sexta-feira, 17 de setembro de 2010

MÚSICO BRASILEIRO É PRESO AO ENTRAR NA ESPANHA

DUANA ESPANHOLA DETÊM PIANISTA CLÁSSICO QUE VEIO PARTICIPAR DA EXPOSIÇÃO "BRASÍLIA 50 ANOS"
 
Luis Turiba, de Madrid
 
O músico clássico e de vanguarda brasiliense Pablo Duque, 31 anos, foi preso ontem (16.9) por quase cinco (5) pela polícia duaneira da Espanha.
 
A prisão aconteceu no aeroporto de Barajas, em Madrid, e quase cria mais uma crise diplomática entre Brasil e Espanha.
 
Pablo Duque, que é filho do cineasta Ronaldo Duque, trazia em sua bagagem toda a trilha sonora da exposiçâo "BRASÍLIA - 50 ANOS" , com cinco músicas de sua autoria, todas com fundo sensorial da vanguarda para os três ambientes da exposição. Ele chegou em Madrid pela manhã do dia 16 num vôo da TAM vindo de São Paulo e só foi libertado no final da tarde, momentos antes da abertura da exposição, após intervenções do embaixador do Brasil na Espanha, Paulo César Oliveira; da produtora Danielle Athayde; e da ministra de Vivendas da Espanha, Beatriz Corredor.
 
A vice-governadora de Brasília Evelise Longhi, que participava da abertura da exposição, soube da prisão pelo próprio pianista que saiu direto da prisão para a Sala de Arqueria. Ela lamentou profundamente o incidente. Pablo recebeu também a solidariedade do presidente do BRB, Nilban de Melo, patrocinador da exposição.
 
Durante as cinco horas que ficou detido, Pablo Duque teve seu passaporte e bagagem de mão recolhida pelos agentes; foi interrogado por mais de meia dúzia deles e teve que mostrar várias vezes os mil euros que trazia para viver esses dias em Madrid. No final, ele ainda foi obrigado a comprar de uma assistente social espanhola, por 5 euros, uma ficha de telefone - JAZZCARD - para se comunicar com a embaixada brasileira e a produção da exposição.
 
Sua prisão não chegou a comprometer a abertura da exposiçâo que foi organizada em comum acordo com a Fundação Cultural Hispano-Brasilena. Mais as quase 300 pessoas que foram a abertura não puderam ouvir as músicas preparadas por Pablo, com as vozes de Oscar Niemeyer e o discurso de inauguração de Brasília feito por JK, que foi transformado em um moderno rap pelo músico brasiliense.
 
 

Nenhum comentário: