sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

"ABRAÇAÇO" DE CAETANO VELOSO É PARA ROGÉRIO DUARTE

O "ABRAÇAÇO" DE CAETANO É PARA ROGÉRIO DUARTE


Luis Turiba


Não sei se consciente ou inconsciente, mas foi Rogério Duarte quem recebeu o grande "Abraçaço" deste fim de ano. 


O CD de Caetano Veloso tem um lado gráfico genial, como um jogo borgeano de espelhos com rostos (principalmente o do próprio Caetano) e muitas mãos e muitas posições. Mas no centro desse múltiplo jogo, lá no âmago, está no rosto de Rogério, "o gênio por trás dos gênios", com sua longa-linda barba branca que ele carrega no seu exílio no interior da Bahia.


Mas a grande homenagem que o setentão Caetano Veloso faz ao setentão Rogério Duarte está mesmo na gravação da belíssima canção de ninar "Gayana" (o amor que vive em mim/ vou agora revelar/ esse amor que não tem fim/ já não posso em mim guarda/eu amo muito você), única que não é de Caetano, mas que ele canta quase à capela com um sentimento transcedental. Uma grande declaração de amor ao companheiro de jornada.

Rogério, para quem não sabe, foi o "exu-mensageiro" da Tropicália. Segundo Fabio Godoh escreveu no Overmundo, "ele foi o mais lúcido ideólogo das nossas vanguardas, verdadeiro cerébro pop-dadaísta por trás de bananeiras e pedestais, foi o responsável pela elaboração das premissas epistemológicas mais fundamentais do que veio a ser grafado como Tropicalismo, no final da década de 60." 

Ah, o "Abraçaço" é um CD difícil de ser ouvido sim, mais lindamente caprichado com belíssimas longas canções como a "Comunista" dedicada ao revolucionário Carlos Marighela. É o Caetano dos bons e velhos tempos, sem o mínimo compromisso com a mídia e o sucesso televisivo. 

Nenhum comentário: