terça-feira, 27 de julho de 2010

BRASÍLIA QUER FAZER JOGO INICIAL DA COPA 2014

Governador do DF sugere à CBF fazer abertura da Copa em Brasília

Ao lado de Ricardo Teixeira, ele assinou ordem para reforma de estádio.
Obra deve consumir R$ 696 milhões e vai até dezembro de 2012.

Eduardo Bresciani Do G1, em Brasília

O governador do Distrito Federal, Rogério Rosso (PMDB), assinou nesta terça-feira (27) a ordem de serviço para a reforma e ampliação do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e na frente do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, falou do desejo da capital nacional de sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014.

Em entrevista após o evento, Teixeira evitou até fixar prazo para a definição sobre a abertura do Mundial. São Paulo e Minas Gerais também pleiteiam fazer o primeiro jogo da Copa.

A obra no estádio que sediará a Copa no Distrito Federal, que terá capacidade para 70 mil pessoas, custará R$ 696 milhões e tem término previsto para dezembro de 2012.

Segundo o coordenador do comitê de Brasília, Sérgio Graça, 1.500 trabalhadores deverão estar envolvidos diretamente na obra. Destes, pelo menos 5% serão presidiários em regime aberto ou semi-aberto ou ex-detentos, de acordo com convênio assinado nesta tarde entre a CBF, o governo e o Conselho Nacional de Justiça.

Com a ordem de serviço assinada, as empreiteiras contratadas deverão nos próximos dias montar um canteiro de obras no estádio. Uma empresa do governo do Distrito Federal já fez a demolição das arquibancadas.

Ao discursar no evento em que foi assinada a ordem de serviço, Rosso destacou a candidatura de Brasília para sediar a abertura. "Não vou pedir para não constranger, mas está claro que este ato serve para deixar Brasília apta como sede da abertura da Copa do Mundo", afirmou.

O governador destacou a rede hoteleira da cidade e a pequena distância entre o aeroporto e o estádio como pontos positivos da capital. Rosso afirmou ainda que a cidade pode receber o centro de imprensa da competição em um centro de convenções ao lado do estádio.

"Poucas cidades do mundo vão ter condições de hospedar turistas, jornalistas, autoridades a 300 metros do estádio. Em poucas cidades também se vai do aeroporto ao estádio, ao setor hoteleiro em dez minutos. Isso é o que nos habilita a pleitear não só ser cidade-sede, mas abrir com honra a Copa e termos um centro de convenções logo ali para centro de mídia", afirmou Rosso.

Questionado por três vezes sobre a candidatura de Brasília para sede da Copa, Teixeira não se posicionou e sequer deu prazo para a decisão.

"Isso vai ser decidido pela Fifa junto com o comitê organizador e não tem prazo determinado". Ele afirmou que, se Brasília realmente quer disputar a abertura, terá de "mandar uma carta" manifestando o interesse para o comitê da Copa.

Teixeira não quis comentar o problema de São Paulo, onde, desde que o Morumbi foi vetado, não há definição sobre qual estádio receberá jogos da Copa 2014.

O presidente da CBF falou apenas sobre as mudanças no Estatuto do Torcedor sancionadas nesta terça pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Dizendo não conhecer a fundo o projeto, ele afirmou que não deverá haver problemas em sua implementação. "Vai ter que se preparar para que seja respeitado. Dentro de um tempo, será cumprido tudo que está previsto".
 

Nenhum comentário: