quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

CASTIGO À TORCIDA DO CORINTHIANS É A "UPP" PARA NOSSOS ESTÁDIOS

ZICO SIM, VIOLÊNCIA NÃO

Luis Turiba

Recebo do meu amigo e poeta Adeilton Lima um belíssimo texto falando desse lindíssimo senhor que também enfeitiçou meu coração rubro-negro na minha juventude. Com Zico, fui e fomos CAMPEÕES DO MUNDO. Zico é sinônimo de emoção, alegria, dignidade e lindos gols. Por isso, compartilho tudo isso aqui e no meu blog tudo isso - www.blogdoturiba.blogspot.com

A torcida do CORINTHIANS também foi CAMPEÃ do MUNDO recentemente no Japão. Como a rubro-negra, é uma torcida maravilhosa, empolgante e que pulsa o tempo todo.

Mas não podemos aceitar ASSASSINOS em nossas torcidas. E o que a torcida do Corinthians fez na Bolívia foi um involuntário ASSASSINATO de um jovem torcedor boliviano, um menino cheio de sonhos e futebol na cabeça e no coração. 
Por esse crime, a torcida do Corinthians foi (merecidamente) banida da Taça Libertadores da América. O que pode parecer um absurdo, na realidade é um merecido castigo. Estádios de futebol são arenas de arte e ZICO (assim como Sócrates) sabe disso. Não cabe mais no futebol mundial hordas de vândalos armados de sinalizadores e outros petardos mortíferos.

As torcidas dos clubes brasileiros - Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Botofogo, Vasco, São Paulo, Fluminense, Sports, Grêmio, Atléticos, etc, etc - estão repletas de ASSASSINOS em potencial. Basta lembrar as porradarias depois dos jogos.

E os dirigentes e os torcedores de boa índole (99,9% deles) têm (temos) que banir esse tipo de comportamento de nossos estádios. E isso tem de ser JÁ. Temos pela frente a Taça das Nações e no ano que vem a Copa do Mundo.

Foi duro o castigo para os corinthianos? Foi. Mas foi exemplar e que a lição seja aprendida. Se não, de que valeu o exemplo de Zico, que estará completando 60 anos de vida?

Nenhum comentário: