quarta-feira, 14 de março de 2012

DEZ POEMAS DE AMOR, de Luis Turiba

 
1- O que é o Sol?
Quando Deus criou o mundo
Bordou no céu as estrelas
Salpicou pelos caminhos
Os rios e as montanhas
As plantas e os animais

Por último Deus fez o hoem
E depois foi descansar

Então se pôs a pensar
No quando o homem criado
Iria amor e sofrer

Uma lágrima rugiu de seus olhos
Esta lágrima é o Sol

(poema oral búlgaro do século V)


2- Ato íntimo
Antes do banho
m´imbainha
m´imbainha
m´imbainha
meu calor

Durante o banho
m´inlavinha
m`inlavinha
m´invalinha
minha flor

Final do banho
m´inxuguinha
m´inxuguinha
m´inxuguinha
meu ioiô

Após o banho
m´invistinha
m´invistinha
m´invistinha
meu amor

3 - Terrorismo
Explosões:  fim de mundo
no amor há vermelho
a cor do Sol: narciso
como um céu: espelho


4-  Verso míssil
Quisera fazer um verso
com a sublime arritmia do amor
um verso míssil
neurastênico e febril
ar do dia anterior à criação do universo

Um verso instantâneo e uno
momento raro
como em Let It Be
(um órgão clássico bachiano
entrelaça-se ao solo rock da guitarra de Harrison)
perfeita harmonia, divino encaixe

Ficam as lembranças
das perfeições carnais
como notas musicais

Ah, meu grande amor!
erguerei um dia tamanho verso
nanico faminto camundongo e sábio
como um menino de rua brasileiro

Um verso de trivela
transverso e subversivo
acorde de uma nuvem cor-de-rosa
cheiro da cor da maçã
o gosto do suor e dos raios de vida que transitam por nossos corpos

Um verso de fogo e batom
histórico histérico e erudito
alexandrino perfeito
tão alexandrino como teu nome de solteira
tão perfeito e feroz
como as garras de um tigre faminto
rasgando a alma de sua presa



5 - Psiu
a gata
siamesa
está
no
cio
.
.
.
...psiu...
.
.
esse silêncio
é nosso
.
.
quem te
viu
.
.
quente
é o
vosso...
-AMORAR
Bendito beijo na boca de um amor que a si
se basta dois corpos uma só flecha um sopro
um impulso nada o acalma o tiro do sono
de um misto de almas que é um ente vivo que
borda e pinta a fantasia com morangos na pele
& azula a Terra com mel e pula-pula – ora
ninguém segura o pulsar apaixonado de um
coração apaixonado – oh o amor, meu Deus -,
como é bom amar passear nas nuvens sentir
o cheiro da maçã o dando está todo a ocupar
o vazio do poema como um frio gélido subindo
espinha acima assim com aquele riso que nasce
sozinho e amigo:
amorô
amorradíssimo
amoradão
amor grã
amor in
amor vermelho de campari com limão
amor zum
amor zaun
amor zum zum
amor zim zim
amor doce de leite
amor azeite (quente)
amor chocolate de bombom
amor de doer, de gritar, de ficar
sem falar sem comer sem dormir
amor hê!
amor ah!
amor de ninhos
amor de filhos
amor é coisa alegre
amor é coisa triste
amor é muito mais
eu que o vi quero vê-lo: vísse!

7- Soneto da gula cósmica
p/ Vânia

A lua noiva se encheu de gula cósmica
Dos Baixos Gáveas aos Altos Paraísos
Floresta tua mística pulsa polvorosa
De tantos pius uivos silvos ais gemidos

Havia algo a mais no céu além da noite
Pra lá dos discos voadores e das mandalas
O sol engolido em seco e o bicho solto
E eu ouvindo estrelas em tuas sandálias

Tua aninha se aninhou em meu aninhante
Nhô nô sabia um quatro e não mais sozinho
Olhos de milho que brilham em voz arfante

Goya goiana ioga flora, meu araçacinho
Brinco de água, bacupari, ingá. Avante!!
As tuas trilhas trilharam meus caminhos

8 - O poeta e a alquimista
bebo água como te bebo
límpida líquida corrente
cada gole goela abaixo
fluidos positivos de saúde
suor e saudades
folhas cubram
nossos caminhos
de clorofila e paixão

9 - Bolas de gudi
Ainda não aprendi teu nome
Mas já sei (quase) tudo sobre
O foco disforme deste olhar nobre
Confesso – quando me olhaste
Uma corrente de vácuo me tirou o sono
Teus olhos me transmitem o frescor das grinaldas
Teus olhos – o brilho insano das estrelas vadias
Teus olhos – o descompromisso da gota de orvalho
Teus olhos – a calor veloz da bola rumo ao gol
Teus olhos fortes de ver alem
Eles desfocam o meu ser
Fita-los ate por eles ser fritados
Desafiá-los até por eles ser desafinado
Meus olhos nos olhos teus
E puro mel pro meu software

10 - Garota do Parque
Toda vez que
estou no parque
e você passa
no seu compasso de garça
todo parque se disfarça
em farta passarela
tudo pira tudo paira
a tua espera
do pedalar da sandália
ao coração da donzela
sopra o verde
sopra o parque
sopra o tempo
só pra ela
toda vez que você parque,
Já era...........

--
Ou a gente se Raoni
Ou a gente se Sting

                        Luis Turiba

3 comentários:

Anônimo disse...

amigo turiba,
escolhi quatro; dois que já conheço - atointimo e garota do parque ( este musicado por renato matos )
e mais dois, soneto da gula cosmica e verso missil...

valeu. grande abraço,do nicolas

Anônimo disse...

vai la: ja que tem que escolher 5...

4-5-6-7-10 meus preferidos.


beijos!

lucinha

Anônimo disse...

pro meu gosto ficam: 1,2,3.7 e10.
sodade tamém,
beijoca

Angélica