sexta-feira, 16 de novembro de 2012

BRASILEIROS FAZEM DOCUMENTÁRIOS DE VANGUARDA COM MÉTODO KORSAKOW

Brasileiros fazem documentários com soft de vanguarda alemão


Rio, 17 de novembro - Os primeiros cinco projetos brasileiros de webdocumentários baseados no soft de narrativa não-linear criado pelo alemão Florian Thalhofer serão apresentados ao público neste domingo, às 11 horas, no Oi Futuro Flamengo. A oficina começou no dia 14 e se encerra nesse domingo

Quatro temas de documentários foram definidos pelos oficineiros e um quinto, ainda em elaboração, será surpresa. Um deles abordará a ocupação pelos índios da antiga sede do Museu do Índio, próximo ao Maracanã; um outro mostrará os bastidores da oficina; o terceiro terá como tema "sonhos humanos" e o quarto será sobre as impressões de estrangeiros sobre a Música Popular Brasileira.

O trabalho é fruto da oficina que o transmídia Florian Thalhofer fez ao longo dos últimos quatro dias com 20 brasileiros que atuam nas mais diferentes áreas das artes e da cultura do Rio de Janeiro. 

Thalhofer foi um dos convidados da terceira etapa do evento "Inter-Agir: na rua, na rede, na cena contemporânea", idealizado pela produtora Ana Lucia Pardo, com patrocínio do Oi Futuro e da secretaria de Estado da Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Lúcia Pardo ficou muito satisfeita com o resultado das oficinas:

"Esses aprendizados com o vanguardista alemão Thalhofer será fundamental para o desenvolvimento das pessoas que trabalham com cinema e linguagens digitais no Brasil", comentou a coordenadora. 

Na abertura do evento, além do multimídia alemão, o público assistiu a peça "Vozes Urbanas" do Teatro para Alguém, de São Paulo, que trabalha com transmissões na internet; um papo com o multimídia Giuliano Chiaradia, fundador do Set Experimentl e diretor da TV Globo; intervenções da atriz Sonaira D´Ávila, fundadora do Studio Escola de Artes, do Rio de Janeiro. 

Quem é?

Florian Thalhofer, cineasta experimental alemão, inicia hoje uma oficina narrativa não-linear, para ensinar a usar um software por ele criado para produzir filmes multimídias, o Korsakow. A oficina será no Oi Futuro, no Flamengo, e consistirá em: demonstração de recursos; dez passos para desenvolver um filme Korsakow; avaliação de webdocumentário Korsakow já publicado e aberto para experimentações; e desenvolvimento do webdocumentário. 


Nenhum comentário: