segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

TERRORISMO! FACISTAS AMEAÇAM SAMBA DE NORDESTINO EM SAMPA

27/12/2010 12h19 - Atualizado em 27/12/2010 14h06

Escola de samba recebe e-mails discriminatórios por causa de enredo

Acadêmicos do Tucuruvi irá falar sobre nordestinos no desfile de 2011.
Agremiação de SP registrou boletim de ocorrência relatando ameaças.

Do G1 SP

Tucuruvi grava vinheta para o carnaval 2011 em São PauloTucuruvi grava vinheta para o carnaval 2011 em
São Paulo (Foto: TV Globo/Zé Paulo Cardeal)

A escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi afirma ter recebido e-mails com conteúdo discriminatório por causa do enredo escolhido para o carnaval 2011: "Oxente, o que seria da gente sem essa gente? São Paulo: a capital do Nordeste!". A agremiação da Zona Norte registrou um boletim de ocorrência no dia 17 de dezembro na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi).

O diretor jurídico da Tucuruvi, Carlos Malachim, conta que decidiu procurar a polícia por causa de mensagens repetidas, enviadas através de e-mails diferentes. "Os primeiros acabamos deletando e, como foi reincidente, o cidadão manda o mesmo texto com e-mails diferentes, decidimos registrar o boletim de ocorrência", disse. Segundo o diretor, a mensagem critica a escolha do enredo da escola.

Na sexta-feira (24), um novo e-mail com ameaças foi recebido pela Tucuruvi e, nesta segunda-feira (27), outra mensagem continha, como descreveu o diretor, "um festival de palavrões". Malachim afirma que, nesse último, a pessoa ameaça "acabar com o pessoal que está defendendo o enredo". Ele leu um trecho do e-mail para a reportagem do G1: "Tomara que esse carnaval seja o pior de todos da escola. É o que desejam todos os paulistas separatistas". O remetente assina como "São Paulo é meu país".

Uma mensagem de intolerância contra o enredo da escola também foi encaminhada para a Ouvidoria da São Paulo Turismo (SPTuris), responsável pela organização do carnaval. A assessoria da SPTuris confirmou que o e-mail foi recebido no dia 7 de dezembro.

O presidente da escola, seu Jamil, comentou os e-mails ofensivos. "Tiveram várias ameaças para a escola não desfilar e, se a gente falasse alguma coisa, eles iriam revidar. Esse pessoal que usa essas artimanhas é covarde, são pessoas que não têm escrúpulos", afirmou. Ele acredita que "uma ou duas pessoas" podem ser responsáveis pelas mensagens.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, dois e-mails já apresentados na delegacia pela escola foram enviados através do campo de contato no site da agremiação. A polícia tenta descobrir o IP (protocolo de internet) para chegar ao responsável pelas mensagens. Segundo Malachim, uma pessoa mandou um e-mail também nesta segunda-feira se identificando como suposto autor de algumas mensagens. Esse e-mail será também repassado à polícia.

Malachim diz que, apesar das mensagens, não houve reforço na segurança da escola. "Não há necessidade disso, não estamos nos escondendo de ninguém", defende. O diretor acredita que o problema é também reflexo do "crescimento da escola". "Ano passado fizemos um carnaval impecável. Em função de a escola ter ficado em evidência, chamou a atenção", afirma. Para ele, o episódio não abalará a agremiação durante os preparativos para o carnaval 2011. "Isso só vem fortalecer a escola."
 

Nenhum comentário: