sábado, 8 de agosto de 2009

PORÃO DO ROCK CELEBRARÁ 50 ANOS DE BRASÍLIA

O 11º Porão do Rock que se realiza no início de setembro, em Brasília, será este ano um verdadeiro revival dos caminhos trilhados pelo rock brasiliense desde os anos 80, quando surgiu nas garagens da cidade a banda Legião Urbana e o poeta-roqueiro Renato Russo.
O porão que se aproxima terá participação das bandas Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, Plebe Rude, Little Quail, Maskavo Ruts, Raimundos, Natiruts. Todos se preparam para prestar uma grande homengem a Renato Russo, que em 2010 faria 50 anos.
Os roqueiros de Brasília, porém, ainda buscam auxílios e patrocínio para a realização da grande festa da juventude brasiliense. E atenção governantes e responsáveis pela festa de 50 Anos de Brasília. Para dar um força, o blog publica aqui alguns depoimentos que confirmam a força cultural do Porão do Rock. Vamos lá:

PITTY, cantora
 "Ter tocado no Porão no começo deste meu novo projeto foi não só importante como emocionante. Claro, desde muito tempo antes eu já conhecia o festival, através dos contatos que tinha na cena por conta da minha primeira banda, Inkoma. Tocar ali era sinônimo de moral para qualquer banda independente, bem como uma bela vitrine. Os line ups eram bons, estrutura idem. Quando soube que iria finalmente tocar lá- e no palco principal- fiquei eufórica e animada, disposta a fazer o melhor show da minha vida. É uma platéia exigente e que conhece música além das baboseiras que estão na moda ou somente na mídia, e eu sabia disso. Ano passado tocamos novamente e dessa vez junto com o Muse, banda que absolutamente adoro, e foi uma das noites mais especiais da minha carreira."
FREJAT, BARÃO VERMELHO
"O Porão do Rock é um evento que faz parte do circuito de renovação da cena musical brasileira formado por alguns festivais regulares fora do eixo Rio-São Paulo.
Exercendo esse papel ele tem uma importância tão grande ou maior do que os grandes espaços  brasilienses que recebem os nomes consagrados da nossa musica em Brasília, porque se estes sustentam o prestígio e a continuidade dos artistas já merecidamente reconhecidos,  o Porão, por sua vez, promove e estimula a renovação da cena musical em nível local e nacional sugerindo novos talentos e possibilidades futuras. Estive como membro do Barão Vermelho realizando o show final  da  noite de uma de suas edições e  todos nós do grupo sabíamos claramente  que a nossa presença  ali era a nossa forma de avalizar esse tipo de iniciativa tão saudável para a nossa musica."
 
SILVESTRE GORGULHO
"O Porão do Rock é a cara de Brasília. Acabei de fazer uma longa e
prazerosa viagem pela história do Rock candango ao ler o livro do Carlos
Marcelo "Renato Russo - O filho da Revolução". Fiquei ainda mais fascinado
ao perceber e entender melhor a perspectiva histórica, sociológica e
cultural que deu a Brasília o apelido de Capital Brasileira do Rock". 
 
PHILIPPE SEABRE, PLEBE RUDE
"Se o rock de Brasília dos anos 80 colocou Brasília no mapa musical, o Porão do Rock fincou a bandeira, consolidando de vez a cidade como a Capital do Rock".
 
"Brasília nunca teve festivais de Rock. Este foi o primeiro e desde então nunca deixou de acontecer. Brasília tem tradição em lançar músicos de Rock, mas é e sempre foi o Porão, o festival que honra essa história. O Porão do Rock é uma referência nacional, se você fala de festivais e fala de Brasília, todos sabem que é do porão que você está falando"
 
Gabriel Thomáz
Little Quail e Autoramas
"O Porão do Rock celebra todo ano aquilo que Brasília sempre foi... a cidade da Cultura e do Rock"
Digão
Raimundos
"A cena independente Brasileira não estaria com essa força e energia sem a mola propulsora que detonou toda essa nova paginação que assistimos agora. Como toda pioneira abriu caminho e agora abraça as novas propostas dos filhotes que gerou,  viabilizando a economia da única engrenagem insubstituível de sua produção: Nossos Músicos! é a cara do Brasil musical,  da Brasília Musical e Cultural da Brasília de Verdade, Viva o Porão do Rock!"
Maestro Rênio Quintas
Coordenador do Fórum de Cultura do DF
ALFREDO MANEVY, SECRETARIA DO MINC
"O Porão do Rock é um festival que marca a cena musical do país, numa capital que deu uma enorme contribuição para a evolução e contemporaneidade do rock nacional. A continuidade do "porão" diz respeito ao futuro do rock brasileiro e de sua fiel platéia de admiradores e fruidores." 
 

Um comentário:

Anônimo disse...

Fala Turiba,
andava sumido...
será que eu e o Arnaldo Brandão não poderíamos ir ao Porão do Rock levar nosso Rock'n'Poesia >> http://www.youtube.com/watch?v=2pXBahd9r-4

abs
tavinho paes