domingo, 4 de dezembro de 2011

MORTE DE SÓCRATES: BRASIL PERDE UM CRAQUE DENTRO E FORA DO CAMPO

Ex-jogador Sócrates morre em SP

Ele estava internado no Hospital Albert Einstein.
Segundo hospital, ele teve choque séptico de origem intestinal.

Do G1 SP

 
 
sócrates (Foto: Jorge Duran/AFP)Sócrates, em junho de 1985
(Foto: Jorge Duran/AFP)

O ex-jogador Sócrates, de 57 anos, morreu na madrugada deste domingo (4) no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo. Segundo o hospital, Sócrates morreu em decorrência de um choque séptico, uma infecção generalizada, às 4h30. Ele estava internado desde quinta-feira (1º) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Sócrates atuou na Seleção Brasileira nas Copas de 1982 e 1986 e é considerado um dos maiores ídolos da história do Corinthians.

De acordo com a família do jogador, o corpo dele será velado e enterrado nesta tarde no Cemitério Bom Bastor, em Ribeirão Preto (a cerca de 320 km de São Paulo), onde Sócrates cresceu e estudou. O enterro está marcado para as 17h.

Internação
Sócrates foi internado na quinta depois de passar mal durante o jantar, segundo sua mulher. Na UTI, estava em coma induzido e respirava com a ajuda de aparelhos.Segundo boletim médico divulgado no sábado (3), o quadro dele já era grave. Essa foi a terceira vez neste ano que o ex-atleta foi internado. Nas duas ocasiões anteriores, no mesmo hospital, ele passou por tratamento para conter uma hemorragia digestiva, causada pelo consumo prolongado de álcool.

A primeira internação neste ano durou nove dias, e ele teve alta em 27 de agosto. Na segunda, em 5 de setembro, Sócrates ficou na UTI e precisou da ajuda de aparelhos para respirar. Recuperado, recebeu alta 17 dias depois.

Perfil
Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira era o mais velho de seis irmãos – o ex-jogador Raí é um deles -, e teve seis filhos. Ele começou sua carreira no Botafogo de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Por causa da faculdade de medicina, que cursava na Universidade de São Paulo (USP), ele quase não treinava. Em 1978, foi para o Corinthians, onde se consagrou como ídolo. Já era médico formado e ganhou da torcida o apelido de Doutor. Com o time, foi bicampeão paulista em 1982 e 1983.

O jogador participou de duas Copas do Mundo pela Seleção Brasileira. Em 1982, foi capitão. Depois de uma breve passagem pelo Fiorentina, da Itália, atuou ainda no Flamengo e no Santos.

Sócrates também era politizado. Ele participou da campanha pelas Diretas Já, e em 1984 foi um dos principais idealizadores da Democracia Corintiana, que reivindicava para os jogadores mais liberdade e mais influência nas decisões administrativas do clube

Bebida
Em entrevista ao Fantástico gravada após ter alta da primeira das três internações deste ano (veja ao lado), Sócrates contou como a bebida quase o levou à morte. Ele reconheceu que era dependente de álcool. "É nessas horas que a gente cresce. Saio muito mais forte, muito maior e com muito mais compromissos e responsabilidades que eu tinha antes", resumiu.

O ídolo corintiano, do calcanhar inconfundível e formado em medicina, falou abertamente sobre a doença que quase o levou à morte e os problemas com bebida alcoólica. "Eu tenho um ponto cirrótico. É uma lesão que não é tão grave, mas ela está localizada em área hipersensível do fígado. Essa lesão é causada, fundamentalmente, por álcool", disse Sócrates.

Em novembro, o ex-jogador disse em entrevista ao SporTV que nunca teve problemas de abstinência e que o álcool não afetou seu desempenho nos gramados. A entrevista foi ao ar no programa "SporTV Repórter" cujo tema foi a relação entre o esporte e o ácool.

Repercussão internacional
A morte de Sócrates ganhou destaque nos sites de jornais internacionais na manhã deste domingo. Ao lado, veja o que escreveram "El Pais", "The Guardian", "Le Monde" e "Corriere della Sera".

Nota de Lula
O ex-presidente Lula, torcedor do Corinthians, divulgou nesta manhã uma nota de pesar pela morte de Sócrates. Leia a íntegra abaixo:
"O Doutor Sócrates foi um craque no campo e um grande amigo. Foi um exemplo de cidadania, inteligência e consciência política, além de seu imenso talento como profissional do futebol.
A contribuição generosa de Sócrates para o Corinthians, para o futebol e para a sociedade brasileira jamais será esquecida. Neste momento de tristeza, prestamos solidariedade a esposa, familiares e amigos do Doutor.

Luiz Inácio Lula da Silva, Marisa Letícia e familiares"

Nenhum comentário: