sexta-feira, 23 de novembro de 2012

BRINCANTES DE BRASÍLIA NA Feira Brasil Rural Contemporâneo


Mambembrincante anima o Espaço Brincante na feira Brasil Rural Contemporâneo, no Rio de Janeiro
 

Nada de jogos eletrônicos. Entre os dias 21 e 25 de Novembro, computador e videogame não terão vez na Feira mais completa da agricultura familiar e reforma agrária da América Latina, a 8ª Edição da Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo 2012.

 

Pais e filhos terão cinco dias na Marina da Glória, capital do Rio, para resgatar brincadeiras que fizeram parte de um passado que, hoje, parece distante diante da avançada tecnologia ao alcance das crianças. E nada como a musicalidade do grupo Mambembrincante, do Distrito Federal, para animar este espaço de felicidade na Feira, com o resgate das cirandas, canções populares e a presença dos bonecos gigantes que animam o show como o Jaraguá, o Boizinho e a Boneca Fulô.

 

O Espaço Brincante será um lugar de encontro de gerações. Amarelinha, tapete de quebra-cabeça, balanços de madeira e obstáculos com pneus farão parte do espaço composto por duas casas cercadas de madeira, como no interior do Brasil. Uma delas é a Casa da Leitura, onde meninos e meninas de todas as idades terão a chance de conhecer diversos autores da literatura brasileira. No Espaço Brincante, as crianças devem estar sempre acompanhadas dos pais.

 

Do lado de fora, a grama artificial e o parque também servem de opção para a diversão das crianças. Tudo embalado aos sons e ritmos brasileiros do grupo brasiliense Mambembrincante, que apresenta durante o evento, um espetáculo musical que remete à cultura e folclore do País.

 

Grupo Mambembrincante

Formado em 2000, com Chico Nogueira (vocal e viola), Léo Terra (viola e violão), Anahi Nogueira (vocais/ backing), Érika Cortêz (vocais/ backing) e Marcos Ramalho (arranjo e percussão), o Mambembrincante pratica um estilo de canto e apresentação performático, permeado por bonecos gigantes, muita dança e festa. Tendo realizado shows por vários estados brasileiros, além de turnê pela Europa em dez países, o grupo resgata a beleza da ancestralidade musical brasileira nas danças circulares, cantigas de roda, cirandas, sertanejo e moda de viola reunindo vozes e arranjos bem brasileiros.

 

Um show marcado pela animação, como definem os músicos do grupo, "que ninguém consegue ficar parado". Assim é o espetáculo, cheio de clássicos populares e canções da raiz brasileira que botam o público para dançar. Renomado pelo trabalho de resgate cultural, o Mambembrincante prepara o quarto CD do grupo com canções de várias Caravanas realizadas pelos interiores do Brasil, obra que leva este mesmo nome e será lançado em 2013. Tendo participado de grandes feiras populares como as de Mariana (SP) e Ouro Preto (MG), além de interpretar o Hino Nacional acompanhados por Lia de Itamaracá em forma de ciranda na posse da presidente Dilma Roussef, o grupo traz ao Rio algo há muito perdido pela excessiva urbanidade e modernidade dos tempos atuais.

 

Serviço: Shows Mambembrincante – 23/11 às 20h00 e 25/11 às 19h00
Espaço Brincante – Feira Brasil Rural Contemporâneo – Marina da Glória
Assessoria de Imprensa: Vinicius Borba –(61) 8551 1075/ (61) 81698150

Vinícius Borba
Jornalismo, produção cultural e assessoria de comunicação
(61)8551 1075/ 33390782 -
viniciusborba.cultura@gmail.com
viniciusborbablog.blogspot.com



Nenhum comentário: