sábado, 22 de agosto de 2009

UM MOMENTO DE UNIÃO E MAGIA



O mundo do samba de Brasília esteve totalmente envolvido na organização e na concretização desta jornada de música, poesia, amizade e cultura que certamente entrará para a história da cultura brasiliense em seus 50 anos.
A começar pela disposição do secretário de Cultura Silvestre Gorgulho, que inteligentemente conseguiu uma aeronave asfáltica para levar a galera calanga ao planeta Beija-Flor de Nilópolis. Tudo aconteceu dentro dos conformes e com total segurança, o que foi fundamental para todos nós.
A força do Pará, diretor da União das Escolas de Samba, que mesmo ausente estava presente; do Moacir de Oliveira, incansável presidente da supercampeã ARUC; do maestro Evandro Barcellos e dos músicos que o acompanharam; do jovem sambista Daniel e de toda sua rapaziada; o brilho luxuoso da voz de Dhi Ribeiro.
Destaco o trabalho com meu parceiro Paulo Djorge que chegou uma semana antes no Rio e fez o que pode, só Deus sabe como. Das vozes de Makley Matos e das canárias Renata Jambeiro e Teresa Lopes (foto em destaque duplo), do Dr. da Cuíca. Para essas, terei para sempre uma bela dívida de gratidão.
Agradeço de coração a jovem professora de dança Yara Uchôa, que abrilhantou nossas apresentações em Brasília e, em especial, no clip que está no youtube. Yara apareceu e ficará para sempre na nossa lembrança. Quem a trouxe foi a amiga Help, que tratou de costurar as baitas que a rapaziada se apresentou no Rio. Valeu, Help. Valeu Yara!
Um agradecimento aos parceiros-apoiadores do Café Martinica, Açougue Cultural T-Bone, do Beirute, do antiquário Pé Palito, do Pau Brasília, do Bom Demais, do Feitiço Mineiro; da gráfica Charbel.
Dos artistas plásticos Omar Franco, Darlan Rosa, Galeno, Tarciso Viriato, do parceiro Resa, pau pra toda obra. De Vânia, da Stela que pintou as baitas. Da galera do Rio de Janeiro, força total. Enfim, do envolvimento de Brasília nesta histórica jornada cultural.
Isso sem falar da torcida carioca comandado por Claudio Barreto que se uniu dentro de um Land-Hover e seguiu a caravana brasiliense em todos os passos, do Leblon até Nilópolis. Das amigas e dos amigos que entrelaçaram-se para um apoio fundamental. Foi show de bola e valeu, galera sagrada.

4 comentários:

Anônimo disse...

Graaaande Turiba!

Deus salve o samba, Deus salva Brasíluia, Deus salve a Beija-Flor, Deus salve a poesia que nos une e nos acolhe.

Tens notícvia de "!nosso" Galeno? Mandou por a moldura?

Abraços.

PJ

it' s London disse...

A torcida carioca fez jorrar leite mel por toda Nilópolis. Parabéns pela atitude, pela festa, por trazer a cultura de Brasília para o carnaval do Rio. Abraços dos amigos da Eurofort. Chora cavaco, vai!!!!!

Anônimo disse...

Luís Turiba vc é nosso herói valeu!!!!!!!!!!!

Atenciosamente,
Luiz Amorim

Anônimo disse...

Querido Amigo Turiba,


foi muito divertido e emocionante nosso encontro no Rio
do Aeroporto Santos Dumont até a quadra da Beija Flor.
O tratamento foi mais que Vip ,foi de autoridade.
Torcer por um samba meu (como se fosse) na quadra
junto com Selminha Sorriso ,Neguinho da Beija Flor,
mine passistas,passistas profissionais e a bateria da Escola.
Foi o máximo . Foi um pódio de emoções.
Vamos gravar estes sambas para os brasiliense.
Vamos distribuir este e todos os sambas comemorativos
dos 50 anos em Brasilia.É o começo das comemorações
Conte comigo
Um abraço querido
Claudio Barretto