segunda-feira, 15 de abril de 2013

Fwd: inicio de uma grande história



UMA RUA PORTUGUESA, COM CERTEZA

Por Luis Turiba

É uma ladeira centenária com chão de paralelepípedo e curvas sinuosas. Começa na Rua do Catete e termina no Outeiro da Glória, onde está um dos mais belos patrimônios arquitetônicos que os portugueses deixaram para a civilização brasileira: a igreja Nossa Senhora da Glória, construída provavelmente em 1714, é considerada uma jóia da arquitetura setecentista. Construída no centro do adro, a igreja é formada por dois octógonos irregulares, alongados e interligados.

Mas vamos voltar à subida da Rua Barão de Guaratiba, um pedaço do Portugal colonizador que sobrevive às modernidades do Rio da Copa, do Papa Francisco e das Olimpíadas de 2016.

A maioria das casas da pacata "Barão" é da primeira metade do século passado. São casarões, cuja arquitetura colonial barroca soube como poucas equilibrar andares em espaços não lineares.

Grande parte desses casarões carregam significativas tradições lusitanas tais como: portais azulejados, gradis rococós com a data da construção – muitos do século XIX -; muros altos, alguns em pedras, cobertos por heras e verdejantes avencas quase fluorescentes. A força da cor azul em portas e janelas com pequenas varandas é marcante, assim como alguns muros trazem a lembrança dos pagodes chineses, herança portuguesa em Macau.

Os quintais são generosos e quase sempre dão vista para um longínquo Corcovado ou um próximo Pão de Açúcar. São também magníficas algumas espécies que nascem nas calçadas, transformando-as em jardins abertos, públicos e embelezadores.

 


Nenhum comentário: