Na Paris do início do século passado não havia correção digital para o corpo feminino. Era o nu mais puro que ele pintava
Luis Turiba
Amedeo Clemente Modigliani é o pintor que captou "as almas" nas mulheres daquela inesquecível Paris das primeiras décadas do século passado. Quem assistiu "Meia Noite em Paris", sabe do que estou falando.
No seu tempo, não havia fotoshop. Graças a Deus! Talvez, por isso, suas mulheres são mais mulheres, mais carnais, mais humanas: gordinhas, com dobrinhas e banhinh...as; celulites e estrias, pentelhudas, muita parecidas com as que vemos normalmente nas praias cariocas; embora os olhares sempre lânguidos e oferecidos de paixão e tesão; clima da época.
Foi essa "boa crueldade" o que mais me chamou atenção na exposição "MODIGLIANI: IMAGENS DE UMA VIDA", no Museu de Belas Artes, Avenida Rio Branco, centro do Rio, a dois quarteirões do meu trabalho.
Me dei de presente essa visita no dia de hoje, 14 de março, DIA DA POESIA.Ver mais
Amedeo Clemente Modigliani é o pintor que captou "as almas" nas mulheres daquela inesquecível Paris das primeiras décadas do século passado. Quem assistiu "Meia Noite em Paris", sabe do que estou falando.
No seu tempo, não havia fotoshop. Graças a Deus! Talvez, por isso, suas mulheres são mais mulheres, mais carnais, mais humanas: gordinhas, com dobrinhas e banhinh...as; celulites e estrias, pentelhudas, muita parecidas com as que vemos normalmente nas praias cariocas; embora os olhares sempre lânguidos e oferecidos de paixão e tesão; clima da época.
Foi essa "boa crueldade" o que mais me chamou atenção na exposição "MODIGLIANI: IMAGENS DE UMA VIDA", no Museu de Belas Artes, Avenida Rio Branco, centro do Rio, a dois quarteirões do meu trabalho.
Me dei de presente essa visita no dia de hoje, 14 de março, DIA DA POESIA.Ver mais
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