratização de acesso

O acesso ao blog e a interação com seu conteúdo será totalmente gratuito. Basta acessar o blog para participar do projeto. Segundo pesquisa do Ibope do fim de 2009, mais de 67,5 milhões de brasileiros estão incluídos no mundo digital e têm contato frequente com a web em pelo menos um lugar (casa, trabalho, escola, lan-house, bibliotecas ou telecentro).

Orçamento Solicitado (Alguns ítens; custo/ano)

Telefone - 5.000,00

Assistente administrativo - 30.000,00

Material de consumo - 5.000,00

Assessoria Jurídica - 30.000,00

Motoboy - 5.000,00

Contador - 30.000,00

Coordenação Administrativo-Financeiro - 60.000,00

Remuneração para captação de recursos - 100.000,00 

Pesquisa - 36.000,00

Consultores - 30.000,00

Assistente de produção - 36.000,00

Sítio de Internet Manutenção/Atualização - 8.400,00

Produtor - 24.000,00

Coordenador do Projeto - 120.000,00

Coordenação Editorial - 120.000,00

Webdesigner - Projeto - 6.000,00

Programação visual - 12.000,00

Diretor Artístico (a própria Bethania) - 600.000,00 

 

Um comentário:

Anônimo disse...

Sabe o que é curioso, é que um projeto que visa levar a poesia a todo canto possível por considerá-la irrestrita, pagará 5.000 de telefone, outros mil pra webdesigner, muitos outros mil para produtores, mas não contará com a presença de nenhum profissional especializado em ensino de poesia. O que vcs acham?, que leiura em voz alta de poesia ensina alquém a gostar e entender poesia? Não, não ensina, e talvez, sequer estimule. A poesia é restrita dada à difuldade de compreensão deste gênero, disponibilizar milhões de poemas na voz da Betânia por dia não vai mudar o fato de que o brasileiro é um ruim leitor, por carência de ensino. Desculpe Betânia, mas recitação de poesia, pode ser bonito, principalmente na sua voz, mas não muda a realidade do leitor brasileiro. Dois milhoes de reais, nas mãos de profissionais do ensino de leitura causam mais que sua voz. Aliás, feliz dia da poesia.