segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

JOÃOSINHO TRINTA, REI DO CARNAVAL, RECEBE HOMENAGEM DA BEIJA-FLOR

Beija-Flor homenageia Joãosinho Trinta em ensaio na Sapucaí

Primeiro ensaio técnico antes do carnaval aconteceu em meio a entulhos.
Chuva que caiu sobre a cidade não espantou o público da atual campeã.

Rodrigo Vianna Do G1 RJ

8 comentários
Beija-Flor homenageia Joãosinho Trinta em seu primeiro ensaio técnico (Foto: Rodrigo Vianna/G1)Beija-Flor homenageia Joãosinho Trinta em seu primeiro ensaio técnico (Foto: Rodrigo Vianna/G1)

Com uma homenagem ao carnavalesco Joãosinho Trinta, que morreu em 17 de dezembro do ano passado, a escola de samba Beija-Flor abriu, na noite deste domingo (8), a temporada de ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí, no Centro do Rio. Nem mesmo a chuva que caiu sobre a cidade espantou o público que compareceu em peso para assistir à atual campeã do carnaval carioca.

À frente dos 15 componentes da comissão de frente, a escola exibiu uma faixa com a foto do carnavalesco e a frase "Joãosinho Trinta, a família Beija-Flor se orgulha de ter feito parte de sua história". Joãosinho ficou por 17 anos na Beija-Flor, sendo campeão cinco vezes, entre 1976 e 1983, com desfiles antológicos, como o "Ratos e urubus larguem a minha fantasia", de 1989, surpreendendo o público com uma réplica do Cristo Redentor como mendigo.

Antes do samba de esquenta, Laíla, diretor de harmonia, disse que Joãosinho também será lembrado no enredo deste ano, "São Luís - O poema encantado do Maranhão", desenvolvido por uma comissão de carnaval, que vai falar sobre a cidade natal do carnavalesco: "Hoje abrimos os ensaios com uma homenagem mais do que justa ao maior mestre do carnaval", disse ele.

A pouco menos de dois meses para o carnaval, as obras de ampliação do Sambódromo seguem em ritmo acelerado. A inauguração, que estava prevista também para este domingo, foi adiada para o dia 12 de fevereiro, com uma lavagem simbólica da nova Passarela do Samba. A manicure Luciene Santos, de 25 anos, gostou do que viu.

"Eu acho que está ficando chique. Vai ficar diferente e mais espaçoso. Quem gosta de samba vai ter a oportunidade de ver o maior espetáculo da Terra de um novo ângulo. A gente estranha um pouco ao ver ainda no esqueleto, mas quando estiver tudo pronto, acho que vai ficar realmente lindo", disse ela, que mora em Pilares, no subúrbio, que foi acompanhada da família.

Comissão com a cara da comunidade
Enquanto a escola se preparava para entrar na Avenida, o coreógrafo Fabio de Mello repassava as orientações com os componentes da comissão de frente, todos da comunidade. Estreante na azul e branca de Nilópolis, na Baixada Fluminense, Fabio contou que a coreografia que será usada no dia do desfile não será apresentada durante os ensaios técnicos.

Selmynha Sorriso e Claudinho apresentaram parte da coreografia oficial (Foto: Rodrigo Vianna / G1)Selmynha Sorriso e Claudinho apresentaram parte
da coreografia oficial (Foto: Rodrigo Vianna / G1)

"Por questões técnicas não poderemos mostrar a coreografia oficial. Os componentes virão como mestres de cerimônia, puxando o samba e animando o público. Mas o tempo todo também estaremos trabalhando, discutindo as mudanças com a reforma e a posição dos jurados. O que eu posso dizer é que faremos algo nunca visto na Sapucaí", explicou ele.

Apesar da pista molhada, o casal de mestre-sala e porta-bandeira Selmynha Sorriso e Claudinho não perderam o rebolado e apresentaram parte da coreografia oficial.

"É uma honra estar aqui presente, uma satisfação. A Beija-Flor vai abrir os ensaios com chave de ouro e com chuva também, e eu estou adorando. A coreografia está afiada, ensaiadinha. E esse ano, abrindo com chuva no novo sambódromo. Esse ensaio é muito importante para todas as escolas, para treinar a coreografia e no dia fazer tudo certinho e ganhar as notas 10", disse ela.

Raíssa Oliveira exibia boa forma e samba no pé (Foto: Rodrigo Vianna / G1)Raíssa Oliveira exibia boa forma e samba no pé
(Foto: Rodrigo Vianna / G1)

Canto da comunidade foi ponto alto
Para mostrar uma prévia do que está sendo preparado na quadra da comunidade, os integrantes capricharam no visual. Com direito a flor na cabeça, fantasia de índio e até cabelo azul, em menção à cor da escola, os cerca de 2 mil mostraram a força do canto, mesmo em meio a poças d'água e debaixo de chuva.

Sob o comando do intérprete oficial, Neguinho da Beija-Flor, os componentes pareceram ignorar a chuva e "brincaram" na Sapucaí em obras. A bateria, comandada pelo mestres Plínio e Rodney, deu um show à parte.  Há dez anos à frente dos ritmistas, a rainha Raíssa Oliveira exibiu boa forma e samba no pé. Difícil foi conter o assédio dos foliões que assistiam ao ensaio na pista.

Para o carnaval deste ano, a Beija-Flor pretende levar para a Avenida o bumba-meu-boi, as lendas, a música, os grandes escritores e poetas com o enredo sobre São Luís. Segundo o carnavalesco Fran Sérgio, a escola pretende contar os 400 anos da cidade, desde a sua colonização com a chegada dos franceses, holandeses e portugueses até a miscigenação.

Nenhum comentário: