quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

PRIMEIRO BARCO ELÉTRICO E AUTO-SUSTENTÁVEL É CONSTRUÍDO NO BRASIL

UM BARCO AUTO-SUSTENTÁVEL

O primeiro barco brasileiro auto-sustentável, o Solaris, com 7 metros e meio, está sendo construído na marina do Clube São Cristovão na entrada da Ilha do Governador. Ele deve ficar pronto até maio deste ano, quando começa a velejar.

O barco terá motor movido a eletricidade, com captação de energia solar, e será uma célula de sobrevivência, pois sua base será de garrafas PET, o que o impede de afundar.

O proprietário do barco é Fernando Santos e a construção está sob a supervisão de John Matheson. No dia 21 de dezembro, pouco mais de três meses após o início da obra, Fernando convidou seus amigos para o churrasco da virada do casco.

Fernando Santos tem uma ótima noção de como se deve tocar uma obra. Em vez de seguir uma trilha linear, queimando uma etapa de cada vez, ele vai adquirindo simultaneamente todos os equipamentos do barco para que quando a obra esteja concluída seja só instalar os equipamentos e sair velejando.Nessa hora o fato do projeto ser muito bem detalhado, e possuir uma lista completa de materiais e equipamentos, ajuda bastante a quem deseja antecipar o lançamento.

Ele pretende fazer o possível para que em abril ou maio esteja navegando. Motor elétrico, quilhas, lemes, ferragens e acessórios já foram adquiridos. A mastreação também já foi encomendada. Até o fogão a álcool Origo recomendado no projeto já foi adquirido, de modo que não é sonho de uma noite de verão que ele possa estar navegando no fim do outono.

Fernando também teve uma brilhante ideia, a qual se encaixou como uma luva no espírito da classe. Em vez de usar espuma para encher os compartimentos estanques do barco que lhe asseguram sua flutuação positiva em caso de inundação, está usando garrafas PET para fazer esse serviço.

As garrafas além de serem de graça e seu aproveitamento ajudar o meio ambiente, elas não absorvem uma gota d'água sequer. A ideia é tão boa que iremos recomendar essa solução no roteiro de construção do projeto.

http://www.yachtdesign.com.br/img/pp25/2ca3184d.gif

Solaris já apoiado em suas duas quilhas. Essa foi a primeira vez que um Pop 25 testou essa condição de não necessitar de berço para se apoiar. Na foto aparecem: Roberto Barros, da equipe de B & G Yacht Design, e Fernando Santos, o de camisa branca. Cortesia: Fernando Santos.

O que já ficamos sabendo ao visitar o Solaris é que o barco se apoia muito bem em suas duas quilhas e que seu interior é surpreendentemente volumoso para um veleiro de 25 pés. Agora, a cada novo dia iremos saber mais novidade sobre a classe, a mais esperada delas sendo a primeira inauguração de um dos barcos, que no dia de hoje parece que irá acontecer com o Horus.

 

Nenhum comentário: