segunda-feira, 30 de junho de 2014

BRASIL VENCEU COM A FORÇA DO PRETO VELHO

 Luis Turiba


"DANEM-SE OS PESSIMISTAS
ESSES JAMAIS ALCANÇARAM O ORGASMO CÔSMICO"


Sou torcedor. Futebol para mim é paixão e não lógica ou política. Torço pela seleção desde menino e vou continuar torcendo. Já torcia em 1970 em plena barra pesada da ditadura militar de Garrastazu Médici. Estudante, sai do Rio perseguido e fui assistir e torcer o jogo final contra a Itália, quando vencemos por 4 a 1, com show de Pelé.

Aquela amarelinha tem história para mim e para minha geração. Já chorei de decepção quando o time de Zico, Júnior, Sócrates, Falcão e Toninho Cerezo deixou a Copa escapulir também contra a Itália, em 1982.

Como torcedor  apaixonado, sempre acreditei no "Sobrenatural de Almeida" de Nelson Rodrigues. E nesse jogo contra o Chile, ele atuou de Preto Velho protegendo nosso gol, já que a defesa não conseguia. Bola da trave aos 44 do segundo tempo foi coisa do Preto Velho. Júlio César pegou dois penaltis, mas o Preto Velho desviou o outro para a trave. 

Nelson Rodrigues escreveu em outubro de 1968: "Dizia Horácio que há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe a nossa vã filosofia. Esta aí uma clara alusão ao Sobrenatural de Almeida (...) Os idiotas da objetividade não vão além dos fatos concretos. E não percebem que o mistério pertence ao futebol. Não há clássico e não há pelada sem que o mínimo de fantástico se faça presente."


E nós seguimos torcendo apaixonadamente enrolados em nossos parangolés. Adelante Felipão! Adelante Seleção. Que venga la Colombia. Nada nos assusta! Sobrenatural de Almeida está do nosso lado. Isso está escrito desde os tempos de Nelson Rodrigues.

Um comentário:

Hasehaton disse...

your information is verry nice guys, good share and happy blogging