domingo, 12 de setembro de 2010

POETAS RECITAM EM INSTITUTO PARA FILHAS DE DOMÉSTICAS




Foto Eraldo Peres: Angélica Torres Lima, Amneres e Bic Prado. Atrás: Nicolas Behr, Cristiane Sobral e Luís Turiba.

Poetas recitam em Instituto de formação para filhas de domésticas
Integrantes do grupo OiPoema adotam entidade carente do Lago Sul - DF

Brasília, 12.09.2010 – O DF e seus contrastes surreais: quem pensaria que em pleno Lago Sul, bairro burguês de Brasília, uma congregação de apenas sete freiras vive e mantém, sem apoio financeiro sistemático oficial, uma entidade socioeducativa voltada à complementação da formação de filhas de empregadas domésticas que trabalham na região? Ao procurarem uma escola da periferia para adotar como voluntárias e saberem da existência do projeto do Instituto N.Sª da Piedade (INSP), as poetas Angélica Torres Lima e Cristiane Sobral não hesitaram: adotaram a instituição e lá irão se apresentar em recital, pela primeira vez, nesta 3ª feira (14.09), às 15h, para as turmas de crianças da 3ª e da 4ª séries.

Partiu do grupo OiPoema essa inédita contraproposta ao Fundo de Arte e Cultura (FAC-SEC/DF), de atuação voluntária em prol de escolas de regiões carentes (ou de instituição carente em região abastada), pelo apoio à publicação de seus novos livros, a serem lançados no próximo dia 28.09, sob o selo da Coleção OiPoema. Cada um dos integrantes, Luís Turiba, Nicolas Behr, Amneres, Bic Prado, Cristiane Sobral e Angélica Torres Lima, adotou uma instituição para promoverem recitais, doação de livros, oficinas de poesia, com os alunos. Luís Turiba, coordenador do OiPoema, advoga que é mais importante ajudar na formação de carentes do que ser presidente, "porque a educação desvia as crianças da rota do tráfico e da prostituição". No recital de terça-feira, além de leitura e performance de poemas, Angélica e Cristiane vão conversar e propor dinâmicas sobre a matéria poética com as alunas, que têm entre nove e 11 anos de idade.

 "Ficamos muito felizes de saber que o Instituto N.Sª da Piedade será presenteado com o projeto de poesia de vocês, que enriquece a Instituição e as crianças ao participarem do mesmo", reagiu a diretora ao saber da proposta. Irmã Conceição Oliveira quer, no entanto, a participação de todo o grupo no trabalho educativo do INSP, que mantém hoje 130 crianças, conta com o apoio assistemático de 20 voluntários e tem sido amparado por pessoas da comunidade do Lago Sul e filantropicamente pelo Movimento Maria Cláudia Pela Paz, por iniciativa da pedagoga Cristina Del'Isola.

Com a tragédia do assassinato da filha Maria Cláudia, Cristina Del'Isola sustentou-se nas ações beneficentes do Movimento, entre elas o apoio, via promoção de feiras, quermesses e brechós, em favor do belo Instituto, instalado há 48 anos na chácara 7 da QI 5 do Lago Sul, e mantido a duras penas pelas Irmãs Auxiliares N.Sª da Piedade. No final do ano passado iniciaram-se as obras de recuperação das instalações do Instituto e em maio foi inaugurada a biblioteca, que contou com doações de livros por parte de integrantes e simpatizantes do Movimento da família Del'Isola, entre eles, diversos escritores e artistas da cidade.

O recital poético da também atriz e professora Cristiane Sobral e da jornalista Angélica Torres Lima será realizado no espaço que recebeu o nome de Biblioteca Maria Cláudia, em homenagem à jovem de 22 anos, imolada pelo caseiro da família por manobra maquiavélica da empregada da casa. Cristina Del'Isola tem, portanto, forte motivo para apoiar a oferta de boa formação a filhas de domésticas pelo INSP, e o grupo OiPoema se dispõe a colaborar com a iniciativa.

Divulgação OIPOEMA; mais informações com Luís Turiba, 61 9826.0222.

 

3 comentários:

Anônimo disse...

Tenho acompanhado a troca de e-mails entre vocês integrantes do OIPOEMA e confesso que estou muito emocionada e encantada com a energia que rola entre vocês. É uma outra realidade, um grupo unido em prol da cultura e da arte com o objetivo de levar emoções puras para os mais necessitados. Simplesmente doam-se para o próximo com toda alegria e entusiasmo. Um verdadeiro contraste com a minha realidade de trabalho, ja que sou bibliotecária da Camara Legislativa. Imagine o que presencio aqui, talvez por isto que a minha admiração só aumenta em relação ao que vocês vivem. Só tenho que agradecer e muito, em nome do Movimento Maria Cláudia, a participação tão verdadeira do OIPOEMA na vida destas meninas vítimas de um perverso sistema político onde me encontro em meu atual estágio de vida. Estou torcendo para tudo continuar dando certo e amanhã será um dia inesquecível para todas nós. Boa sorte!

Rosangela para Angélica

Anônimo disse...

Angélica, Turiba, Nícolas... Parabens pelo trabalho no INSP. Vou separar livros para a Biblioteca, abraços,

Maria Duarte

Anônimo disse...

Angélica, Turiba, Nícolas... Parabens pelo trabalho no INSP. Vou separar livros para a Biblioteca, abraços, Maria Duarte