segunda-feira, 18 de julho de 2011

COPA E OLIMPÍADA EM DOIS ANOS....IMPOSSÍVEL....



do blogdoriella
 
18/07/2011 20:39

RENATO RIELLA


COPA E OLIMPÍADA? IMPOSSÍVEL!

Qual país teria condições neste momento de sediar, no espaço de dois anos, uma Copa do Mundo e uma Olimpíada? Não vale responder Brasil, pois, em relação à nossa nação, qualquer raciocínio responsável dirá que NÃO.

Na verdade, não há qualquer país em condição de produzir essa proeza que o presidente Lula, num rasgo de entusiasmo alucinado, decidiu assumir.

Pesquisando na história das duas competições, vemos que apenas duas vezes isso aconteceu.

Os Estados Unidos sediaram uma Copa em 94 e dois anos depois, fizeram a Olimpíada de Atlanta. Mas isso foi uma década antes da crise econômica que desnudou os americanos, hoje à beira de uma moratória (depois de tantos abusos que cometeram, rasgando dinheiro – BEM FEITO!).

Outro país que desafiou o bom senso foi a Alemanha (antes da incorporação penosa da facção oriental). Esse país sediou a Copa de 74, tendo recebido dois anos antes a Olimpíada de Munique.

Vejam bem. Na década de 90, os Estados Unidos davam a sensação ao mundo de que viviam deitados em riqueza, como se fossem uma eterna piscina de dinheiro do Tio Patinhas.

E a Alemanha, na década de 70, antes da queda do Muro de Berlim, era símbolo de finanças bem administradas.

Nenhuma outra nação teve coragem de brigar por uma Copa e uma Olimpíada no espaço de dois anos, como o Brasil sonha em fazer. Só que hoje o mundo está quebrando - e a qualquer momento tudo pode ficar muito difícil, em todos os cantos do mundo.

Isso seria pouco, se o presidente Lula não tivesse assumido compromissos bilionários com dois superprojetos monumentais: o Pré-Sal e o PAC 1 e 2. Para completar, o Brasil pilota uma dívida interna de R$ 2 trilhões, que gera despesas de cerca de R$ 200 bilhões por ano apenas para a sua administração (juros, etc).

Com a subida gradual dos juros, os compromissos ficam ainda mais elevados, mas temos de organizar uma Copa e uma OIimpíada, tarefa que nenhuma nação do mundo (muito menos o Brasil) consegue concretizar neste momento de crise. Nem se Deus fosse mesmo brasileiro nos faria essa concessão imprudente.

É muito mais fácil a Seleção de Mano Menezes aprender a bater pênaltis do que o Brasil cumprir essas duas missões impossíveis. Para completar, as máfias que dominam o futebol impuseram a escolha de doze sedes para a Copa do Mundo brasileira.

Tentaram passar a idéia de que a escolha de 12 sedes obedecia a imposições políticas, mas não tem nada a ver. O objetivo é somente produzir a construção de pelos menos 12 estádios, 12 aeroportos, dezenas de VLTs, e muitas outras fontes de renda para uns e outros.

A presidente Dilma Rousseff, se ler este comentário, vai se assustar. Provavelmente chamará o ex-presidente Lula e dirá: "Onde você estava quando armou esse quadro surrealista, Lula, sem ser nenhum Salvador Dali?"

Nenhum comentário: