quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

OSCAR NIEMEYER VISTORIA A SAPUCAÍ

Oscar Niemeyer visita obras do Sambódromo

Segundo Paes, arquiteto aceitou o desafio de projetar a nova quadra da Mangueira
 Eduardo Paes e Oscar Niemeyer visitam as obras do Sambódromo Foto: O Globo / Gabriel de Paiva
Eduardo Paes e Oscar Niemeyer visitam as obras do SambódromoO Globo / Gabriel de Paiva
RIO, O Globo- O prefeito Eduardo Paes e o arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos, se encontraram no início da tarde no Sambódromo. Na conversa dos dois, o prefeito expôs ao arquiteto a vontade de apoiar cada vez mais o carnaval como forma de diminuir a contravenção e a criminalidade em torno da festa. Paes enfatizou, no entanto, que não se pode criminalizar o carnaval, já que "99%" de quem faz a festa são pessoas do bem.
— Quanto mais os governos apoiarem as escolas de samba mais republicana será a relação com essas agremiações — disse o prefeito.
Paes disse que descobriu recentemente que Niemeyer é mangueirense e lhe sugeriu que ele fizesse o projeto de uma nova quadra para Mangueira.
— Imagina a verde e rosa com uma quadra desenhada pelo Niemayer. Ele aceitou o desafio — disse o portelense Eduardo Paes, ressaltando que o Sambódromo será o primeiro local de competição dos Jogos Olímpicos a ser concluído (a Marquês será palco do fim da prova da maratona olímpica).
O prefeito disse que ficou impressionado com a lucidez do arquiteto:
— Eu agradeci a ele por ter vindo ao Sambódromo, e ele na mesma hora disse: "Eu que agradeço. Hoje Sambódromo está de acordo com o meu projeto, e pode servir a grande festa popular da cidade. Agora o meu sonho está completamente pronto" (quando ele projetou a passarela, antes do carnaval de 1984, ele previa arquibancadas dos dois lados da Avenida).
Paes foi descrevendo as mudanças na obra.
— Na próxima obra que eu for inaugurar, vou chamar o senhor. Nunca vi tanto fotógrafo e cinegrafista reunido — disse o prefeito ao lado do arquiteto, num pequeno carro conversível da prefeitura no qual circulou por toda a reta do Sambódromo.
No trajeto, operários aplaudiram a passagem do arquiteto.
— Eles estão aplaudindo o senhor — disse o prefeito, apontando os trabalhadores.
Entre uma brincadeira e outro com o arquiteto, Paes afirmou que as obras serão entregues no próximo dia 12.
— Vai ser bem em cima da festa, para a imprensa reclamar bastante — disse Paes, rindo, para o arquiteto.

Nenhum comentário: