sábado, 7 de novembro de 2009

FIB 2009: Dobradinha Brasil-França de Graça na UnB

ANO DA FRANÇA NO BRASIL CHEGA AO FIM COM MUITA MÚSICA EM BRASÍLIA. SAIBAM TUDO A RESPEITO

FIB 2009

FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DE BRASÍLIA

 

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – DE 10 A 20 DE NOVEMBRO DE 2009

 

Arnaldo Antunes, Luiz Melodia, Móveis Coloniais de Acaju dividem o palco com grandes nomes da música francesa, em shows gratuitos, na parceria do FIB com o projeto Station Brésil

 

 

*oficina gratuita de beat box com o músico francês spleen

* nomes como Edgard Scandurra e Ana Cañas e jovens talentos da cena musical francesa 

*shows no Centro Comunitário da UnB, com entrada franca, encerram o Ano da França no Brasil

 

Um dos eventos mais aguardados do calendário cultural-educativo do Distrito Federal realiza sua quarta edição, de 09 a 20 de novembro, em diversos espaços da Universidade de Brasília.

 

O FIB – FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA, dirigido pela musicista e professora Beatriz Salles, reafirma sua proposta de aliar qualidade artística e formação cultural, através de uma série de shows e oficinas gratuitas. Este ano, o FIB promete marcar a história da cidade: aliado ao projeto Station Brésil (que será realizado em várias cidades brasileiras), o festival vai oferecer shows com alguns dos nomes mais representativos da cena musical brasileira. Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra, Luiz Melodia, Ana Cañas e as bandas Isca de Polícia e Móveis Coloniais de Acaju dividem o palco com premiados artistas franceses, considerados nomes de ponta da música francesa contemporânea, como Bertignac, Spleen e Jeanne Cherhal. O melhor disso tudo: serão shows gratuitos.

 

As apresentações acontecerão, todas, em dois dias de programação – 10 e 11 próximos –, a partir das 19h, no Centro Comunitário da Universidade de Brasília. A maratona musical começa com o jovem e já consagrado músico francês Spleen, que costuma fazer um som misturando blues e hip hop. Junto com Spleen, a banda Isca de Polícia, cria do grande Itamar Assumpção. Depois, será a vez de Bertignac, o padrinho da música francesa contemporânea (e, como curiosidade, ex-namorado de Carla Bruni, a primeira-dama francesa), dividir o palco com Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra. E a primeira noite termina ao som da bela voz de Jeanne Cherhal, prêmio revelação na França, e nosso grande Luiz Melodia.

 

O dia 11 de novembro vai acolher encontros surpreendentes. De um lado a camaronense Sandra Nkaké, uma musa do soul e do rhtyhm n' blues. De outro, a brasileira Ana Cañas, em fase de namoro com o rock'n'roll. Esta união promete. E fechando o projeto Station Brésil em Brasília, um show com o pop de Thierry Stremler aliado ao rock e ska da brasiliense Móveis Coloniais de Acaju.

 

Station Brésil – onde os ritmos se encontram é uma iniciativa criada para promover parcerias inéditas entre artistas brasileiros e franceses, em shows realizados em João Pessoa, Recife, Brasília e São Paulo, no período de 31 de outubro a 15 de novembro. Os shows do dia 10 e 11 encerram a programação do Ano da França no Brasil na Capital Federal. A idéia é celebrar o encerramento das atividades do Ano da França no Brasil, contando com representantes artísticos dos dois países.

 

Em seu perfil educativo, o FIB 2009 vai dividir as ações entre alunos e professores. Nas Oficinas de inclusão Digital para alunos da Educação Integral, os integrantes irão aprender até a filmar e editar trabalhos inspirados no lema Por uma cultura de paz. Estes alunos serão convidados a participar de uma entrevista coletiva com alguns dos artistas que se apresentarão no projeto Station Brésil. Já a oficina de Musicoterapia quer cuidar do cuidador, do professor e do crecheiro que está em contato diário com as crianças. Haverá até uma oficina de bitbox dedicada a quem aprecia o hip hop. Todas as oficinas são gratuitas.

 

Esta quarta edição do FIB também programou, para o dia 14, um seminário para definir o GRUPO DE ARTICULAÇÃO e as ações para a apresentação da proposta de projeto de Lei que cria o SISTEMA DISTRITAL DE CULTURA. O evento é direcionado aos 150 delegados eleitos nas inter-regionais, para participar da Conferência Distrital. E encerrando o festival, uma oficina que promete ajudar muita gente que deseja inscrever projetos no FAC – Fundo de Apoio à Cultura. No dia 15, será realizada oficina de capacitação, voltada a agentes culturais, produtores e artistas de todas as áreas.

 

PROGRAMAÇÃO STATION BRÉSIL

 

Local: Centro Comunitário da UnB (Universidade de Brasília, Campus Darcy Ribeiro, L4 Norte)

 

 

Dia 09 de novembro - OFICINA GRATUITA DE BEAT BOX com o Músico SPLEEN

Público alvo: integrantes do Movimento HIP HOP do DF.

Horário e local: UnB -  09:00 / 12:00 - Sala de Atividades do GPC (Unb -Multiuso I - bloco A - sala 15/3)

 

Dia 10/11, às 19h

Spleen + Banda Isca de Polícia

Bertignac + Arnaldo Antunes e Edgard Escandurra

Jeanne Cherhal + Luiz Melodia

 

Dia 11/11, às 19h

Sandra Nkaké + Ana Cañas

Thierry Stremler + Móveis Coloniais de Acaju

 

 

ARTISTAS CONVIDADOS

DA FRANÇA

 

BERTIGNAC

Considerado o padrinho da nova cena musical francesa, Louis Bertignac produziu e fez os arranjos do bem-sucedido álbum "Quelqu'un m'a dit" - de sua ex-namorada e hoje primeira-dama da França, Carla Bruni, que vendeu mais de 2 milhões de cópias . O ex-guitarrista da banda de rock Téléphone lançou em 2005 o segundo disco em carreira solo:

"Longtemps". Nele, Bertignac não perde de vista suas raízes roqueiras (de ídolos como Led Zepellin, Rolling Stones e Jimmi Hendrix), mas passa também pelo folk, pela balada e pelo blues.

http://www.bertignac.com/

 

JEANNE CHERHAL

Premiada em 2005 como artista revelação no Victoires de la Musique (um dos principais concursos de música na França), Jeanne é uma das cantoras com melhor performance de palco da sua geração. Ela já vendeu 100 mil discos nos dez anos de uma carreira que construiu ouvindo de Björk e Tori Amos a Sonic Youth. Nos shows, destacam-se as atuações de Jeanne ao piano, tocando baixo, e seu vocal evidentemente pop. Muitas de suas letras detalham as minúcias da vida cotidiana com sensibilidade e inteligência.

http://www.myspace.com/jeannecherhal

 

SANDRA NKAKÉ

Nascida na República dos Camarões, a cantora de 35 anos tem uma voz potente, assim como seu corpo e temperamento. Sua musicalidade vem do folk, soul, jazz, hip-hop, flamenco, de Jeff Buckley a Miles Davis e também Nina Simone, Joni Mitchell, Aretha Franklin, Björk e Bonnie Raitt. Em seu primeiro álbum, "Mansaadi", Sandra Nkaké canta em inglês e francês, como na regravação da música "La Mauvaise Réputation", do francês Georges Brassens. Em Sandra, nada é como parece ser: apesar de ser catalogada como cantora de soul e rhtyhm n' blues, ela é plenamente capaz de apresentar timbres dignos das maiores cantoras de ópera.

http://www.sandrankake.com/

 

SPLEEN

O mais novo dos artistas franceses no festival, Spleen navega entre o blues e o hip hop, cantando em inglês ou francês. No seu segundo álbum, "Comme un enfant", de 2008, o artista compõe como uma criança, escrevendo letras com palavras simples e sentimentos profundos. Spleen fala sobre seus relacionamentos amorosos e sua paixão pela música,

adaptando sua voz de acordo com os temas, combinando tons agudos e suaves. Suas melodias são relaxantes e, ao mesmo tempo, empolgantes.

http://spleenspace.artistes.universalmusic.fr/

 

THIERRY STREMLER

Já descrito como um dândi lúdico de elegância desajeitada, Thierry Stremler é eclético e compõe baladas sentimentais, músicas de protesto e canções yé yé (estilo dos anos 1960), sempre pop, com lindas melodias. Suas principais influências são: Beatles, Police, Nirvana, Lou Reed,Charles Aznavour, Chet Baker, entre outros. A veia artística do cantor o levou a fazer teatro e a compôr músicas para intérpretes diferentes, como Françoise Hardy. "Je suis Votre Homme" é o nome de seu terceiro disco solo, de 2007.

http://www.myspace.com/thierrystremler

 

 

DO BRASIL

 

ANA CAÑAS

Depois de dois anos desde a estreia de seu primeiro disco, Ana desafia a mesmice em "Hein?": 12 faixas em que a ela se inspira no rock para cantar e compôr (muitas das músicas do novo trabalho foram feitas em parceria com Arnaldo Antunes e com o produtor Liminha). De alma Black e coração blue, a jovem cantora que apareceu cantando standards do jazz na noite paulista foi recebida de braços abertos por artistas da música popular. Munida de um violão, Ana Cañas agora mostra sua versatilidade compondo rocks de letras vertiginosas.

http://www.anacanas.com/

 

ARNALDO ANTUNES E EDGARDD SCANDURRA

Ao longo de 10 anos, a parceria originou este show conjunto, onde há canções como "Música para Ouvir", do álbum "Um Som" (1998), de Arnaldo Antunes, e "O Buraco do Espelho", trilha sonora do filme Bicho de Sete Cabeças (2001), de Laís Bodanzky. Além disso, eles mostram seus trabalhos individuais: Antunes está em turnê com "Iê Iê Iê", que mostra a interpretação do cantor para o rock dos anos 60 dos Beatles e da Jovem Guarda, com incursões pelo samba e pelo forró, devidamente eletrizados pela guitarra de Scandurra. Este, por sua vez, vem arriscando mudanças do rock para a música eletrônica desde o CD "Amor Incondicional".

http://www.arnaldoantunes.com.br/ e http://Edgarddscandurra.uol.com.br/

 

BANDA ISCA DE POLÍCIA

Formada por Suzana Salles, Vange Milliet, Paulo Lepetit, Bocato, Marco Costa e Luiz Chagas, a banda foi a primeira a acompanhar o compositor, cantor, instrumentista, arranjador e produtor musical Itamar Assumpção em shows e na gravação de seus discos. Até o final de 2009, eles têm programada a participação em shows em comemoração aos 30 anos do Teatro Lira Paulistana e em um projeto na Funarte sobre a Vanguarda Paulista, entre outros. A banda Isca de Polícia gravará em 2010 um disco com composições inéditas de Itamar Assumpção, a ser lançado dentro do projeto "Caixa preta", pelos selo SESC, e, em seguida, seguirá em turnê de divulgação do novo trabalho. No Festival Station Brésil, a banda apresentará músicas que são muito conhecidas do fiel público de Itamar Assumpção e da Banda Isca de Polícia, como: "Beijo na Boca", "Embalos", "Fico Louco", "Nego Dito" e "Dor Elegante".

 

LUIZ MELODIA

Em seu novo CD, "Estação Melodia", o carioca Luiz Melodia mostra seu primeiro trabalho essencialmente como intéprete. Ele busca, sem firulas ou intervenções modernosas, potencializar os sentidos da palavra cantada, debruçando-se sobre o samba das décadas de 30, 40 e 50. A assinatura que o cantor imprime à canções é tão particular que perpassa

a nítida impressão de co-autoria.

http://www.luizmelodia.com.br/

 

MÓVEIS COLONIAIS DE ACAJU

Considerada por muitos a mais importante banda independente do Brasil, Móveis Coloniais de Acaju fez, em 2008, uma turnê de seis shows pela Europa. Os novos ares ajudaram os brasilienses, que misturam rock e ska, com influências musicais do leste europeu e de música popular brasileira, a fechar o repertório do segundo disco, "C_mpl_te". As 12 faixas do álbum destacam a união, o trabalho em grupo e a consolidação da identidade sonora da banda.

http://www.moveiscoloniaisdeacaju.com.br/

 

 

PROGRAMAÇÃO EDUCATIVA

 

O FIB realizará diversas oficinas, todas gratuitas, ao longo de dez dias de programação. São atividades dedicadas tanto a professores quanto alunos e também à comunidade em geral. Informações completas no site http://vivacultura.ning.com.

 

De 16 a 20 de Novembro – Oficinas de Educomunicação - Inclusão Digital na Educação Integral – repensando tempo, espaço e ambiente saudável para o aprendizado e pela não violência.

Para alunos da Educação Integral de escolas da rede pública do DF, crianças das escolas de ensino fundamental do DF indicadas pela Secretaria de Estado Extraordinária de Educação Integral.

Programa: como utilizar as redes sociais, postar fotos e escrever textos sobre as temáticas sugeridas pelos alunos a partir da idéia da construção de um ambiente de PAZ. Eles irão  Filmar, fotografar e escrever um texto a ser postado na rede Agenda Pública Mirim: Construindo uma Cultura de Paz. Não será necessário fazer inscrição.

A Rede Social será construída com os alunos e alimentada com os textos, imagens e temáticas produzidas durante as oficinas.

A proposta é integrar todas as escolas que receberão as oficinas de inclusão digital na Rede Social Agenda Pública Mirim, cujo foco é experimentar novas formas de aprender e apreender a relação cidade-casa-escola, os novos tempos e espaços de aprendizado dentro da perspectiva de construção de arranjos educativos que motivem os alunos de hoje, auxiliando-os na criação de novas estratégias de ação, mobilização e capacitação que possibilitem a construção de um ambiente de PAZ nas escolas. Local: Escolas indicadas pela Secretaria de Educação integral.

 

 

De 09 a 13 de novembro – Oficina de Musicoterapia cuidando do cuidador

Para educadores, crecheiras e demais profissionais que lidam diretamente com as crianças

Programa: auxiliar o educador a lidar com o estresse da profissão, minimizar seu sofrimento e qualificá-lo para o exercício da atividade. Com a musicoterapeuta Mônica Deiss Zimple, pós-graduada em musicoterapia pelo CBM – Conservatório Brasileiro de Música - RJ

Datas e locais:

09/11 – Paranoá 8h30 - 12h00

10/11 – São Sebastião – 8h30 – 12h00

11/11 – Santa Maria - 8h30 – 12h00

12/11 – Ceilândia – 8h30 – 12h00

13/11 – Samambaia – 8h30 – 12h00 

 

Dias 14 e 15: Agenda Pública: Viva cultura da Capital: Construindo um sistema distrital de cultura

 

Dia 14/11: Seminário Grupo de Articulação

Horário: 14h00 as 19h00

Tema: definir o GRUPO DE ARTICULAÇÃO e as ações para a apresentação da proposta de projeto de Lei que cria o SISTEMA DISTRITAL DE CULTURA.

Público-alvo: 150 delegados eleitos nas inter-regionais

Local: Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares

Grupo de Produção Cultural IdA/LAEM

Endereço: Multiuso I Bloco A sala A1/15

 

 

Dia 15/11 - Oficinas de capacitação CEAC

Horário: 15h00 às 18h00

Tema: informações detalhadas sobre captação de recursos junto ao FAC/SEC-DF

Local: Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares

Grupo de Produção Cultural IdA/LAEM

Endereço: Multiuso I Bloco A sala A1/15

Público-alvo: Agentes culturais, artistas e produtores

Inscrições: pela agenda pública - http://vivacultura.ning.com

 

 

 

 
Alexandra Capone, Coordenadora de Produção

55 61 3039-3312
55 61 7814-0063
ID 8*57408
alexandra.capone@yahoo.com.br
 



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes



--
Alexandra Capone
Festival Porão do Rock
55 61 3039-3312
55 61 7814-0063
ID 8*57408
alexandra.capone@gmail.com
www.poraodorock.com.br

Nenhum comentário: