quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

HERDEIRO DE MCLUHAN ENCERRA PROJETO "INTER-AGIR"



Rio de Janeiro, 05 de dezembro de 2012 – "O meio é a mensagem". Os famosos dizeres de Marshall McLuhan nunca estiveram tão em voga em tempos de internet. 

Para discutir os meios eletrônicos enquanto extensões do nosso corpo e da nossa mente, o professor da Universidade de Toronto, Derrick de Kerckhove – que foi o último colaborador de McLuhan em suas pesquisas – estará no Oi Futuro, na próxima terça-feira, dia 11 de dezembro.

A partir das 19h30, o centro cultural no Flamengo recebe o último encontro do ciclo "Inter-Agir – Na rua, na rede, na cena contemporânea", que trouxe ao Brasil importantes pensadores contemporâneos como Gilles Lipovetsky e Michel Maffesoli. Junto com Kerckhove, estará o sociólogo brasileiro, Massimo Di Felice, professor da ECA-USP. 

Ambos tentarão responder à questão "O que muda nas relações humanas na Era Digital e Tecnológica?". Para o pesquisador e professor canadense, "entramos na sociedade conectiva, nossa experiência psicológica, resultante dos últimos avanços tecnológicos, dá origem a um novo ser humano, que combina sua subjetividade com a conectividade". 

Já Felice contribuirá com uma palestra que buscará definir as qualidades específicas de um novo tipo de ativismo tecno-humano, fornecendo instrumentos para compreender as características do que ele define como um "inédito tipo de social".  

O ciclo de debates "Inter-Agir" foi concebido pela produtora e pesquisadora Ana Lúcia Pardo e é realizado desde setembro no Oi Futuro, no Flamengo, com o patrocínio da Oi e da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. Nesses três meses, o projeto propôs-se a refletir, através de debates, oficinas, performances e intervenções artísticas, sobre os novos caminhos da arte e da cultura na era digital.  

Derrick de Kerckhove
Professor do Departamento de Francês da Universidade de Toronto, foi diretor do Programa MacLuhan de Cultura e Tecnologia, de 1983 até 2008. Participou do projeto "Rientro dei Cervelli", na Faculdade de Sociologia da Universidade de Napoles Federico II, onde lecionou "Sociologia da Cultura Digital" e "Marketing e novas mídias". Derrick acompanha as mudanças socioculturais provocadas pela popularização da internet e das tecnologias da informação. Ex-assistente e herdeiro intelectual de Marshall McLuhan, é autor de vários livros, como "Brainframes: Technology, Mind and Business" (1991) e "A Pele da Cultura" (Ed. Annablume 2009).
Massimo Di Felice
Sociólogo pela Universidade La Sapienza de Roma, doutor em Comunicação pela  Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Pós-doutor pela Universidade Paris V, Sorbonne. É professor da PPGCOM da USP e coordenador do Centro de Pesquisa ATOPOS (ECA/USP), dedicado aos estudos sobre as transformações sociais promovidas pelo advento das tecnologias comunicativas digitais. É também professor visitante da Libera Università di Lingue e Comunicazione (IULM) de Milão e autor de ensaios e artigos editados  na Itália, na França e em Portugal em prestigiosas revistas acadêmicas. No Brasil, coordena a coleção Era Digital, na qual organizou as obras Do público para as redes (2008) e Pós-Humanismo (2010); e a coleção Atopos (Editora Annablume), na qual publicou os livros Paisagens Pós-Urbanas – o fim da experiência urbana e as formas comunicativas do habitar (2009) (traduzida em diversos idiomas). Sua obra mais recente é Redes Digitais e sustentabilidade – as relações com o meio ambiente na época das redes (Annablume, 2012). 
SOBRE O Oi FUTURO

O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento social. Desde 2001, suas ações visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.

Na educação, os programas NAVE e Oi Kabum! usam as tecnologias da informação e da comunicação, capacitando jovens para profissões na área digital, fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de educadores da rede pública, e fomentando o desenvolvimento de modelos inovadores. Já na área cultural, o Oi Futuro mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), com programação nacional e internacional de qualidade reconhecida e apreços acessíveis, além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades.

O esporte é apoiado através de projetos aprovados pelas Leis de Incentivo ao Esporte, tendo sido a Oi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos socioeducativos inseridos na Lei Federal. Em 2010, a Oi ainda lançou,por meio do Oi Futuro, seu primeiro edital para patrocínios de projetos de preservação e conservação do meio ambiente, reforçando ainda mais o compromisso com iniciativas sustentáveis.

O esporte é apoiado através de projetos aprovados pelas Leis de Incentivo ao Esporte, tendo sido a Oi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos socioeducativos inseridos na Lei Federal. O programa Oi Novos Brasis completa seu escopo de atuação, reafirmando o compromisso do Instituto no campo da sustentabilidade, com o apoio e o desenvolvimento de parcerias com organizações sem fins lucrativos para a viabilização de ideias inovadoras que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO
Coordenadora do "Inter-Agir" - Ana Lucia Pardo - 21- 9588-0452
Assessoria de Imprensa - Luis Turiba - 21-8288-1825
Produção:Marcela Baptista- 21-9679-2441

OI FUTURO
Rio de Janeiro, RJ/ CEP 2220010
Telefone: 21- 3131-3060

  
Leïlah Accioly
Comunicação Corporativa - Oi
Oi Móvel: (21) 8834-0055
Oi Fixo: (21) 3131-3082
Às segundas e sextas: (21) 3131-1603


Nenhum comentário: