quarta-feira, 5 de maio de 2010

BEIRUTE, O BAR INVENTAMOS E AMAMOS

 

Um livro de 405 páginas conta história do bar mais importante da capital

 

 

Imagine só toda uma enciclopédia dedicada à história de um único bar!

Pois é mais ou menos isso o livro 'BEIRUTE, BAR QUE INVENTAMOS", organizado por Fernando Fonseca, com mais de 100 colaboradores entre jornalistas, poetas, fotográficos, desenhistas, professores e frequentadores.

 

O lançamento do livro foi um acontecimento antológico que reuniu mais de mil pessoas no foyer do Cine Brasília. Lá, até um sósia do presidente JK compareceu devidamente trajado de presidente Bossa-Nova e teve o prazer de saborear a cerveja Beira, lançada na mesma noite, servida pelo Francisco, proprietário do bar.

 

Textos, poemas, fotos, entrevistas, teses, montagens. São 404 páginas de um trabalho editorial memorável que já dura há mais de 10 anos. Ou como prefere definir o autor: "o livro é uma expressão coletiva daqueles que gostam do Beirute."

 

Para organizar o livro, Fonseca se dedicou por nove meses seguidos ao longo de 2009 a recolher textos, montar arquivos fotográficos de personagens e ambientes junto com o fotógrafo Luiz Clementino.

 

O livro é um retrato quase fiel do bar, pois Fernando seguiu um projeto gráfico diversificado e multicultural. Não é para menos, quando não está no bar, ele trabalha no seu apartamento, onde montou uma mesa idêntica as do Beirute para se sentir bem à vontade.   


Nenhum comentário: