segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

MAIS DE 2 MILHÕES FOLIÔES NO CORDÃO DO BOLA PRETA

Em 13 de fevereiro de 2012 13:59, Luis Turiba <turibapoeta@gmail.com> escreveu:

Maior de todos no Rio, Bola Preta se expande sem perder a tradição

Bloco que desfila na Rio Branco completou 93 anos em dezembro.
Série do G1 conta em vídeo a história dos protagonistas do carnaval de rua
.

Do G1, no Rio de Janeiro
No pré-carnaval do Rio de Janeiro, na noite da sexta-feira (10), o Cordão do Bola Preta levou 80 mil foliões da Candelária à Cinelândia, no Centro. Foi apenas uma prévia do que vem no tradicional desfile da manhã do sábado de carnaval, no dia 18.
Declarado patrimônio cultural da cidade, o Bola foi fundado em 1918. O nome foi inspirado na roupa de uma mulher que passava pelo local, um vestido de bolinhas pretas. Hoje, a madrinha é a cantora Maria Rita e a atriz Leandra Leal é a porta-estandarte.
De dezembro de 2011 a fevereiro de 2012, O G1 acompanhou parte da preparação dos principais blocos de rua do Rio de Janeiro. Dos grupos mais tradicionais aos mais recentes, ouvimos músicos e foliões que reescrevem a história do carnaval na cidade. O resultado você pode conferir no vídeo acima.

A maestro Carlos Nogueira destaca a união entre os músicos do cordão. "A gente se abraça, se beija, faz tudo juntos. O Bola Preta é uma família e bem unida˜, garante. O músico Geison Alves resume a importância do bloco na sua vida: "é a minha segunda pele".
Os músicos ressaltam que ver a Avenida Rio Branco tomada por foliões é emocionante. "Eu não consigo me acostumar. Todo ano é uma emoção diferente", diz o cantor Francisco Batista.
Em 2011, o bloco arrastou 2 milhões de pessoas. No repertório, estão marchinhas clássicas, mas o maestro garante que nenhuma anima mais o público do que o hino "Marcha do Bola".
Serviço
Desfile: sábado de carnaval, 18/02
Percurso: Avenida Rio Brando, da Cinelândia até a Candelária
Horário: Concentração às 10h

Nenhum comentário: