sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

PRISÃO DE ARRUDA NÃO VAI ATRAVESSAR O SAMBA DA BEIJA-FLOR

Por Luis Turiba
 
Parece coisa de filme de suspense ou enredo de escola de samba.
Arruda é preso a menos de 48 horas do carnaval, cujo um dos desfiles mais esperados - o da Beija-Flor - homenageia Brasília e de certa forma foi patrocinado pelo seu governo.
 
Se continuar preso durante o reinado de Momo, terá o direito de assistir o desfile pela Globo, pois tem diploma de engenheiro, é ex-governador e pode ter TV na cela. Sorte a dele.
 
De qualquer maneira, matéria de O GLOBO de hoje (12.02) garante que integrantes da Beija-Flor não temem nenhum represária do público. Também pudera: a Beija-Flor vai cantar Brasília e não Arruda. Quem vai cantar Arruda são os blocos caricatos do DF e do Rio.
 
Acompanho esse enredo da Beija-Flor desde o início e sei que o público carioca não irá vaiar a Beija-Flor, que irá desfilar lindamente. Brasília é maior do que essa sujeirada toda que está aí,Arruda na frente.
 
Selmynha Sorriso, porta-bandeira da escola, uma extraordinária mulher em todos os sentidos - beleza, consciência, cidadania, responsabilidade social - sofreu muito com tudo isso, mas está absolutamente consciente e translúcida diante do traumático episódio:
 
"A capital não se resume somente a ele (Arruda). São 50 anos de história.O sonho construído por homens como Juscelino Kubitaschek e Oscar Niemeyer será destruído por causa de uma pessoa? Claro que não. Esse episódio político não vai nos atingir.A escola desfilará para ser campeã", disse ela a O GLOBO.
 
Alexandre Louzada, o carnavalesco, também é claro:
 
" O Arruda não desfile.Não faz parte do nosso enredo. Não temos nada com isso."
 
Laíla, o diretor de carnaval da escola, também não se abalou:
 
"Não temos nada a ver com mensaleiros, dinheiro na cueca.Fizemos apenas um contrato que foi cumprido e pronto. Não falaremos nada em relação a política."
 
Nem o cantor símbolo da escola, Neguinho da Beija-Flor:
 
"Não estamos preocupados com isso. Nossa cabeça está voltada para a correria das fantasias e para os ensaios técnicos.O enredo é sobre Brasília e não sobre o governador", disse o intérprete.  

Um comentário:

Célia Porto disse...

Olha a Beija-Flor aí, gente...

Bonito o desfile da competente escola de samba Beija- Flor. Passou pela Marquês de Sapucaí com toda a graça de sempre.
Lavando a alma do Brasiliense?
Sem surpresas, passou bonito. Neguinho da Beija-Flor cantando com elegância.
Surpresa e ousadia?
Nenhuma. Mas não nos cabe cobranças a escola de samba.
Surpresa seria se a Brasiliatur DF conseguisse investir no carnaval da própria Brasília. Seria reconhecer o que, realmente, atrai o turista. Seria fazer o turista vir a Brasília , ou menos até, fazer o próprio brasiliense se ver na avenida. Seria trazer o Carnaval de volta ao Plano Piloto.
Ousadia seria se a Brasiliatur conseguisse investir a mesma quantia, que pagou para querida Beija-Flor, nas escolas de samba do Distrito Federal.
Estava lindo o carro alegórico representando o Caldeirão Cultural. Um destaque especial para o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, lindo.
Espero que, quando o turista vier a Capital da Esperança, não se decepcione com o nosso Cine Brasília.
Fazer tradição não é difícil, basta manter e fortalecer o que já existe.
Parabéns para competente Beija-Flor, que soube fazer bem feito o que lhe foi encomendado.

Acorda Brasília. Agora é o momento.