sábado, 7 de novembro de 2009

LANÇADA CAMPANHA PELO CLIMA NO PLANETA

Campanha 1 Minuto pelo Clima quer saber o que o brasileiro espera do governo em Copenhague
 
(Com vídeos de até um minuto feitos em câmeras, webcams ou celulares, qualquer pessoa pode postar seu recado no site www.minutopeloclima.org.br.
 
Veja como postar: http://migre.me/aKoc  Uma amostra dos vídeos será enviada ao presidente Lula)
 
São Paulo – Cidadãos de todo o país se unem a partir de hoje até o dia 7 de dezembro em uma campanha na internet para pedir ao governo brasileiro que assuma compromissos concretos e um papel de liderança nas negociações do novo acordo climático global, que deve estipular metas e ações a serem assumidas por países de todo o mundo no combate e adaptação às alterações climáticas. O futuro acordo deverá ser definido em Copenhague durante a 15ª Conferência do Clima da ONU (COP15), do dia 7 a 18 de dezembro.
Para participar e influir na posição brasileira, basta produzir um vídeo de até 1 minuto, com filmadora, celular, ou webcam e inserir no YouTube com a tag minutopeloclima como palavra-chave.  (Veja abaixo o passo a passo). Os depoimentos serão reunidos no site www.minutopeloclima.org.br criado especialmente para abrigar a campanha. A ideia central é a de que uma pequena ação pode colaborar para melhorar o clima do planeta.
Uma amostra dos depoimentos será enviada ao presidente Lula antes da viagem para Copenhague para que ele saiba o que os brasileiros esperam de seu governo em relação às mudanças climáticas. A iniciativa do Observatório do Clima (OC) – uma rede brasileira de organizações não governamentais e institutos de pesquisa que trabalham com o tema das mudanças climáticas no Brasil – tem o apoio do Canal Futura.
Liderança
De acordo com André Ferretti, coordenador do Observatório do Clima, "o Brasil tem um papel fundamental para mudar o rumo da história em Copenhague". Além de ser o quarto maior poluidor do mundo devido à degradação de suas florestas, o peso do país na decisão por um acordo global sobre o clima é grande, pois o Brasil tem cada vez mais espaço no cenário internacional como uma das dez maiores economias do mundo e uma atuação política cada vez mais em evidência.
Para o Observatório, Lula deve usar seu prestígio e trabalhar para influenciar outros líderes mundiais por um acordo climático efetivo. "Mas, para isso, o presidente precisa saber o que nós, a população brasileira, temos de expectativa em relação ao maior encontro multilateral dos últimos anos". Segundo Ferretti, sem enorme pressão da sociedade, é grande o risco de haver um fracasso em Copenhague. A resistência do governo em adotar metas  para o Brasil são um sinal preocupante disso.
Veja como postar seu vídeo
Participar da campanha 1 Minuto pelo Clima é muito fácil. Basta gravar um vídeo de até 1 minuto utilizando sua câmera, webcam ou até mesmo o celular e publicar.
 
Passo a passo
Acesse ou abra uma conta no You Tube e clique no botão "enviar", ao lado do botão de pesquisa. Agora, clique "Enviar vídeo" e selecione o conteúdo que você quer publicar. Preencha os campos "título", "descrição" e "palavras-chave". Não se esqueça de utilizar a tag minutopeloclima como palavra-chave. Só assim o seu vídeo poderá entrar no site. Selecione agora a categoria e o modo de privacidade. Depois que o vídeo tiver sido carregado, salve as alterações e pronto. Este link ensina como postar o vídeo: http://migre.me/aKoc 
 
Vinheta para as TVs, sites e blogs
 
A campanha 1 Minuto pelo Clima oferece gratuitamente para as emissoras de TV cópias em formato digital uma vinheta especialmente criada pela produtora de cinema e vídeo Pindorama Filmes. Blogs e sites podem fazer o download da vinheta no link abaixo. A vinheta – disponível no http://www.youtube.com/watch?v=7Aky2aJ3mUs – traz informações sobre mudanças climáticas e pergunta aos brasileiros: "E você, o que tem a dizer sobre o clima?"
 
.......................................................................................................................................
Mais informações e entrevistas: Jaime Gesisky – 62 8116 1200 – skype: gesisky
Contato para entrevista:  Ricardo Barretto  - Observatório do Clima - 11 9225 2385/32840754
 
 
 

Nenhum comentário: