domingo, 25 de abril de 2010

GILBERTO GIL, IN LUMINOSO CONCERTO

 
GIL EMOCIONA EM SHOW ACÚSTICO E HISTÓRICO

Por Luis Turiba

Foi simples e ao mesmo tempo o máximo. Gilberto Gil fez na noite do último sábado (24/04) um apresentação esplendorosa do concerto acústico "Bandadois " no Centro de Convenções em Brasília. Aplaudido de pé por mais de duas mil pessoas, Gil voltou ao palco e terminou o bis com"Louvação", música que se apresentou no Festival da Record de 1967, portanto há 43 anos.

Depois de servir por seis anos como ministro da Cultura ao governo Lula, onde revolucionou o conceito de gestão cultural no País, Gil retoma agora sua carreira artística com uma retrospectiva das principais canções que arquitetou sua carreira musical. Dentro desse objetivo, o show é quase perfeito. Faltou ele cantar algumas canções ícones como A Paz, Aquele Abraço e Não chores mais.

Independente disso, há três coisas a dizer sobre a performance de Gil no concerto.

Primeiro: Gil está com a garganta afinadíssima e cantando limpidamente à maneira de João Gilberto, seu mestre.

Segundo: no palco, cabelo curto e já muito grisalho, com uma trança rastafari caindo para o lado direito, Gil lembra Dorival Caymmi, seu outro mestre zen.

Terceiro: o show é o fino da bossa, com a luxuoso auxílio do cello de Jaques Morelenbaum e o bom violão de Bem Gil, seu filho. Um espetáculo classudo como o também grisalho e mestre Augusto de Campos.

Gil nos traz lembranças de tempos idos e curtidos ao cantar Esotérico, Abacateiro, Abapala Xangô, Copo D'Água, Expresso 2222, Andar com fé.

Mas o ponto de maior (a)tensão do show fica por conta da sua interpretação quase à capela, marcando somente no violão, da inspirada "Não tenho medo da morte", um tema filosófico na vida de Gilberto Gil.

Não deixem de conferir essa extraordinário momento da Madura Música Brasileira.

Nenhum comentário: