segunda-feira, 1 de novembro de 2010

BÚLGAROS QUEREM SAMBA DA ROUSSEFF

 
Por Luis Turiba

Conheci Gabrovo, cidade natal do pai da presidenta Dilma Rousseff, em 1987, quando estive na Bulgária para visitar um pouco da cultura bálcã e fui levado ao festival de humor que se realiza anualmente na Casa do Humor e da Sátira, localizado naquela divertida cidade.

Fica entre o Vale das Rosas, onde há uma imensurável plantação de rosas de todas as cores e sabores, e o Mar Negro. É nesse vale que se fabrica as essências de rosas, que são vendidos em frasquinhos de perfume. Um charme perfumado.

Era na época repórter da Empresa Brasileira de Notícias (EBN) em pleno governo Sarney e também editor da revista experimental de poesia Bric-a-Brac. Fui fazer uma visita cultural onde divulguei poemas de Carlos Drummond e aprendi um bocado sobre os poetas búlgaros. Meu editor na EBN era o jornalista gaúcho Luis Recena, amigo íntimo dos búlgaros.

Quem me recebeu em Sofia, com honras e circunstância, foi a camarada Margarita, que passei logo a chamar de Marguita, mi comandante em jef. Era uma mulher portentosa, loura, forte e uma das líderes do Partido Comunista Búlgaro, totalmente ligado a Moscou naquela época. O muro de Berlim ainda não havia sido derrubado e eu comia todos os dias pepinos com iogurte, o prato típico de lá. Bebíamos também muito vinho.

A viagem entre Sofia e Gabrovo durou dois dias. Foi feita em um carro russo, Marguita, eu e um motorista com cara de espião bêbado. Nos divertimos bastante, pois eu não falava búlgaro nem Marguita português. No final ela estava craque no portunhol e até já arranhava um sambinha.

Em Garbrovo, tudo cheira a sátiras, piadas e humor. Tenho até hoje livros que trouxe do festival de humor, onde muitos brasileiros foram e são premiados.

Agora, fico sabendo que o prefeito de lá, Nikolay Sirakov, quer uma "cooperação entre o carnaval de primavera de humor de Gabrovo e o carnaval do Rio. A notícia foi publicada pela agência oficial de notícias búlgara Novinite.

Gabrovo é terra natal do artista plástico Christo, que ficou famoso embalando estruturas gigantescas ao redor do mundo.

Os jornais búlgaro deram destaque a eleição da presidenta brasileira: "Descendente de búlgaros, Dilma Rousseff torna-se a nova presidente do Brasil", anunciou o site Novinite às 20h30m de ontem. Desse jeito, nossa presidenta vai acabar virando samba enredo na Bulgária.

Nenhum comentário: