terça-feira, 1 de maio de 2012

A COPA DO PONTA-PÉ NA BUNDA

 
 

RENATO RIELLA

COITADA DA FIFA!


A Fifa tenta levar o Brasil a sério e até ameaça dar um pontapé na bunda dos brasileiros, para que a Copa do Mundo de 2014 ande no ritmo europeu (sueco ou francês, ou alemão).

Coitada da Fifa! Os brasileiros, desde pequenos, têm a bunda blindada e até são chamados, como elogio, de CDF – que significa "c. de ferro". Não há pontapé europeu que nos abale.

A Fifa verá que, no Brasil, até os gandulas roubam (imaginem os/as bandeirinhas!) Por aqui criou-se a figura do gandula que solta ou segura a bola para ajudar um time preferido, situação que um inglês, por exemplo, nunca seria capaz de criar. Eles não têm imaginação!

No Brasil, não! Imaginem os mascotes que vão entrar com jogadores famosos na abertura dos jogos. Imaginem bem quem serão! Claro que as amantes dos presidentes de federação indicarão seus filhos para esta enaltecedora tarefa. Se Carlinhos Cachoeira estivesse vivo também teria mascotes a sugerir, pois a garotada precisa ver Messi e Cristiano Ronaldo de perto, ora essa!

E os cambistas? Dá para acreditar que no Ceará, na Bahia ou no Rio de Janeiro não haverá gente do povo, flanelinhas e batedores de carteira, vendendo pelo triplo do preço ingressos para os principais jogos? Não há Fifa que consiga neutralizar os cambistas brasileiros, os mais eficientes do mundo.

Não sei como as charangas vão conseguir entrar nos estádios, mas aqueles tocadores desafinados de trombone, do Vasco ou do meu Bahia, certamente estarão instalados nas arquibancadas, tocando sambinhas e hinos dos principais times. A Fifa que tente impedi-los, dando-lhes suaves pontapés nos traseiros.

OBA! PONTO FACULTATIVO

Nos dias de jogos, aqui ou ali, haverá ponto facultativo, essa inacreditável invenção brasileira, que deixa a gente sem trabalhar, sem ser feriado. Como explicar isso aos posudos representantes da Fifa? Eles nunca acreditarão que o povo estará liberado para brincar, torcer, comemorar e criar confusão nas entradas dos estádios. Sem que nenhuma lei autorize isso: é facultativo!

Outro grande trunfo brasileiro é a venda de camisas. Barcelona, Milan, Seleção Argentina, Flamengo, Seleção Francesa e principalmente a Canarinha estarão bem representados do lado de fora dos estádios, por gente que venderá camisas semi-oficiais (falsificadas, é claro). Nem se trouxer a Scotland Yard ou a CIA a Fifa conseguirá impedir essa prática secular, que democratiza o uso dos grandes esquadrões pelos pequenos brasileiros.

O Brasil é diferente. Você acha que haverá caos nos aeroportos? Tenho certeza que não. Na reta final, as alfândegas vão aplicar o liberou-geral. Quem demora duas ou três horas para sair dos aeroportos, depois de viagens internacionais, vai chegar às ruas em 10 minutos. Isso sem que o Brasil faça maiores investimentos, nem planejamento especial, e sem aumentar o pessoal, pois não dá mesmo tempo para contratar e treinar tanta gente.

A Fifa preocupa-se em permitir a venda de cerveja nos estádios, porque uma marca de bebida patrocina a Copa. O brasileiro não está nem aí e bebe todas do lado de fora, antes dos jogos, com ou sem lei. Aqui vale tudo.

Portanto, não venham chutar a nossa bundinha brasileira à toa. Sabemos bem como fazer uma Copa, ao nosso estilo.

Depois da Copa, muito europeu talvez resolva ficar para sempre no Brasil, um país onde tudo é possível. Onde há muito tempo já se cantou que é proibido proibir.

VAMOS TREINAR OS GANDULAS!

E o técnico Mano Menezes, se sobreviver, não esqueça: é preciso treinar bem os gandulas, pois eles podem ser decisivos. No domingo passado já foram, em diversas partidas. Quem quiser que não acredite nessa tática mortal, infalível e brasileira...

Nenhum comentário: