segunda-feira, 10 de maio de 2010

LUCIO COSTA, O ARQUITETO


LUCIO COSTA – arquiteto

 

Uma grande exposição dedicada ao criador de Brasília celebra os 50 anos da Capital Federal. Lucio Costa – arquiteto, que será exibida de 13 de maio a 3 de agosto no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, traz um panorama completo da obra do arquiteto brasileiro que ficou conhecido no mundo com o projeto do Plano Piloto.

 

Com curadoria e projeto da Casa de Lucio Costa e produção da DOISUM Produções, patrocínio do BNDES e Brasiliatur, com o apoio do Minc e do Iphan e Secretaria de Cultura do Distrito Federal, a exposição não vai se limitar apenas ao brilhante traço de Lúcio Costa que deu origem a Brasília.


A idéia é mostrar toda a trajetória profissional do arquiteto, ainda pouco conhecida pelos brasileiros, que, de fato, o habilitou a dar conta de "inventar" – absolutamente sozinho –, a capital brasileira que completa meio século em 2010.

 

A exposição apresenta os projetos de Lucio Costa em ampliações, fotos e, sobretudo, maquetes,inclusive os que originaram Brasília. O público poderá fazer um passeio por toda a sua carreira, incluindo sua presença em momentos decisivos, no âmbito do seu ofício, a exemplo da reforma do ensino em 1930 com o prédio do Ministério da Educação e Saúde (hoje Palácio Capanema), no Rio de Janeiro, e do Pavilhão do Brasil na Feira Mundial de Nova York. Esses trabalhos revelaram ao mundo a arquitetura moderna brasileira.


Estará presente na mostra sua atuação em outras áreas, como o Patrimônio Histórico, além de aspectos do seu pensamento abrangente, seja sobre arte, ciência ou tecnologia ou política.

Lucio Costa foi, também, um grande humanista e pensador brasileiro, atuante ao longo de todo o século XX. Sempre teve total confiança no Brasil, "um pais precursor, acho que vai ser, dará o seu recado no tempo certo" porque "O Brasil não tem vocação para a mediocridade".

Lucio Costa – arquiteto utilizará recursos audiovisuais e de multimídia, que oferecerão ao visitante a possibilidade de ver e ouvir comentários do próprio Lucio Costa sobre todo o acervo ali exposto. No mezanino do museu, reservado exclusivamente a Brasília, o público entrará em contato com o contexto em que Brasília nasceu por meio dos originais do Plano Piloto apresentado no concurso e dos estudos que o precederam.

 

Outro ambiente da exposição mostrará o marcante e inusitado projeto de Lucio Costa para o Pavilhão da Trienal de Milão, em 1964, chamado Riposatevi (Repousem), que será reproduzido em escala 1/1 com quatorze redes de dormir, nas quais os visitantes poderão relaxar.

 

A exposição contará, ainda, com programa educativo, um seminário internacional e fará parte da programação do encontro do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco a se realizar em Brasília, no final de julho. Será também lançada, pela PubliFolha, a 3ª edição do livro "Lucio Costa – Registro de uma Vivência".

 

Progrme-se: Exposição Lucio Costa – ArquitetoData: De 13 de maio a 03 de agosto.
Local: Museu Nacional do Conjunto Cultural da República Setor Cultural Sul, Lote 02, Esplanada dos Ministérios - Brasília – DF. Tel.: (61) 3325-5220 / 6234. Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 18h30. Entrada franca.



--
Secretaria de Cultura do Distrito Federal
Anexo do Teatro Nacional Claudio Santoro: (61) 3325-3144 e 3325-6218
Centro Administrativo do GDF: (61) 3355-8631 e 3355-8673

Nenhum comentário: