sexta-feira, 17 de setembro de 2010

EXPOSIÇÃO "BRASÍLIA 50 ANOS" IRÁ A LISBOA E VOLTARÁ AO BRASIL

Luis Turiba
 
Madrid, Espanha - A vice-governadora de Brasília, Ivelise Longhi, ficou tão encantada com a exposição "Brasília 50 Anos", aberta por ela ontem (16.9) no espaço cultural do Ministérios das Vivendas, no centro de Madrid, que irá buscar novos patrocínios para a mostra seguir para Lisboa, em dezembro, e depois voltar a Brasília em 2011.
 
"Aí, não serei mais governadora, mas vou conversar com o futuro governador para trazer essa linda exposição para os festejos do 51 aniversário de Brasília", garantiu Evelise.
Depois de Madrid, "Brasília 50 anos" irá a Lisboa, Milão e uma cidade na Alemanha. Em 2011, quem sabe Paris. A governadora estava acompanhada do presidente do BRB, Nilban de Melo Junior, e da Terracap, Dalmo Alexandre Costa.
 
A exposição foi aberta ontem para 500 convidados da comunidade hispanica-brasileira e será vista por 300 mil pessoas nos próximos meses. Surpreendente é ver enormes paineis com fotos históricas de Mario Fontenelle ilustrando uma das mais lindas praças de Madrid, bem no centro da cidade.
 
A ideia de mostrar a saga da construção de Brasília na Europa nasceu há dois anos quando a produtora Daniella Athayde terminou um curso de produção cultural em Madrid. Desde lá, ela busca patrocínio e parceiro para montá-la. O resultado foi fantástico pois é muito bom ver Brasília a mais de oito mil quilômetros de distância.
 
A exposição foi muito bem acomodada no nobre espaço cultural do Ministério das Vivendas (Habitação) do governo espanhol. Três andares que foram ocupados por documentos históricos dos fundadores da cidade - Juscelino Kubstiche, Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Athos Bulcã, fotos históricas de Mario Fontenelle; a supermaquete, as surpreendentes fotos-vivas de Fabio Colombini, impressas em papel de algodão fine art com durabilidade de 200 anos.
 
Um pequena biblioteca foi montada no andar térreo com centenas de livros para os visitantes fazerem suas consultas sobre Brasília. Lá, poderão encontrar "BRASÍLIA ABSTRATA E CONCRETA" , histórica antologia de textos, visualidades e poemas organizada por Wagner Hermuche, "Brasília do Cerrado, a capital da Rep+ublica", de Lucilia Garsez e Jo Oliveira, "Brasília, que cidade é essa", de Beth Cataldo; "La Brasilíadas", poemas de Nicolas Behr; e muitos outros como o grande catálogo de Athos Bulcão.

Nenhum comentário: