quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

ARUC SE CONSAGRA COM A 30ª ESTRELA NO CARNAVAL


Escola de samba do Cruzeiro foi a quarta a desfilar na noite de ontem (16) e levou o título conquistando público e jurados

 

A Aruc foi consagrada a grande campeã do carnaval 2010 do DF, conquistando sua 30ª estrela. O campeonato foi regado com muita emoção durante toda a apuração. A escola levou 10 em todos os quesitos avaliados pelos jurados. Quando a última nota foi divulgada todos já começaram a pular, gritar e a se abraçar. Em seguida, completamente emocionados, os representantes da agremiação começaram a contar: 1, 2, 3... 28, 29, 30! E a emoção foi geral! O presidente da Liga teve que chamar o Moa (Moacir, presidente da Aruc) diversas vezes no microfone para que ele pudesse subir ao palanque para receber o troféu. A emoção era tanta que por um momento a escola acabou esquecendo-se dele.

 

"Esse é o resultado natural de muito trabalho e dedicação da comunidade do Cruzeiro. É natural que as outras escolas não gostem do resultado, mas pra ser diferente alguém tem que fazer melhor que a ARUC, quem sabe no ano que vem" – afirmou o presidente Moa. Quem assistiu ao desfile do Grupo Especial e/ou acompanhou a apuração sabe o quanto a conquista foi apertada. A noite do desfile do Grupo Especial foi marcada pela forte concorrência. Todas as escolas investiram em fantasias luxuosas, carros com alegorias móveis e efeitos especiais, criatividade nas comissões de frente e sambas-enredo que contagiaram as arquibancadas. Na apuração, que aconteceu na Praça do Cidadão em Ceilândia, a disputa também foi acirrada – 1,1 ponto separou a campeã da terceira colocada. E quem também saiu ganhando foi Brasília, a aniversariante homenageada em desfiles espetaculares, dignas do tradicional carnaval carioca.

 

O enredo da Aruc foi "Brasília mística, os mistérios da capital dos sonhos". Com ele a escola encantou o público desde que a comissão de frente entrou na pista. Um balé muito bem coreografado representou Dom Bosco, JK, Dona Sara e os candangos que vieram dar forma ao sonho da nova capital.  O refrão "Aruc dá um show / pra conquistar seu coração" mostrou que não era mentira. Fantasias luxuosas e a participação da galera nos 60 minutos foram eletrizantes. A rainha e a madrinha da bateria foram outros destaques. As duas estavam muito entrosadas e encheram o desfile de simpatia. Além disso, a escola trouxe também uma ala inteira só com charmosas passistas. A inspiração do enredo no Egito estava presente em um carro com uma pirâmide, na fantasia da bateria e de algumas alas. O pique da escola se manteve até na dispersão, onde o clima de emoção reafirmou a confiança da agremiação do Cruzeiro pela 30ª estrela.

 

Quem cai para o grupo de Acesso I são os Dragões de Samambaia, que ficaram com 188,5 pontos. E trocando de posição com os Dragões, os Acadêmicos da Asa Norte foram os campeões do Acesso I e desfilam em 2011 no Grupo Especial. Robson Farias de Souza, o presidente da escola que sobe, afirmou "que a comunidade está unida e que a Asa Norte está em festa. A nossa é a única escola a conquistar dois jubileus, um há 25 anos e outro hoje. A Asa Norte não é escola de elite, é popular como as outras."

 

A escola rebaixada do Grupo de Acesso I foi a Unidos do Riacho Fundo. E quem sobe do Acesso II é a Mocidade de Valparaíso. Seu presidente, Luiz Antônio dos Santos, o Lubumba, disse que "o título foi conquistado com muita garra. O mérito é das costureiras, dos sambistas, da bateria e de toda a comunidade que trabalhou 25 dias e noites." Ele completou: "para o ano que vem a expectativa é de um carnaval ainda melhor. Apresentaremos nosso samba enredo já em junho deste ano para facilitar a captação de recursos, assim não dependeremos tanto do patrocínio do GDF."

 

Finalizando o carnaval 2010, o presidente da Liga Uniesbe (União das Escolas de Samba e Blocos de Enredo do DF), Geomar Climintino Leite, o Pará, "é importante enaltecer o esforço e o trabalho das comunidades em prol da grande festa." Mas ele fez questão de reprovar a ausência de autoridades locais. "Foi um desrespeito o representante da Brasiliatur não estar presente na apuração do carnaval de Brasília, mas o mesmo esteve presente na apuração do carnaval carioca."

 

Informações da Assessoria de Imprensa Liga Uniesbe

(61) 8104-9065 Marco

(61) 8102-8646 Filipe


Nenhum comentário: