Fifa oficializa Rio como sede do Centro Internacional de Transmissão da Copa de 2014
Em evento marcado por algumas gafes, o presidente da entidade, Joseph Blatter e o presidente da CBF e do COL, Ricardo Teixeira, assinaram o termo de compromisso que oficializa o Rio como sede do IBC
Reprodução/ESPN
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o presidente do Comitê Organizador Local (COL) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, assinaram nesta sexta-feira o termo de compromisso que oficializa o Rio de Janeiro como sede do Centro Internacional de Transmissão (IBC) e também do próprio COL.
No evento, estiveram presentes também o prefeito do Rio, Eduardo Paes, o governador do estado, Sérgio Cabral, além do secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke. Durante os discursos, Paes anunciou que mais do que sede do IBC e também do sorteio dos grupos das Eliminatórias da Copa, o Rio de Janeiro tentará também receber o sorteio que definirá os grupos do prório Mundial.
"O Rio de Janeiro se esforçou desde o primeiro momento para ter esse papel de protagonista. Essa assinatura é mais uma grande conquista. Teremos o centro de mídia, a sede do comitê, a abertura, o sorteio das eliminatórias e ainda estamos lutando pelo sorteio final, em dezembro de 2013", declarou Paes.
Outro discurso que chamou a atenção no evento foi o de Blatter, que arriscou algumas palavras em português e até acabou cometendo um deslize, chamando Sérgio Cabral de vice-governador por duas vezes. Fora isso, a autoridade máxima da Fifa elogiou o Brasil e disse que o país só tem a ganhar sediando eventos como a Copa e a Olimpíada.
O Brasil hoje em dia, não apenas no esporte mas especialmente na economia, é uma potência. Com esse evento vocês terão a oportunidade de mostrar a força desse país, dessa população e dessa mistura de culturas", disse, usando um português mesclado com um pouco de espanhol.
Algumas outras gafes que marcaram o evento no Rio de Janeiro aconteceram por conta de outros imprevistos. Na hora dos discursos, o sistema de tradução simultânea para Joseph Blatter falhou, e o suíço teve de tentar entender tudo em português mesmo.
Além disso, logo no início da cerimônia, Eduardo Paes brincou com Joseph Blatter, ao receber de presente uma flâmula e uma medalha da Fifa. Ele disse: "Essa aqui eu vou derreter e vender", e ambos deram risada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário