sábado, 29 de agosto de 2009

CURTAM "NA RUA" COM RAUL DE XANGÔ


“Quando os galos cantam, as almas se levantam e o mar recua
No céu, os anjos dizem amém, no campo o lavrador diz aleluia
Diz aleluia, diz aleluia, eu digo aleluia
Diz aleluia, diz aleluia, Lalu diz aleluia”
Canto do Rei Lalu


Li prazerosamente durante minha última gripe o livro “Na rua”, do bruxo Raul de Xangô, edição da Thesaurus, de Brasília, 196 páginas. Saborear um livro, descobrir os mafuás de suas páginas, reencontrar parceiros e velhas falas, redescobrir novas coisas em velhos toques e novos toques em coisas velhas, é delicioso e bom de compartilhar com a humanidade. Aconselho, portanto.
Raul, o mago de Rei Lalu, faz da rua o templo maior da vida e nos presenteia com um trabalho de múltipla linguagem, inúmeros sotaques e encruzilhadas mil. Laroyê, meu bom!
Na apresentação do livro, o jornalista Moacir de Oliveira, indica como são variados os caminhos trilhados pelo mago na busca e na indicação da felicidade dos seres humanos nesta nossa passagem. “Seja no tempo, na mesa de um bar ou nas esquinas dessa Brasília mística (sim, acreditem, Brasília também tem esquinas), Raul não é um líder religioso, mas um mensageiro da religiosidade e da alegria de viver. “Na Rua” é mais do que um livro. É a transcrição de uma conversa, de um bate-papo com amigos na mesa de um bar, onde o cardápio é o intenso e variado.”
Realmente, o leitor de “Na Rua” encontrará nas suas páginas-encruzilhadas conferências de botequim, teses de terreiro, poemas, resas, orações, críticas, opiniões. Moacir de Oliveira está certo ao afirmar que “Raul fala da primavera, de futebol, de carnaval, de amor, de medo, de magia, de arte, de loucura, de pedras, do passado, do presente, do futuro, dos meses do ano, dos dias, da política, dos políticos, dos orixás, encantadores e éboras.”
“Tudo isso temperado com citações de pensadores como Gide, Aristóteles, Emerson, Schopenhauer, Goethe, Fernando Pessoa e Eliphas Levy”, prossegue o jornalista-apresentador.
Raul não dispensa seus parceiros de mesa, de canto, de celebração e de copo: textos e conversas de e com Santiago Naud, Newton Rossi, Zé Pereira, Fernando Lemos, Ary Pararaios, Jorge Mautner, Cláudio Lysas, alguns deles que já partiram para outras rodas.”

Enfim, um livro de saberes e encantamentos e celebrações para quem está na caminhada em busca de alegria e felicidade. Importante: nada tem a ver com auto-ajuda ou religiosidade.

Para encomendar o seu, peça no QUIOSQUE CULTURAL DO IVAN – 55-61-3225-2832 ou 55-61-9601-1221.
Ou pelo i-meio: ivanpresença@hotmail.com

Nenhum comentário: