quinta-feira, 6 de outubro de 2011

POETA SUECO GANHA NOBEL DE LITERATURA

Sueco Tomas Tranströmer ganha prêmio Nobel de Literatura

Anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (06) em Estocolmo.
Poeta de 80 anos é natural da mesma cidade e anúncio agradou plateia.

Do G1 SP

O poeta sueco Tomas Tranströmer foi anunciado na manhã desta quinta (06) como o escolhido para receber o prêmio Nobel de Literatura 2011. O anúncio da premiação do escritor de 80 anos, que é natural de Estocolmo, provocou comoção na pequena plateia que acompanhava a cerimônia na mesma cidade.

O poeta sueco Tomas Tanströmer, anunciado nesta quinta-feira (6) vencedor do Nobel de Literatura, posa para foto em sua casa, em Estocolmo, na Suécia (Foto: AP)O poeta sueco Tomas Tranströmer, anunciado nesta quinta (6) vencedor do Nobel de Literatura (Foto: AP)


O representante do comitê disse que Tranströmer foi premiado porque "através de suas imagens condensadas e translúcidas, ele nos oferece um novo acesso à realidade". O sueco figurava entre os favoritos para o prêmio deste ano.

Além de passar a integrar o rol de vencedores do prêmio, ele recebe medalha, diploma e o prêmio de 10 milhões de coroas suecas, o equivalente a R$ 2,7 milhões. A cerimônia de premiação acontece em dezembro.

Obra
Um dos poetas mais importantes da Suécia, Tanströmer nasceu em 1931 e lançou sua primeira obra, "17 dikter" ("17 poemas"), em 1954. Ele estudou psicologia e poesia  na Universidade de Estocolmo.

Sua obra foi traduzida para mais de 50 idiomas, e inclui títulos como "The great enigma: new collected poems", "The half-finished heaven", "For the living and the dead", "Baltics", "Windows and stones".

Antes do Nobel, Tanströmer já havia sido premiado com o Aftonbladets Literary Prize for Literature, o Oevralids Prize, entre outros.
 

Nenhum comentário: