quarta-feira, 14 de julho de 2010

BRASÍLIA NA COPA DE 2014

É hora de acordar...a Copa chegou......

Luis Turiba

Imagem! Sim, nós podemos. A cena é mais ou menos a seguinte: o eterno presidente Juscelino Kubitschek entrando em campo, bem penteado como sempre, elegantemente vestido com sua faixa presidencial, aplaudido de pé de milhões de pessoas, para dar o ponta-pé inicial no primeiro jogo da Copa de 2014, realizado no novo estádio Mané Garrincha, com capacidade para 70 mil torcedores.

Como diz um velho samba do Martinho da Vila: "sonhar não custa nada." E o sonho de ser cidade-sede da Copa do Mundo 2014 já está naquela fase do "me belisca, me belisca". Ou seja: é realidade mesmo, gente, não tem mais pra onde correr.

É fazer ou fazer, pois a partir de agora a máquina da FIFA se muda definitivamente para o Brasil e começa a preparar a Copa. Brasília, como capital arquitetônica, política e física desse país continental e tropical, tem uma missão extraordinária a cumprir nessa história.

Além de ser uma uma das cidades-sede, podemos brigar para trazer o jogo inaugural e poderemos também receber em nossa cidade o Centro de Telecomunicação da FIFA.

 
Por estar geograficamente no centro do País, equidistante entre as demais cidades-sedes, Brasília tem tudo para ser o centro sócio-cultural da Copa, pois reúne no mesmo espaço territorial todas as embaixadas, as manifestações culturais brasileiras, além de ser ponto de chegada de milhares de torcedores-turistas que virão das Américas, Europa, Ásia, África e Oceania torcer e vibrar pelas seleções de seus países.
 
Não estou delirando e nem falando da nossa seleção em si - aí, o buraco é mais embaixo -, mas de aspectos ligados à infra-estrutura do megaevento. Como a Copa acontecerá em quatro regiões, devido as dimensões continentais do nosso País, Brasília é o ponto central básico da movimentação de todas as 32 seleções e dos milhões de turistas que nos visitarão em função da Copa.
 
Em função desses compromissos estratégicos, Brasília terá que construir além de um novo estádio, hotéis, centros de restaurantes, praças culturais além de um super-aeroporto para cumprir sua missão histórica.

Portanto, acorda Brasília! Avante e mãos à obra que a Copa do Mundo bate em nossas portas. .



Nenhum comentário: