quarta-feira, 10 de abril de 2013

Fwd:

EDVALDO SANTANA VEM A BRASÍLIA HOMENAGEAR CARLINHOS PIAUÍ

Edvaldo Santana no Gama-Distrito Federal, p

               

            Edvaldo Santana é um cara estranho... Músico independente, artista criativo e inovador, surfou pelas margens dos cenários midiáticos globais e quetais da música brasileira das décadas de 70/80/90. Criado entre a cultura da periferia paulistana e das raízes nordestinas, foi assimilando influências e engrossando seu caldo poético com coisas de baianos, piauienses, paulistanos, paulistas, cariocas e tantos outros brasileiros  que habitam a Paulicéia dita desvairada.

            Tom, o vivo que é o Zé, disse que Edvaldo, tinha "arrogância de bárbaro invasor"... Ademir Assunção, poeta, escreveu que Edvaldo socializa a informação, nesse caso a musical, espraiando Reggae, Jazz, Merengue, Glauco Mattoso, Haroldo de Campos, Leminsky, Melodia, Cartola, Raul, Hermeto, Arrigo Itamar e tantos quanto merecerem;

Teresa Albuquerque, jornalista, disse que o cara é craque. Só tenho a concordar com todos, sem restrição

            Ligado no cara, propus, em 2012, que ele viesse ao Gama para conhecer algo mais sobre a capital dos brasileiros; e o cidadão topou!

            Lobo Solitário que é, botou viola e poemas na sacola e aqui desembarcou numa quinta-feira, 10 de janeiro de 2013, disposto a encarar o lobo Guará, bicho arredio. E arrebentou! Fez gols de placa já na estreia! Encantou quem nunca tinha ouvido as músicas que o sujeito cria faz em comunhão com tanta gente boa da MPB e no mais recente trabalho, o disco "Jataí", assumiu ser poeta e fez um disco lindíssimo; e no Gama, naquela noite, dia 11 de janeiro de 2013, a cidade brilhou ainda mais! Todos gastamos os aplausos que o artista mereceu e merece.

            Encantado pela pessoa, tanto quanto pela obra, convidei-o para vir à cidade outra vez. Acertamos que seria no mês de abril, num dia 19, para fazermos, juntos com a cidade, um programa de Índio. O camarada topou! E rolará! Porém, um fato inesperado se fez presente: a morte de meu amigo Carlinhos Piauí!

            Entristecido e sorumbático, porém com a certeza que a vida segue seu implacável curso, decidi do limão, fazer uma limonada; da tristeza, alegria de poeta; da ausência tira-gosto. E Edvaldo, consultado, topou.

            Criamos, então, o "Sarau-Tributo" a Carlinhos Piauí, que acontecerá dia 20 de abril de 2013. Antes porém no dia 19, Edvaldo dará uma aula musical no C.G., aqui no Gama, para alunos do Ensino Médio, matriculados na EJA. O C.G. é uma escola onde tantas vezes, tantos de nós, incluso Carlinhos, muitíssimas vezes lá esteve. O C.G, foi e é palco de formação e informação para muita gente do Gama.

            Conhecido pela simpatia e pela independência artística, Piauí era um cara acolhedor. Admirador da cultura brasileira, levou o nome do Gama por muitos bailes na vida. Trouxe muita gente boa para apresentar o Gama e ao Gama. Deixou perplexo ao morrer tão cedo, muitos de nós.

            Músico diferenciado, poeta, anarquista cultura, provocador criativo, Carlinhos Piauí deixa um buraco cinzento na cultura do D.F.; Carlinhos Piauí e Edvaldo Santana são caras estranhos... Fazem arte, são gente boa e deixam herança, legado... Fui muito amigo de Piauí e admiro muito Edvaldo Santana. Além da arte, do caráter e da integridade profissional, ambos carregam nas veias a rica cultura piauiense. E eu, que já fui baiano e hoje calango sou, me divido entre a saudade de meu grande amigo Carlinhos e a presença generosa de Edvaldo Santana. Alegria e Tristeza se somam e dão forma ao nosso viver. Só me resta compartilhar o que o Gama tem de melhor, pois aqui a Ponte é Alta; a Porta Aberta; a Casa Grande e a poesia tem o tempero do Piauí!!!  Bem-vindo, Edvaldo!

(texto de Ghezo)

 

Edvaldo Santana no Gama

·        19 de abril, 21h - C.G (para a comunidade escolar).

·        20 de abril, a partir de 20h - "Sarau-Tributo a Carlinhos Piauí", no Espaço cultural Umuarama, Ponte Alta  Norte – Gama-DF, acesso pela Avenida São Francisco, fundos com o "Sol da Noite".

·        Contatos 61.92946454 – Jorge Ghezo

 

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário: