quarta-feira, 7 de novembro de 2012

CICLO "INTER-AGIR" DEBATE A NOVA LINGUAGEM DIGITAL


 

Oi FUTURO APRESENTA TERCEIRO ENCONTRO DO CICLO DE ARTE DIGITAL "INTER-AGIR"

 

-  Evento será no dia 13 de novembro, a partir das 19h, começando com apresentação do grupo "Teatro Para Alguém" com espetáculo que acontece simultaneamente no teatro do Oi Futuro, no Flamengo, no estacionamento da Rua 2 de Dezembro, em frente ao centro cultural; e nos bastidores;


- Após a peça, haverá mesa de debates com o artista multimídia alemão, Florian Thalhofer, com o diretor de TV e Transmídia da Rede Globo, Giuliano Chiaradia e a fundadora do Studio Escola de Atores, Sonaira D'Avila, para discutir arte digital;


       - Uma oficina de cinema ministrada por Florian Thalhofer completará o ciclo, acontecendo no centro cultural do Oi Futuro Flamengo, de 14 a 18 de novembro

 

Rio de Janeiro, 07 de novembro de 2012 – O ciclo de debates sobre arte, pensamento, cultura, teatro e era digital "Inter-Agir – na rua, na rede, na cena contemporânea" – iniciado em 18 de setembro, no Oi Futuro, com palestra de Gilles Lipovetsky – chega a seu terceiro encontro no dia 13 de novembro, terça-feira, a partir das 19h.

 

O painel multidisciplinar, que se encerra em 11 de dezembro, foi concebido pela produtora  cultural Ana Lúcia Pardo e conta com patrocínio da Oi e da Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

 

Teatro/Internet

A programação desta rodada terá apresentação da primeira trupe a produzir espetáculos na internet, o grupo "Teatro Para Alguém", de São Paulo. Logo em seguida uma mesa de debates sobre arte digital com o artista audiovisual alemão, Florian Thalhofer, o diretor de TV e Transmídia da Rede Globo, Giuliano Chiaradia, a fundadora do Studio Escola de Atores, Sonaira D'Avila.

Desde 2008, o grupo "Teatro Para Alguém" já transmitiu, ao vivo, mais de 60 webpeças, hoje disponíveis gratuitamente para acesso a qualquer momento. O trabalho inédito levou o site à final do 22° Prêmio Shell de Teatro de São Paulo 2009, na categoria especial, "pela iniciativa de criação cênica via internet".

 

São eles que abrirão o ciclo "Inter-Agir" com espetáculo, às 19h, no teatro do Centro Cultural do Flamengo. A apresentação é gratuita e serão distribuídas senhas para 85 pessoas. Quem não conseguir lugar no teatro, poderá assistir nos telões localizados do lado de fora do teatro. A peça acontecerá simultaneamente no palco, nos bastidores e no estacionamento de carros da Rua Dois de Dezembro, onde fica o Oi Futuro, com os três ambientes interligados e transmitidos pela internet para o público que assiste à peça no teatro.


Oficina 

De 14 a 18 de novembro, das 11h30 às 15h30, acontecerá uma oficina narrativa não-linear, comandada por Florian Thalhofer, que ensinará a usar o software por ele criado para produzir filmes multimídias, o Korsakow. A oficina será no Oi Futuro, no Flamengo, e consistirá em: demonstração de recursos (tutoriais); dez passos para desenvolver um filme Korsakow; avaliação de webdocumentário Korsakow já publicado e aberto para experimentações; desenvolvimento do webdocumentário do seminário "Novos Rumos Para Novos Artistas".

 

Convidados

FLORIAN THALHOFER é documentarista, além de artista audiovisual multimídia. Em 2000, ele inventou o sistema não linear Korsakow, onde é possível criar produtos audiovisuais quebrando a narrativa linear pelo software homônimo. Apresentado como trabalho final na Universidade das Artes de Berlim, onde o artista tem base, o programa foi desenvolvido a partir de 2008 pela Universidade de Concordia em Montreal, Canadá. Hoje, Thalhofer executa seus projetos em vários países (Grécia). Para saber mais: http://thalhofer.com/.

 

GIULIANO CHIARADIA é diretor de TV e Transmídia da Rede Globo, desde 2007. Foi diretor da Chambre Blanche de 2011 a 2012; Gerente Sênior de conteúdo e Diretor da Viacom, 2005-7; Programação e Conteúdo, Produtor Sênior de Promos da MTV Networks. É diretor da Set Experimental e foi convidado este ano para apresentar um trabalho inovador focado na arte e expressão digital na Campus Party Europa, em Berlim, o maior evento de tecnologia, internet e inovação do mundo.

 

SONAIRA D´AVILA é atriz, professora, fundadora e diretora do Studio Escola de Atores, responsável pela implementação do Curso Técnico profissionalizante em Interpretação para TV e Cinema, Vídeo e Comunicação Digital. Foi, também, produtora de Elenco de Recursos Artístico e Assistente de Direção de novelas da Rede Globo e da Band. Também atuou como consultora do SEMTEC-MEC, para elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais para educação profissional na área de artes, em 1999.

 

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento social. Desde 2001, suas ações visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.

Na educação, os programas NAVE e Oi Kabum! usam as tecnologias da informação e da comunicação, capacitando jovens para profissões na área digital, fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de educadores da rede pública, e fomentando o desenvolvimento de modelos inovadores. Já na área cultural, o Oi Futuro mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), com programação nacional e internacional de qualidade reconhecida e apreços acessíveis, além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades.

O esporte é apoiado através de projetos aprovados pelas Leis de Incentivo ao Esporte, tendo sido a Oi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos socioeducativos inseridos na Lei Federal. Em 2010, a Oi ainda lançou,por meio do Oi Futuro, seu primeiro edital para patrocínios de projetos de preservação e conservação do meio ambiente, reforçando ainda mais o compromisso com iniciativas sustentáveis.

 

SERVIÇO

Oi Futuro – Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo

Rio de Janeiro

Telefone: (21) 3131-3060

Grupo "Teatro para alguém" com "O Processo – Vozes Urbanas"

Teatro | 19h30

Duração: 30 minutos

Entrada: franca

Com distribuição de senhas para 85 pessoas, chegar meia hora antes.

Mesa de Debate

Teatro | 20h15

Oficina do artista alemão transmídia Florian Thalhofer

De 14 a 18 de novembro

De 11h30 às 15h30

Carga horária: 20 horas

Número de participantes: 14

Inscrições pelo e-mail oficina@ciclointeragir.com.br

 

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE "INTER-AGIR"

Assessoria de imprensa: Luis Turiba

(21)- 8288-1825

turibapoeta@gmail.com

Curadoria e Coordenação geral do projeto: Ana Lúcia Pardo

(21) 9588-0452

Mais informações sobre o Oi Futuro:

Comunicação Corporativa - Oi

Leïlah Accioly

Oi Móvel: (21) 8834-0055

Oi Fixo: (21) 2556-6698

leilah.accioly@oi.net.br

  


 

Esta mensagem, incluindo seus anexos, pode conter informacoes privilegiadas e/ou de carater confidencial, nao podendo ser retransmitida sem autorizacao do remetente. Se voce nao e o destinatario ou pessoa autorizada a recebe-la, informamos que o seu uso, divulgacao, copia ou arquivamento sao proibidos. Portanto, se você recebeu esta mensagem por engano, por favor, nos informe respondendo imediatamente a este e-mail e em seguida apague-a.

Nenhum comentário: