terça-feira, 9 de abril de 2013

JOEL SILVEIRA, GIL E CAETANO: FILMES E DEBATES

Dois documentários dirigidos pelo jornalista Geneton Moraes Neto e produzidos por Jorge Mansur, seguidos de debates, vão movimentar o auditório do Sindicato dos Jornalistas em abril.

O primeiro, no dia 9, com exibição a partir das 19h, seráGarrafas ao Mar: a Víbora Manda Lembranças, sobre a vida do repórter Joel Silveira, amigo de Geneton por 20 anos (foto). A vida de Joel é relembrada através de entrevistas em áudio e vídeo gravadas pelo próprio Geneton, com narração do cantor Fagner. Eles interpretam uma seleção de textos de Joel, que trabalhou como correspondente na Segunda Guerra Mundial para os Diários Associados.

"Quando finalmente dei por encerrado o documentário Garrafas ao Mar : a Víbora Manda Lembranças, respirei aliviado porque cumpri parte da tarefa que impus a mim mesmo: a de dividir com os outros – especialmente com estudantes e jornalistas – o que vi e ouvi de Joel Silveira", conta Geneton, que vai debater o filme no auditório do Sindicato após a exibição.

"Digo que tirei a sorte grande no Jornalismo:  tive a chance de conviver durante vinte anos com um repórter que fez história. Textos como os que Joel produziu sobre a Segunda Guerra, ou sobre um encontro fugidio com o então presidente Getúlio Vargas ou, ainda, sobre  um menino morto durante um protesto de rua em Bogotá merecem o título de clássicos do jornalismo brasileiro", completa o diretor.

Quem quiser aproveitar a ocasião da exibição do documentário, pode conhecer a Sala Joel Silveira, no Centro de Cultura e Memória do Jornalismo, no sétimo andar do prédio do Sindicato. O local guarda a importante biblioteca que pertenceu ao repórter, falecido em agosto de 2007, e também objetos diversos como fotografias, condecorações e caricaturas.

O segundo documentário, que será exibido no dia 16 de abril, também a partir das 19h, tem como tema o exílio vivido em Londres por Gilberto Gil e Caetano Veloso durante a ditadura militar. Narrado pelo ator Paulo Cesar Peréio, Canções do Exílio – A Labareda que Lambeu Tudo tem participação dos compositores Jorge Mautner e Jards Macalé, que por caminhos diferentes foram visitar os amigos em Londres.

Os debates que serão realizados após a exibição dos documentários vão contar com a presença do diretor Geneton Moraes e do jornalista Arthur Dapieve, no dia 9, e de Geneton e Cid Benjamin, no dia 16. A entrada é franca, sem necessidade de inscrição.

DOCUMENTÁRIOS E DEBATES

Dia 9 de abril, a partir das 19 horas:
Exibição de Garrafas ao Mar: a Víbora Manda Lembranças
Em seguida, debate com Geneton Moraes Neto e Arthur Dapieve

Dia 16 de abril, a partir das 19 horas:
Exibição de Canções do Exílio – A Labareda que Lambeu Tudo
Em seguida, debate com Geneton Moraes Neto e Cid Benjamin

Local: auditório do Sindicato dos Jornalistas (Evaristo da Veiga 16/17º andar. Cinelândia)

Nenhum comentário: