sexta-feira, 23 de março de 2012

TOCA RAAUUUUUUULLLLLLLLLLLLLLLL - UM FILME IMPERDÍVEL


"-Faze o que tu queres,
Há de ser tudo da lei"

"Raul – o início, o fim e o meio", filme-documentário de Walter Carvalho, que estreiou hoje nacionalmente, tem perfil para se tornar um filme Cult, desses que são permanentemente assistidos por milhares e milhares de pessoas que amam e cultuam a música de Raul Seixas. Afinal, suas músicas fizeram sucesso do Fantástico, na Globo, ao garimpo de Serra Pelada.
 
Hoje, uma hora antes do Cine Odeon abrir, cerca de 50 pessoas já estavam na fila. Assisti ao documentário no Festival de Cinema do Rio, em dezembro. Na ocasião, no final da apresentação de quase duas horas, o público que lotou o Cine Odeon, na Cinelândia, aplaudiu calorosamente de pé a obra aos gritos de "Toca Raul", "Viva Raul". Caetano Veloso e Patrícia Pilar estavam entre os que vibraram.
Walter Carvalho, irmão mais novo de Vladimir Carvalho, acertou à mão. Levou perto de quatro anos para fazer o filme: dois filmando e quase dois montando. Mas conseguiu reunir com riqueza de detalhes tudo que se tinha sobre o roqueiro baiano.
Depoimentos riquíssimos sobre o autor de Gita, Ouro de Tolo, Metamorfose Ambulante, Mosca na Sopa e o eterno Maluco Beleza, foram colhidos por parceiros, parentes, amigos, ex-mulheres.
Falas como as do escritor Paulo Coelho, parceiro de Raul; do jornalista Nelson Mota, Caetano Veloso, Tom Zé e Marcelo Nova; além de
todas as cinco ex-mulheres do cantor, especialmente o dramático e verdadeiro depoimento de Lena Coutinho, sua última viúva, que confessa ter perdido a batalha (e Raul) para as drogas.
"Raul" estreiou agora atraindo esse povão apaixonado pelo seu canto, suas lições, mensagens e ensinamentos. Assim, o Festival de Cinema do Rio, que começou com o mito do espanhol Almodóvar, terminou com outro mito, o inventor do rock brasileiro, o baiano fã de Luiz Gonzaga e Elvis Presley, Raul Seixas. E todo o cinema, com lágrimas nos olhos, cantou "Rauuuuuuulllllll", um filme que não dá pra perder.
 

Nenhum comentário: