terça-feira, 16 de novembro de 2010

ENCONTRADO O MAIS JOVEM BURACO NEGRO JÁ REGISTRADO

 
DEU NO BLOGDONOBLAT
 
 

A galáxia M100, berço do buraco negro bebê -  Foto: / Divulgação / Nasa

 

Cesar Baima, O Globo

O observatório espacial Chandra pode ter encontrado o mais jovem buraco negro já registrado, informaram cientistas em conferência na Nasa, a agência espacial americana, na tarde desta segunda-feira.

O buraco negro teria se formado após a explosão de uma estrela em uma supernova detectada em 1979 em uma galáxia a 50 milhões de anos-luz de distância da Terra.

O Chandra mostrou que a supernova SN 1979C continuou a emitir fortes sinais em raios-x ao longo dos anos seguintes à explosão. Segundo os cientistas, tais emissões deveriam diminuir com o tempo, o que indica que a supernova pode ter dado origem a um buraco negro.

Outra possibilidade seria que a estrela que explodiu, que tinha cerca de 20 vezes a massa do Sol, tenha se transformado em um pulsar cujas emissões de rádio estão excitando a nebulosa de gás resultante da explosão e, assim, produzindo os raios-x.

Caso seja mesmo um buraco negro "bebê", esta será a primeira vez que os cientistas poderão acompanhar o processo de nascimento e evolução de um objeto do tipo, que até os anos 60 alguns deles consideravam pura teoria. 

 

Siga o Blog do Noblat no twitter

Nenhum comentário: