terça-feira, 17 de abril de 2012

POETA PREMIO NOBEL WOLE SOYINK FALA DOS ORIXÁS

Escritor Wole Soyinka visita a Praça dos Orixás

16/abril/2012


Em sua palestra na noite de abertura da I BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA, o escritor nigeriano Wole Soyinka, o grande homenageado do evento, falou da marcha dos Orixás, da África para o Brasil, como uma "catequização" involuntária, ocorrida pela vinda dos africanos escravizados no país. Segundo Soyinka, uma marcha triunfante, que conseguiu resistir à ação de missionários, e pacífica, pois não houve conquista forçada.
 
Hoje, no terceiro dia do evento, o autor que foi o primeiro negro a receber o Prêmio Nobel, teve um encontro diferente com Brasília, sob as bênçãos dos Orixás. Soyinka visitou a Praça dos Orixás, na Prainha de Brasília, pela manhã, acompanhado pelo secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira, e por representantes do movimento negro e da comunidade afro-religiosa de Brasília. O ato estabeleceu uma identificação entre o espaço, conhecido pela resistência religiosa na cidade e a trajetória de vida do Prêmio Nobel.

Para o secretário Hamilton Pereira, "o ato providencia uma identificação de Soyinka, representante da cultura Yorubá, com o mosaico cultural que é a capital do Brasil". O evento contou com apresentação dos orixás, feita por Mãe Baiana, além de apresentação da cantora Martinha do Coco junto ao rapper GOG e distribuição de acarajés. Soyinka, satisfeito com a manifestação, revelou que, apesar de não praticar religiões, reconhece-se como filho de Ogum, um dos orixás do candomblé.

Nenhum comentário: