terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

NA ONDA DOS ENSAIOS TÉCNICOS, CUÍCAS CHORAM DE FELICIDADE

Luis Turiba

Já disse num poema e repito agora: "tenho duas cuícas/ Florença e Nikita/ enquanto Nikita aflora/ Florença quica/ E assim floreiam o mundo/ desafinadas, as cuícas".

Os ensaios técnicos na Sapucaí são um dos programas musicais mais refinados do Rio pré-carnaval nesse verão de massarico ligado a mais de 40º graus. Com entrada franca, quase 100 mil pessoas por noite vão a Sapucaí assistir, vibrar e aplaudir três escolas por noite nos fins de semana.

No último fim de semana, participei como ritmista de dois desses ensaios: na Vila Isabel cantando e dançando o samba-kuduro em homenagem a Angola; e na São Clemente, com seu samba apimentado "tem bububú no bobobó."

Toquei com a Nikita e com a Florença e ambas brilharam sexta e sábado. Tocar cuíca numa bateria de suingue e tradição nos dá uma sensação inenarrável. Uma alegria que faz fronteira ao orgasmo tamanha a satisfação. Não só por você, mas por todos aqueles demais cuiqueiros que estão ao seu lado, fazendo a bateria de 350 ritmistas fluir como se estivesse dentro de um tubo de ondas de surf. Se não gostou do exemplo, há outros que levam você ao estado Zen músico-sensorial.

 
O importante é que tocar cuíca numa bateria é de fato um super barato. E não é pra qualquer um não: tem de ser craque, bom cuiqueiro. Por isso, tenho aprendido bastante com mestres como Geraldo, Stalone, André, Jorge, Naval, Seu Pedro, Comandante, Eduardo e tantos outros dessas e outras escolas de samba. Aprendo tanto a tocar como tratar esse instrumento dengoso,malandro, cheio de segredos, técnicas e manhas.

Daí a vontade de publicar no blog e no facebook esse pequeno ensaio de fotos dessa confraria maravilhosa que toca com raça, amor, refinamento e muito suor, trazendo fluidez e uma certa elevação a estas orquestras de couro que são as baterias das escolas de samba.




Nenhum comentário: