sábado, 7 de novembro de 2009

DEPUTADA MANUELA DESAFIA CAETANO VELOSO

Em artigo publicado no seu blog,  a deputada federal Manuela D´Avila, do Rio Grande do Sul, responde a Caetano Veloso que chamou o presidente Lula de "ignorante e grosseio". Leiam seu artigo e comentem;

SE EU CANTAR, DESAFINO
 
Manuela D Avila 
 
Evidente que eu adoro ouvir o Caetano Veloso. Gosto do passado musical dele e do presente. Certamente gostarei do futuro. Ele e bom (desculpem, estou sem acentos). Certa vez tive a chance de gravar um programa de TV com ele. O achei pode uma simpatia absoluta. O oposto do que imaginava dele. Eu o imaginava antipatico em virtude de suas declaracoes polemicas sobre os outros. Nessa ocasiao ele me disse que era evidente que tinha que falar, ele tem opiniao sobre as diversas coisas e os jornalistas, sabendo disso, ligam frequentemente para saber quais sao essas opinioes.


Pois bem. Ele chamou o Presidente Lula de analfabeto esse semana. Declarou que votara em Marina da Silva para presidente. Pensei em escrever sobre o que o levaria a votar em Marina ja que ela nao tem programa de governo, nem aliados politicos (quais serao os aliados? aqueles que sao contra a ciencia e as celulas tronco? serao do campo das mudancas ou da oposicao?). Mas nao vou.


Quero falar sobre o peao de fabrica que estudou apenas ate a 4a serie e que governa o Brasil. O cara que conquistou a auto-sufiencia em petroleo sem nunca ter estudado aquelas formulas chatas de quimica. O cara que superou a crise economica sem ter estudado logaritimo (nunca entendi para que estudamos isso na matematica...). O cara que conseguiu a vaga provisoria no Conselho de Seguranca na ONU, sem nunca ter estudado o verbo "to be" ou qualquer outra lingua. Quero falar do cara que, por ter estudado pouco sabe a forca da educacao formal e e o Presidente que mais construiu universidades e escolas tecnicas na historia do Brasil. Ou seja, Lula nunca fez apologia ao seu nao estudo formal. Mas lutou para que o povo o tivesse. Nosso "sociologo" fechava vagas nos cursos nao importantes para o mercado como... Sociologia...
 
Quero falar sobre esse preconceito de uma certa elite que acha que aquilo que o povo aprende na sua caminhada nao presta. Poxa! Logo o Caetano que e de um estado com centenas de analfabetos que seduziram o mundo com sua cultura, com sua arte.


Nao posso, nao devo e nao quero mandar o Caetano ficar quieto ou calar a boca. Primeiro porque nao sou deselegante como aqueles que falam grosserias para os outros. Depois, porque quero que ele me seduza para sempre com a sua voz doce e suas letras inteligentes. Mas... Se eu cantar, desafino. Se o Lula cantar, desafina. Solte a voz Caetano... para cantar! E isso que fazes - maravilhosamente - bem
 
Manuela D Avila
www.eaibeleza.com.br (ver blog)
www.bolademeiaboladegude.blogspot.com
 

Um comentário:

Anônimo disse...

Vai o primeiro, com muita inteligência:
DORA KRAMER

Origem e destinos

Do que fala Caetano Veloso – que, aliás, será apontado como preconceituoso por isso – quando diz que Marina Silva não é “analfabeta” como o Lula? Fala sobre o esforço da senadora em se aprimorar e aproveitar as oportunidades dadas pela vida. Fala da recusa da senadora em fazer da adversidade de origem um proveitoso destino.

Fala de uma mulher nascida nos seringais da Amazônia, alfabetizada aos 14 anos de idade e que tem hoje na expressão do idioma de seu país um de seus melhores atributos. Marina não precisa da grosseria para se identificar com seu povo. Ao contrário: oferece-se a ele como prova de que o aperfeiçoamento – de palavras, pensamentos e comportamentos – vale a pena.

Marina não nivela o Brasil por baixo, mostra o valor do esforço e não celebra a indulgência.